Pontos turísticos de Praga

Monumentos suntuosos, entre eles um dos maiores castelos do mundo, edifícios que são verdadeiras obras-primas arquitetônicas e um rio que ao longo de toda a extensão é cortado por 18 pontes incríveis. Assim é Praga, uma capital que além de oferecer esse cenário de filme, ainda exala muita história, arte, literatura e música por todos os lados.

Aliás, prepare a sua câmera fotográfica ou o seu aparelho celular, pois belas imagens não vão faltar, não importa a época do ano. A torre do Relógio Astronômico, na Praça da Cidade Antiga, é uma das atrações que mais atraem flashes. Além de marcar a data e as horas, o relógio de 1410 registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão, sem contar com o miniespetáculo protagonizado de hora em hora pelo aparelho. 

Outro ponto turístico e símbolo da cidade é a Ponte Carlos, uma construção gótica sobre o Rio Vltava que liga as duas partes da cidade — Staré Mesto e Malá Strana. Comissionada pelo rei Carlos IV, em 1357, a ponte tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos em toda a sua extensão. Uma delas, a de São João Nepomuceno, tem uma placa de bronze desgastada, pois todos que passam por lá esfregam a tal figura “para dar sorte”.

Ponte-carlos-karluv-most

Malá Strana, inclusive, é um distrito que fica abaixo de uma das atrações mais famosas da cidade, o imponente Castelo de Praga; sede do poder que abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca. A dica do MD é que você reserve um período do dia ou um dia inteiro para explorar esse complexo, onde ainda estão o antigo Palácio Real, a Catedral gótica de São Vito — não deixe de subir até o topo para ter uma das mais belas vistas da cidade — e até uma rua, mais conhecida como a Rua do Ouro.

Neste distrito, o visitante pode aproveitar para explorar a ilha de Kampa, às margens do rio Vltava, e quem sabe até fazer um passeio de barco. Conhecida como a Veneza de Praga, Kampa tem belas árvores, gramados ideais para piqueniques, esculturas como os "bebês" do famoso artista tcheco David Cerny, além de uma praça rodeada de cafés e restaurantes. Lembrando que muita gente escolhe hospedar-se nessa área para aproveitar essa atmosfera de tranquilidade.

Arte

Se você é um apaixonado por arte em todas as suas formas, com certeza vai se encantar por Praga. Na cidade, nasceram dois dos maiores compositores do mundo, Antonín Dvořák e Bedřich Smetana, além disso, foi na capital da República Tcheca que Mozart estreou a ópera Don Giovanni, mais precisamente no palco do belo Teatro Municipal. Além do teatro, no entanto, várias igrejas de Praga promovem concertos de música clássica, entre elas a Igreja de São Nicolau.

Aqueles que curtem literatura vão gostar de saber que um dos grandes nomes da literatura mundial, Franz Kafka, também é filho da cidade. E para saber tudo sobre a história do escritor, é só visitar o museu que fica em Malá Strana, onde encontram-se as primeiras edições de trabalhos, cartas, diários e manuscritos de Kafka, além de fotos e desenhos nunca antes revelados. Tudo isso reunido em uma exposição supermoderna, com instalações em 3D, trilha sonora especial e muito mais.

Ah, em frente ao museu, encontra-se uma das esculturas mais famosas do controverso artista tcheco, David Cerny: dois homens mecânicos, que giram e urinam ao mesmo tempo num mapa da República Tcheca. Dois outros trabalhos superconhecidos de Cerny, espalhados pela cidade, são o moderníssimo busto de Franz Kafka e o realista Homem Pendurado.

Sigmund-freud-o-homem-pendurado

Passe turístico (City Pass)

Vai ficar alguns dias em Praga e deseja conhecer vários pontos turísticos economizando tempo e dinheiro? Então os passes turísticos podem ser uma boa alternativa para você. Em Praga, há duas opções: o Prague City Pass e o Prague Card, sendo que ambos possibilitam a entrada sem custos e sem filas em pontos turísticos, descontos, além do uso de transporte público e alguns tours. Confira abaixo cada um dos benefícios:

Prague City Pass - com este cartão, o visitante tem entrada liberada em pontos turísticos como o Castelo de Praga, a Basílica de S. George, o Museu Judeu e as sinagogas de Josefov, confira aqui todos eles. Sem contar que o pacote inclui dois tours: um de ônibus pelo centro da cidade e outro de barco pelo rio Vltava. O benefício custa 1390 CZK (adultos), 990 CZK (crianças) e pode ser adquirido online.  

Prague Card - com este benefício, o visitante também tem acesso a atrações como o Castelo, a Prefeitura Antiga e a torre Petřín, sem contar com o uso ilimitado do transporte público. Segundo o site, ao utilizar o cartão, o visitante faria uma economia de 1.520 CZK ao longo de três dias. O Prague Card está disponível nas versões dois, três e quatro dias, veja aqui os preços e clique aqui para adquirir o seu antecipadamente.

Vista-da-torre-do-relogio-astronomico

Idioma

O idioma oficial do país é o tcheco, mas com um inglês básico para turismo — ou alemão — é possível se virar bem áreas turísticas de Praga. Caso você deseje passar um dia ou algumas horas explorando regiões mais afastadas do centro, é bem provável que haja a necessidade de saber alguma coisa em tcheco ou fazer o uso de gestos e mímicas. Ter em mãos um livro ou um app no celular, com algumas frases de emergência, ajuda bastante!   

A-torre-da-polvora-prasna-brana

Dinheiro

A República Tcheca tem a coroa tcheca (koruna) como moeda oficial, e não o euro. A koruna, representada pelas siglas Kč e CZK (internacionalmente), está disponível em notas de 100, 200, 500, 1000, 2000, 5000, moedas de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 e pode ser adquirida em casas de câmbio e caixas eletrônicos espalhados pela cidade.

Alguns estabelecimentos de Praga até aceitam o euro como forma de pagamento, porém é bom não contar com isso durante a sua estada por lá, tendo sempre uma quantidade suficiente de coroas na carteira. Ah, cartões de débito e crédito de bandeiras conhecidas também são amplamente aceitos nesse destino turístico. Saiba mais sobre dinheiro e preços de Praga aqui.

Segurança

Praga é uma cidade segura para o turista, a dica, no entanto, é ficar atento a bolsas, carteiras e itens como câmeras fotográficas e aparelhos celulares ao frequentar áreas muito turísticas e/ou movimentadas. Batedores de carteiras costumam ficar de olho nos destraídos!

Onde Comer

Comida de rua é algo muito comum na capital da República Tcheca e faz parte da experiência do turista que visita a cidade. A boa notícia é que, além de experimentar essas e outras iguarias deliciosas, o visitante gasta menos do que se fosse a um restaurante convencional. Um pão do tipo francês enorme, com salsicha de páprica e mostarda ou ketchup, por exemplo, custa em torno de 70 CZK. Já o tradicional trdelník — pão doce assado no espeto, depois passado no açúcar e na canela — custa entre 70 e 80 CZK. Para saber mais sobre comidinhas locais e onde experimentá-las, clique aqui

Trdelnik-vendido-nas-ruas-de-praga

Quando Ir

Praga pode ser visitada durante o ano todo, mas o que se sabe é que um dos períodos mais agradáveis para turistar no destino é entre o final da primavera e o início do outono europeu. Aqueles que optarem pela segunda quinzena de maio, por exemplo, vão desfrutar de temperaturas bem mais amenas (média na casa dos 13°C), poucas chuvas e também vão ter a oportunidade de conhecer uma cidade mais florida.

Já os meses de julho e agosto chegam trazendo bastante calor (temperatura média de 18°C), dias ensolarados, uma série de eventos por toda a cidade; em contrapartida, os preços ficam mais altos e uma quantidade enorme de turistas invade as ruas. Uma boa alternativa para curtir um restinho de clima bom — e uma cidade um pouco mais vazia — seria o início do outono. 

Se você, no entanto, é daquele tipo de viajante que pretende gastar menos e adora um clima frio — quem sabe até neve —, pode acabar optando por passar o inverno na capital da República Tcheca. Note, porém, que para visitar a cidade de dezembro a fevereiro, você precisará de roupas como casaco, roupa de baixo (mais conhecida como segunda pele), cachecol, gorro, luvas e sapato apropriado para o frio, pois a temperatura média, em janeiro, é de -5°C. Para conferir o clima em Praga neste exato momento, clique aqui.

Quer saber mais sobre Praga? Neste guia, a gente te mostra Onde Ficar, Como Chegar e também as melhores maneiras de Sair do Aeroporto até o centro da capital.

  • Antigo-cemiterio-judeu-stary-zidovsky-hrbitov

    Antigo Cemitério Judeu (Starý židovský hřbitov)

    Nota:  de 10 (0)

    A visita a Josefov — o bairro judeu de Praga — não fica completa sem a passagem pelo antigo cemitério judeu, que está entre os mais antigos do tipo do mundo. Junto à Sinagoga Velha-Nova, o local de pura contemplação é o sítio mais importante da cidade judaica de Praga.

    O cemitério judeu antigo foi...

  • Busto-de-franz-kafka-hlava-franze-kafky

    Busto de Franz Kafka (Hlava Franze Kafky)

    Nota:  de 10 (0)

    Franz Kafka, uma das maiores figuras da literatura mundial do século XX, foi homenageado pelo artista tcheco David Cerny nesta bela escultura de 2014. O trabalho de 11 metros de altura e 39 toneladas é composto por 42 impressionantes camadas em movimento e fica no Quadrio Business Centre, uma espécie de shopping center, acima da estação de...

  • Casa-dancante-tancici-dum

    Casa Dançante (Tančící dům)

    Nota:  de 10 (0)

    De tão moderna, a Casa Dançante acaba destoando de grande parte das construções no centro de Praga. Sem contar que o prédio tem um formato inusitado, que dá a impressão de estar num movimento de dança.

    Inaugurada em 1996, a construção foi erguida no lugar de uma outra (bombardeada em 1945) e ficou...

  • Castelo-de-praga-prazsky-hrad

    Castelo de Praga (Pražský hrad)

    Nota:  de 10 (0)

    Ergue-se no topo do distrito de Malá Strana uma das construções mais importantes de Praga, o imponente Castelo, sede do poder que abrigou reis da Boêmia, imperadores romanos sagrados e presidentes da Tchecoslováquia e da República Tcheca.

    Para explorar o complexo que abriga um palácio antigo, uma bela catedral, jardins que...

  • Museu-franz-kafka

    Franz Kafka Museum

    Nota:  de 10 (0)

    O famoso escritor tcheco Franz Kafka nasceu em Praga em 1883 e se tornou uma das maiores figuras da literatura mundial do século XX. Neste museu situado em Malá Strana, o visitante verá de perto a maioria das primeiras edições dos trabalhos de Kafka, cartas, diários e manuscritos, além de fotos e desenhos nunca antes...

  • Ilha-kampa

    Kampa

    Nota:  de 10 (0)

    Kampa é uma ilha do rio Vltava que fica no final da ponte Carlos (ao lado esquerdo, para quem vai em direção ao Castelo). Um refúgio cheio de verde e tranquilidade, com belas árvores, gramados ideais para piqueniques, esculturas como os "bebês" do famoso artista tcheco David Cerny, além de uma praça rodeada de...

  • Rua-karlova

    Karlova

    Nota:  de 10 (0)

    Quem passa a pé por esta estreita e movimentada rua do centro de Praga mal pode imaginar que ela era parte do caminho percorrido por reis e rainhas da Boêmia em suas coroações. Ao fazer o mesmo percurso, não deixe de admirar as construções com fachada barroca e porões em estlilo gótico ou romanesco. 

    ...

  • Igreja-de-sao-nicolau-kostel-sv-mikulase

    Kostel sv. Mikuláše

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja de São Nicolau é considerada um dos templos barrocos mais belos de toda a Europa. Situada bem próxima ao castelo de Praga, em Malá Strana, a igreja foi erguida entre 1704 e 1755 e chama atenção pela imponência e exuberância das pinturas do teto, que mostram cenas das vidas de S. Nicolau e S. Bento, e...

  • Muro-de-john-lennon

    Muro de John Lennon

    Nota:  de 10 (0)

    Um muro cheio de grafites coloridos, imagens e mensagens de paz e amor chamam bastante a atenção daqueles que passam numa rua próxima a Kampa island, em Praga. O espaço que atrai muitos turistas começou a ser pintado logo após o assassinato do ex-beatle, em 1980, e se tornou um símbolo de liberdade durante o regime...

  • Museu-do-comunismo

    Museum of Communism

    Nota:  de 10 (0)

    Parece uma grande ironia, mas o Museu do Comunismo — um dos mais bem avaliados de Praga nos últimos tempos — está situado no prédio de um cassino, em uma rua de compras supermovimentada da cidade. Lá, o visitante vai ter uma boa noção dos anos em que a antiga Tchecoslováquia (com foco em Praga) viveu sob o duro...

  • Torre-petrin

    Petřín

    Nota:  de 10 (0)

    Uma torre de ferro semelhante à torre Eiffel, de Paris, chama a atenção no horizonte de Praga. É a Torre de TV de Petrin, uma réplica do famoso ponto turístico parisiense, que oferece mais uma bela vista da cidade das cem cúpulas. Sem contar que a torre fica em um parque cheio de verde, jardins belíssimos e...

  • Sinagoga-pinkas

    Pinkasova synagoga

    Nota:  de 10 (0)

    A segunda sinagoga preservada mais antiga de Praga, construída no estilo gótico tardio, de 1535, abriga um memorial emocionante que homenageia 80 mil judeus vítimas do holocausto. No local, o visitante verá o nome de todas essas pessoas nas paredes e também uma seção — no primeiro andar — onde estão...

  • Ponte-carlos-karluv-most

    Ponte Carlos (Karlův most)

    Nota:  de 10 (0)

    É impossível ir a Praga e não passar várias vezes pela ponte Carlos (Charles), a construção gótica que liga as duas partes da cidade sobre o rio Vltava. Comissionada pelo rei Carlos IV em 1357, a ponte tem 30 réplicas de estátuas góticas e santos católicos por toda a sua extensão. Uma delas,...

  • Vista-da-torre-do-relogio-astronomico

    Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

    Nota:  de 10 (0)

    A Praça da Cidade Antiga é tida como o coração de Praga. Situada em Praga I, o local é quase uma parada obrigatória para quem vai a cidade a turismo, pois, além de abrigar construções importantes, é um famoso ponto de encontro rodeado de restaurantes, bares e barraquinhas que vendem comida, cerveja local...

  • Praca-venceslau-museu-nacional-de-praga

    Praça Venceslau/Museu Nacional de Praga

    Nota:  de 10 (0)

    Hoje em dia, a praça Venceslau em nada lembra o espaço que abrigava um mercado de cavalos em 1348. Situada na Cidade Nova, a praça sempre cumpriu um papel importante na história de Praga, sendo palco de acontecimentos festivos e manifestações importantes, como a que deu origem à Revolução de Veludo e...

  • A-torre-da-polvora-prasna-brana

    Prašná brána

    Nota:  de 10 (0)

    Erguida em 1475, a bela torre gótica era um dos 13 portões fortificados que davam acesso à Cidade Antiga. O nome "Torre da Pólvora", no entanto, só foi dado ao local tempos mais tarde, quando o espaço começou a ser usado para armazenar a substância explosiva. Hoje em dia, a torre é um ponto...

  • Rua-celetna-casa-da-virgem-negra

    Rua Celetna/Casa da Virgem Negra

    Nota:  de 10 (0)

    A Celetna é uma rua de pedestres — uma das mais antigas da capital — que integra a Rota da Coroação, da Cidade Antiga, até o Castelo de Praga. Ela ganhou esse nome em homenagem aos pães trançados vendidos ao público que esperava a passagem dos nobres, rumo ao castelo.

    Atualmente, a rua abriga um comércio...

  • Sigmund-freud-o-homem-pendurado

    Sigmund Freud - "O homem pendurado"

    Nota:  de 10 (0)

    Eis aqui um dos trabalhos mais famosos do artista tcheco David Cerny expostos pelas ruas de Praga. E o que parece uma cena de suicídio é, na verdade, uma estátua do pai da psicanálise, Sigmund Freud, pendurada no topo de um dos prédios de uma movimentada rua do centro antigo.

    A figura é tão realista, de longe, que faz muita...

  • Sinagoga-espanhola-spanelska-synagoga

    Sinagoga Espanhola (Španělská synagoga)

    Nota:  de 10 (0)

    A Španělská synagoga é o templo mais novo da cidade judia de Praga. Ela foi chamada de sinagoga espanhola por ter sido construída em estilo mourisco, bem característico do país europeu. O prédio é de autoria de Josef Niklas e Jan Bělský, já o interior é de Antonín Baum e Bedřich...

  • Sinagoga-velha-nova-staronova-synagoga

    Sinagoga Velha-Nova (Staronová synagoga)

    Nota:  de 10 (0)

    O templo judeu erguido no bairro de Josefov é também o mais antigo do tipo da Europa. Fundado em meados de 1270, o local é considerado uma verdadeira joia que resistiu ao tempo, junto ao cemitério antigo e outras sinagogas do famoso bairro, todos situados a uma curta distância a pé uns dos outros. 

    Com uma nave dupla medieval,...

  • O-teatro-municipal-stavovske-divadlo

    Teatro Municipal (Stavovské divadlo)

    Nota:  de 10 (0)

    O interior deste belo prédio de 1780 foi palco, no dia 29 de outubro de 1787, para o clássico Don Giovanni. E no piano, conduzindo a orquestra, estava o autor da obra, Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais importantes compositores de todos os tempos, cuja fama, na época, era maior em Praga do que em Viena. 

    Até hoje, Don Giovanni...

Tudo que você precisa saber sobre Praga!

Esse texto sobre Pontos turísticos de Praga faz parte do guia de Praga no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos de Praga

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.