Rua Celetna/Casa da Virgem Negra

0 avaliação
0% recomendam
0

A Celetna é uma rua de pedestres — uma das mais antigas da capital — que integra a Rota da Coroação, da Cidade Antiga, até o Castelo de Praga. Ela ganhou esse nome em homenagem aos pães trançados vendidos ao público que esperava a passagem dos nobres, rumo ao castelo.

Atualmente, a rua abriga um comércio pulsante, além de vários cafés e restaurantes. Ao visitar o endereço, não deixe de admirar algumas joias arquitetônicas, como a fachada cubista da Casa da Virgem Negra (The House of the Black Madonna). De autoria do arquiteto tcheco Josef Gočár, a construção no número 34 abriga a famosa imagem da virgem, um museu e o Grand Cafe Orient, conhecido pela decoração, ambiente e pelas deliciosas fatias de torta.

Outros números famosos da rua são a construção gótica conhecida como Black Sun, com uma fachada barroca restaurada no século XVIII, e a Casa dos Reis Magos (House at the Three Kings), onde o escritor Franz Kafka morou por um tempo. Uma lenda urbana famosa em Praga tem a Celetna como cenário, isso porque "corre na boca pequena" que a rua estaria infestada de fantasmas, em especial o de um açogueiro carregando um machado ensanguentado e o de uma prostituta morta por um clérigo. Ui!

Celetna, Praha

Rua-celetna-casa-da-virgem-negra Rua-celetna-casa-da-virgem-negra Rua-celetna-casa-da-virgem-negra Rua-celetna-casa-da-virgem-negra Rua-celetna-casa-da-virgem-negra Rua-celetna-casa-da-virgem-negra
Avalie Rua Celetna/Casa da Virgem Negra