Melhores Destinos
Praga
Redação

Pontos turísticos de Praga

Monumentos suntuosos, entre eles um dos maiores castelos do mundo, edifícios que são verdadeiras obras-primas arquitetônicas e um rio que ao longo de toda a extensão é cortado por 18 pontes incríveis. Assim é Praga, uma capital que além de oferecer esse cenário de filme, ainda exala muita história, arte, literatura e música por todos os lados.

Aliás, prepare a sua câmera fotográfica ou o seu aparelho celular, pois belas imagens não vão faltar, não importa a época do ano. A torre do Relógio Astronômico, na Praça da Cidade Antiga, é uma das atrações que mais atraem flashes. Além de marcar a data e as horas, o relógio de 1410 registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão, sem contar com o miniespetáculo protagonizado de hora em hora pelo aparelho. 

Outro ponto turístico e símbolo da cidade é a Ponte Carlos, uma construção gótica sobre o Rio Vltava que liga as duas partes da cidade — Staré Mesto e Malá Strana. Comissionada pelo rei Carlos IV, em 1357, a ponte tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos em toda a sua extensão. Uma delas, a de São João Nepomuceno, tem uma placa de bronze desgastada, pois todos que passam por lá esfregam a tal figura “para dar sorte”.

Ponte-carlos-karluv-most

Malá Strana, inclusive, é um distrito que fica abaixo de uma das atrações mais famosas da cidade, o imponente Castelo de Praga; sede do poder que abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. A dica do MD é que você reserve um período do dia ou um dia inteiro para explorar esse complexo, onde ainda estão o antigo Palácio Real, a Catedral gótica de São Vito — não deixe de subir até o topo para ter uma das mais belas vistas da cidade — e até uma rua, mais conhecida como a Rua do Ouro.

Neste distrito, o visitante pode aproveitar para explorar a ilha de Kampa, às margens do rio Vltava, e quem sabe até fazer um passeio de barco. Conhecida como a Veneza de Praga, Kampa tem belas árvores, gramados ideais para piqueniques, esculturas como os "bebês" do famoso artista tcheco David Cerny, além de uma praça rodeada de cafés e restaurantes. Lembrando que muita gente escolhe hospedar-se nessa área para aproveitar essa atmosfera de tranquilidade.

Arte

Se você é um apaixonado por arte em todas as suas formas, com certeza vai se encantar por Praga. Na cidade, nasceram dois dos maiores compositores do mundo, Antonín Dvořák e Bedřich Smetana, além disso, foi na capital da República Tcheca que Mozart estreou a ópera Don Giovanni, mais precisamente no palco do belo Teatro Municipal. Além do teatro, no entanto, várias igrejas de Praga promovem concertos de música clássica, entre elas a Igreja de São Nicolau.

Aqueles que curtem literatura vão gostar de saber que um dos grandes nomes da literatura mundial, Franz Kafka, também é filho da cidade. E para saber tudo sobre a história do escritor, é só visitar o museu que fica em Malá Strana, onde encontram-se as primeiras edições de trabalhos, cartas, diários e manuscritos de Kafka, além de fotos e desenhos nunca antes revelados. Tudo isso reunido em uma exposição supermoderna, com instalações em 3D, trilha sonora especial e muito mais.

Ah, em frente ao museu, encontra-se uma das esculturas mais famosas do controverso artista tcheco, David Cerny: dois homens mecânicos, que giram e urinam ao mesmo tempo num mapa da República Tcheca. Dois outros trabalhos superconhecidos de Cerny, espalhados pela cidade, são o moderníssimo busto de Franz Kafka e o realista Homem Pendurado.

Sigmund-freud-o-homem-pendurado

Passe turístico (City Pass)

Vai ficar alguns dias em Praga e deseja conhecer vários pontos turísticos economizando tempo e dinheiro? Então os passes turísticos podem ser uma boa alternativa para você. Em Praga, há duas opções: o Prague City Pass e o Prague Card, sendo que ambos possibilitam a entrada sem custos e sem filas em pontos turísticos, descontos, além do uso de transporte público e alguns tours. Confira abaixo cada um dos benefícios:

Prague City Pass - com este cartão, o visitante tem entrada liberada em pontos turísticos como o Castelo de Praga, a Basílica de S. George, o Museu Judeu e as sinagogas de Josefov, confira aqui todos eles. Sem contar que o pacote inclui dois tours: um de ônibus pelo centro da cidade e outro de barco pelo rio Vltava. O benefício custa 1390 CZK (adultos), 990 CZK (crianças) e pode ser adquirido online.  

Prague Card - com este benefício, o visitante também tem acesso a atrações como o Castelo, a Prefeitura Antiga e a torre Petřín, sem contar com o uso ilimitado do transporte público. Segundo o site, ao utilizar o cartão, o visitante faria uma economia de 1.520 CZK ao longo de três dias. O Prague Card está disponível nas versões dois, três e quatro dias, veja aqui os preços e clique aqui para adquirir o seu antecipadamente.

Vista-da-torre-do-relogio-astronomico

Idioma

O idioma oficial do país é o tcheco, mas com um inglês básico para turismo — ou alemão — é possível se virar bem áreas turísticas de Praga. Caso você deseje passar um dia ou algumas horas explorando regiões mais afastadas do centro, é bem provável que haja a necessidade de saber alguma coisa em tcheco ou fazer o uso de gestos e mímicas. Ter em mãos um livro ou um app no celular, com algumas frases de emergência, ajuda bastante!   

A-torre-da-polvora-prasna-brana

Dinheiro

A República Tcheca tem a coroa tcheca (koruna) como moeda oficial, e não o euro. A koruna, representada pelas siglas Kč e CZK (internacionalmente), está disponível em notas de 100, 200, 500, 1000, 2000, 5000, moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 e pode ser adquirida em casas de câmbio e caixas eletrônicos espalhados pela cidade.

Alguns estabelecimentos de Praga até aceitam o euro como forma de pagamento, porém é bom não contar com isso durante a sua estada por lá, tendo sempre uma quantidade suficiente de coroas na carteira. Ah, cartões de débito e crédito de bandeiras conhecidas também são amplamente aceitos nesse destino turístico. Saiba mais sobre dinheiro e preços de Praga aqui.

Segurança

Praga é uma cidade segura para o turista, a dica, no entanto, é ficar atento a bolsas, carteiras e itens como câmeras fotográficas e aparelhos celulares ao frequentar áreas muito turísticas e/ou movimentadas. Batedores de carteiras costumam ficar de olho nos destraídos!

Onde Comer

Comida de rua é algo muito comum na capital da República Tcheca e faz parte da experiência do turista que visita a cidade. A boa notícia é que, além de experimentar essas e outras iguarias deliciosas, o visitante gasta menos do que se fosse a um restaurante convencional. Um pão do tipo francês enorme, com salsicha de páprica e mostarda ou ketchup, por exemplo, custa em torno de 70 CZK. Já o tradicional trdelník — pão doce assado no espeto, depois passado no açúcar e na canela — custa entre 70 e 80 CZK. Para saber mais sobre comidinhas locais e onde experimentá-las, clique aqui

Trdelnik-vendido-nas-ruas-de-praga

Quando Ir

Praga pode ser visitada durante o ano todo, mas o que se sabe é que um dos períodos mais agradáveis para turistar no destino é entre o final da primavera e o início do outono europeu. Aqueles que optarem pela segunda quinzena de maio, por exemplo, vão desfrutar de temperaturas bem mais amenas (média na casa dos 13°C), poucas chuvas e também vão ter a oportunidade de conhecer uma cidade mais florida.

Já os meses de julho e agosto chegam trazendo bastante calor (temperatura média de 18°C), dias ensolarados, uma série de eventos por toda a cidade; em contrapartida, os preços ficam mais altos e uma quantidade enorme de turistas invade as ruas. Uma boa alternativa para curtir um restinho de clima bom — e uma cidade um pouco mais vazia — seria o início do outono. 

Se você, no entanto, é daquele tipo de viajante que pretende gastar menos e adora um clima frio — quem sabe até neve —, pode acabar optando por passar o inverno na capital da República Tcheca. Note, porém, que para visitar a cidade de dezembro a fevereiro, você precisará de roupas como casaco, roupa de baixo (mais conhecida como segunda pele), cachecol, gorro, luvas e sapato apropriado para o frio, pois a temperatura média, em janeiro, é de -5°C. Para conferir o clima em Praga neste exato momento, clique aqui.

Quer saber mais sobre Praga? Neste guia, a gente te mostra Onde Ficar, Como Chegar e também as melhores maneiras de Sair do Aeroporto até o centro da capital.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Praga