Noite de Praga
Se você não abre mão de fazer algo depois que o sol se põe, Praga, com certeza, não vai decepcioná-lo. Isso porque casas noturnas, bares e pubs encontram-se pelas mais diversas partes dessa legítima "party town" que, definitivamente, entrou para o hall de destinos europeus mais procurados quando o assunto é diversão noturna.
A Praça Venceslau e região, por exemplo, costumam reunir uma série de bares e casas muito movimentadas, entre elas, várias de strip tease. Inclusive, a área é considerada a Red Light District da capital tcheca e, pelo grande número de turistas transitando por lá, também costuma contar com a presença de batedores de carteira e golpistas ávidos por um único vacilo. Todo cuidado é pouco!
Para os que curtem o ambiente de uma casa noturna, uma boa opção na área é o Duplex, uma mistura de restaurante e boate, cujo terraço no topo oferece uma bela vista da cidade das cem cúpulas. Reza a lenda que o astro do rock Mick Jagger já até comemorou um de seus aniversários por lá. Outra boa opção na região é o Drunken Monkey, considerado um dos principais bares/boates no estilo pub crawl.
Casas de jazz também estão espalhadas pela superdemocrática Praga e são uma excelente alternativa para os que não curtem música eletrônica. O Jazz Dock, por exemplo, está instalado em uma construção moderna na beira do rio e oferece ao frequentador uma bela vista da cidade enquanto se assiste ao show de bandas superlegais, confira a programação completa aqui. Uma boa alternativa no centro da cidade também é o Jazz Club Agharta, instalado em uma espécie de porão/adega antigo, clique neste link para conferir a programação e adquirir tíquetes com antecedência.
Bares
Se a sua "praia", no entanto, é um bom bar, a dica é o Hemingway, famoso pelos excelentes coquetéis, confira aqui a lista com todos eles, e pelo ambiente intimista. Outro estabelecimento famoso da região central de Praga é o Absintherie, especializado em drinques feitos com a conhecida bebida destilada, tipicamente comercializada com um teor alcoólico de 45% a 74%.
Já os fãs de cerveja (pivo, em tcheco) não terão do que reclamar, pois a República tcheca é tida como um dos melhores lugares do mundo para experimentar a bebida, sem contar que os preços por lá são bastante camaradas. Não sabe o que pedir? As marcas Pilsner Urquell, Gambrinus, Staropramen e Budweiser (Budvar) costumam ser excelentes pedidas, porém vários estabelecimentos fabricam a própria cerveja.
Cervejarias que, na nossa opinião, são paradas obrigatórias em Praga são as tradicionais U Medvídků, fundada em 1466 e que serve além de cervejas deliciosas, várias comidinhas, e a U Fleku, instalada em um prédio cheio de história, cuja produção de cerveja já existe há, pelo menos, 500 anos. A dica para ambas, no entanto, é chegar cedo ou reservar com antecedência para não correr o risco de ficar sem mesa.