Onde ficar em Praga
Antes de escolher o seu hotel em Praga, guest house, albergue ou apartamento de temporada (clique aqui para alugar um), é bom entender que os bairros de Praga têm um sistema de numeração próprio. Isso quer dizer que a área central da capital da República Tcheca está dividida em distritos, mais precisamente de 1 a 10.
Onde ficar em Praga - as melhores alternativas para a sua viagem
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Praga. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Onde ficar em Praga - entendendo as regiões da cidade!
Praga 1 (Praha 1), por exemplo, é o coração e também a parte mais turística da cidade. Essa foi a região onde nos hospedamos e podemos afirmar que foi uma "mão na roda" ficarmos próximos a pontos importantes como a Praça da Cidade Antiga, em Staré Město, o Castelo de Praga, em Malá Strana, entre outros.
Ficando em Praha 1, você vai poder fazer tudo (ou quase tudo) a pé — fora que estará cercado de cafés, restaurantes, supermercados, transporte público, etc. O único problema dos hotéis da região são os preços que, apesar de serem mais baratos do que em outras cidades turísticas da Europa, como Londres e Paris, ainda são altos para os padrões locais. Para conseguir preços melhores, fuja da alta temporada (veja aqui a melhor época para conhecer a cidade) ou reserve com antecedência.
Outra questão é que Praha 1 é bem movimentada — especialmente Staré Město — e também não condiz muito com a realidade dos habitantes locais por ser extremamente turística. Se a sua intenção, portanto, é conhecer a vida fora da área turística da cidade, talvez seja melhor hospedar-se em um outro bairro. Confira as nossas sugestões:
Vinohrady - situado entre duas estações de metrô e com uma excelente oferta de bondinhos elétricos circulando pela área, Vinohrady é a área residencial queridinha dos mais jovens, atualmente, e também de expatriados que vão trabalhar em Praga. Uma região vibrante repleta de cafés, restaurantes e bem próxima da Praça Venceslau, o que significa estar bem localizado.
Žižkov - situada em Praga 3, Žižkov começa onde Vinohrady termina e, apesar de mais distante, ainda mantém uma excelente conexão com o centro de Praga (bondinhos elétricos e estação de metrô). Na área, o visitante também vai encontrar uma boa estrutura com restaurantes, supermercados e afins.
Karlín (Praga 8) - excelente bairro para os que desejam hospedar-se numa área mais tranquila — principalmente no período da noite —, porém com boas opções de cafés e restaurantes. Para acessar o centro da cidade partindo dessa localidade em Praga, é só pegar a linha amarela B em Křižíkova (de três a quatro estações).