Pontos turísticos de Praga
Monumentos suntuosos, entre eles um dos maiores castelos do mundo, edifícios que são verdadeiras obras-primas arquitetônicas e um rio que ao longo de toda a extensão é cortado por 18 pontes incríveis. Assim é Praga, uma capital que além de oferecer esse cenário de filme, ainda exala muita história, arte, literatura e música por todos os lados.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Aliás, prepare a sua câmera fotográfica ou o seu aparelho celular, pois belas imagens não vão faltar, não importa a época do ano. A torre do Relógio Astronômico, na Praça da Cidade Antiga, é uma das atrações que mais atraem flashes. Além de marcar a data e as horas, o relógio de 1410 registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão, sem contar com o miniespetáculo protagonizado de hora em hora pelo aparelho.
Outro ponto turístico e símbolo da cidade é a Ponte Carlos, uma construção gótica sobre o Rio Vltava que liga as duas partes da cidade — Staré Mesto e Malá Strana. Comissionada pelo rei Carlos IV, em 1357, a ponte tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos em toda a sua extensão. Uma delas, a de São João Nepomuceno, tem uma placa de bronze desgastada, pois todos que passam por lá esfregam a tal figura “para dar sorte”.
Malá Strana, inclusive, é um distrito que fica abaixo de uma das atrações mais famosas da cidade, o imponente Castelo de Praga; sede do poder que abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. A dica do MD é que você reserve um período do dia ou um dia inteiro para explorar esse complexo, onde ainda estão o antigo Palácio Real, a Catedral gótica de São Vito — não deixe de subir até o topo para ter uma das mais belas vistas da cidade — e até uma rua, mais conhecida como a Rua do Ouro.
Neste distrito, o visitante pode aproveitar para explorar a ilha de Kampa, às margens do rio Vltava, e quem sabe até fazer um passeio de barco. Conhecida como a Veneza de Praga, Kampa tem belas árvores, gramados ideais para piqueniques, esculturas como os "bebês" do famoso artista tcheco David Cerny, além de uma praça rodeada de cafés e restaurantes. Lembrando que muita gente escolhe hospedar-se nessa área para aproveitar essa atmosfera de tranquilidade.
Arte
Se você é um apaixonado por arte em todas as suas formas, com certeza vai se encantar por Praga. Na cidade, nasceram dois dos maiores compositores do mundo, Antonín Dvořák e Bedřich Smetana, além disso, foi na capital da República Tcheca que Mozart estreou a ópera Don Giovanni, mais precisamente no palco do belo Teatro Municipal. Além do teatro, no entanto, várias igrejas de Praga promovem concertos de música clássica, entre elas a Igreja de São Nicolau.
Aqueles que curtem literatura vão gostar de saber que um dos grandes nomes da literatura mundial, Franz Kafka, também é filho da cidade. E para saber tudo sobre a história do escritor, é só visitar o museu que fica em Malá Strana, onde encontram-se as primeiras edições de trabalhos, cartas, diários e manuscritos de Kafka, além de fotos e desenhos nunca antes revelados. Tudo isso reunido em uma exposição supermoderna, com instalações em 3D, trilha sonora especial e muito mais.
Ah, em frente ao museu, encontra-se uma das esculturas mais famosas do controverso artista tcheco, David Cerny: dois homens mecânicos, que giram e urinam ao mesmo tempo num mapa da República Tcheca. Dois outros trabalhos superconhecidos de Cerny, espalhados pela cidade, são o moderníssimo busto de Franz Kafka e o realista Homem Pendurado.
Passe turístico (City Pass)
Vai ficar alguns dias em Praga e deseja conhecer vários pontos turísticos economizando tempo e dinheiro? Então os passes turísticos podem ser uma boa alternativa para você. Em Praga, há duas opções: o Prague City Pass e o Prague Card, sendo que ambos possibilitam a entrada sem custos e sem filas em pontos turísticos, descontos, além do uso de transporte público e alguns tours. Confira abaixo cada um dos benefícios:
Prague City Pass - com este cartão, o visitante tem entrada liberada em pontos turísticos como o Castelo de Praga, a Basílica de S. George, o Museu Judeu e as sinagogas de Josefov, confira aqui todos eles. Sem contar que o pacote inclui dois tours: um de ônibus pelo centro da cidade e outro de barco pelo rio Vltava. O benefício custa 1390 CZK (adultos), 990 CZK (crianças) e pode ser adquirido online.
Prague Card - com este benefício, o visitante também tem acesso a atrações como o Castelo, a Prefeitura Antiga e a torre Petřín, sem contar com o uso ilimitado do transporte público. Segundo o site, ao utilizar o cartão, o visitante faria uma economia de 1.520 CZK ao longo de três dias. O Prague Card está disponível nas versões dois, três e quatro dias, veja aqui os preços e clique aqui para adquirir o seu antecipadamente.
Idioma
O idioma oficial do país é o tcheco, mas com um inglês básico para turismo — ou alemão — é possível se virar bem áreas turísticas de Praga. Caso você deseje passar um dia ou algumas horas explorando regiões mais afastadas do centro, é bem provável que haja a necessidade de saber alguma coisa em tcheco ou fazer o uso de gestos e mímicas. Ter em mãos um livro ou um app no celular, com algumas frases de emergência, ajuda bastante!
Dinheiro
A República Tcheca tem a coroa tcheca (koruna) como moeda oficial, e não o euro. A koruna, representada pelas siglas Kč e CZK (internacionalmente), está disponível em notas de 100, 200, 500, 1000, 2000, 5000, moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 e pode ser adquirida em casas de câmbio e caixas eletrônicos espalhados pela cidade.
Alguns estabelecimentos de Praga até aceitam o euro como forma de pagamento, porém é bom não contar com isso durante a sua estada por lá, tendo sempre uma quantidade suficiente de coroas na carteira. Ah, cartões de débito e crédito de bandeiras conhecidas também são amplamente aceitos nesse destino turístico. Saiba mais sobre dinheiro e preços de Praga aqui.
Segurança
Praga é uma cidade segura para o turista, a dica, no entanto, é ficar atento a bolsas, carteiras e itens como câmeras fotográficas e aparelhos celulares ao frequentar áreas muito turísticas e/ou movimentadas. Batedores de carteiras costumam ficar de olho nos destraídos!
Onde Comer
Comida de rua é algo muito comum na capital da República Tcheca e faz parte da experiência do turista que visita a cidade. A boa notícia é que, além de experimentar essas e outras iguarias deliciosas, o visitante gasta menos do que se fosse a um restaurante convencional. Um pão do tipo francês enorme, com salsicha de páprica e mostarda ou ketchup, por exemplo, custa em torno de 70 CZK. Já o tradicional trdelník — pão doce assado no espeto, depois passado no açúcar e na canela — custa entre 70 e 80 CZK. Para saber mais sobre comidinhas locais e onde experimentá-las, clique aqui.
Quando Ir
Praga pode ser visitada durante o ano todo, mas o que se sabe é que um dos períodos mais agradáveis para turistar no destino é entre o final da primavera e o início do outono europeu. Aqueles que optarem pela segunda quinzena de maio, por exemplo, vão desfrutar de temperaturas bem mais amenas (média na casa dos 13°C), poucas chuvas e também vão ter a oportunidade de conhecer uma cidade mais florida.
Já os meses de julho e agosto chegam trazendo bastante calor (temperatura média de 18°C), dias ensolarados, uma série de eventos por toda a cidade; em contrapartida, os preços ficam mais altos e uma quantidade enorme de turistas invade as ruas. Uma boa alternativa para curtir um restinho de clima bom — e uma cidade um pouco mais vazia — seria o início do outono.
Se você, no entanto, é daquele tipo de viajante que pretende gastar menos e adora um clima frio — quem sabe até neve —, pode acabar optando por passar o inverno na capital da República Tcheca. Note, porém, que para visitar a cidade de dezembro a fevereiro, você precisará de roupas como casaco, roupa de baixo (mais conhecida como segunda pele), cachecol, gorro, luvas e sapato apropriado para o frio, pois a temperatura média, em janeiro, é de -5°C. Para conferir o clima em Praga neste exato momento, clique aqui.
Quer saber mais sobre Praga? Neste guia, a gente te mostra Onde Ficar, Como Chegar e também as melhores maneiras de Sair do Aeroporto até o centro da capital.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Praga
- Excursão a Dresden
- Visita guiada pelo Castelo de Praga
- Jantar com espetáculo medieval
- Passeio de barco com teto de vidro e jantar
- Tour completo por Praga
- Free tour pela Cidade Velha e pelo bairro judeu
- Antologia, teatro negro Srnec