Transportes em Praga

É bem provável que o visitante ande bastante a pé em Praga, uma cidade simplemente perfeita para isso. Sem contar que explorar a cidade dessa forma acaba sendo uma experiência mais enriquecedora, pois, dessa maneira, é possível explorar ruas escondidas, admirar a arquitetura da cidade — que mais parece um museu a céu aberto — e também observar o dia a dia dos locais.

Aqueles que preferem ou precisam, no entanto, têm à disposição um transporte público local de qualidade. Na capital da República Tcheca, o visitante conta com frotas de bondinhos elétricos, metrô, ônibus, além de táxis e uber.

Neste link, você faz o download do app que planeja as viagens de transporte público em Praga gratuitamente. Basta colocar o ponto de partida e o ponto de chegada para obter a rota mais rápida e conveniente. Disponível para Android e IOS.  

Praga

Tíquetes

Antes de mais nada, é preciso saber que para utilizar o transporte público de Praga o visitante precisa adquirir um tíquete individual, que pode ser de 30 ou 90 minutos e que custam 24 CZK E 32 CZK, respectivamente. Esses bilhetes — válidos em todos os meios de transporte — podem ser adquiridos em máquinas amarelas que aceitam moedas, apenas, e possuem menu em inglês.

Aqueles que forem passar mais tempo na cidade também podem optar por tíquetes de um e três dias, no valor de 110 CZK e 310 CZK, um mês e até mais tempo (clique aqui para ver todos os preços). Uma forma de economizar, usando o transporte público quantas vezes quiser, durante esses períodos. Ah, nunca deixe de validar o seu bilhete antes do embarque. 

Metrô

O metrô de Praga possui três linhas, A (verde), B (amarela) e C (vermelha), e funciona das 5h à meia-noite. Ao todo, a capital da República Tcheca posssui 57 estações, sendo Muzeum, Můstek e Florenc as estações de transferência de linhas mais importantes. Não há catracas no metrô de Praga, porém, antes de embarcar, o passageiro deve validar o seu bilhete, pois pode ser que durante a viagem seja preciso apresentá-lo a um dos inspetores. Confira aqui o mapa do metrô de Praga.

Praga

Tram (bondinho elétrico)

Bondinhos costumam ser um excelente meio de locomoção na área central da capital. O tram 22, inclusive, é ótimo para quem está na cidade a passeio, pois, ao embarcar nele, o passageiro viaja por uma rota cheias de belas paisagens, que passa pelo Teatro Nacional, pelo Castelo de Praga, entre outros pontos turísticos importantes, confira todos eles neste mapa.

Caso esteja planejando mais de uma viagem por dia no tram 22, a dica de economia é adquirir o tíquete de 24 horas. O bilhete pode ser adquirido em máquinas disponíveis nos pontos do bondinho (só moedas), em estações de metrô ou lojas identificadas pelo nome Tabák.

Táxis e Uber

Em Praga, o visitante conta com uma grande frota de táxis, o único problema é que os motoristas de lá não costumam ter uma reputação tão boa, principalmente no que diz respeito à cobrança de preços justos.  

Como o transporte público da cidade é bom, táxis acabam sendo uma boa ideia apenas se o tempo estiver ruim ou caso o passageiro esteja com muita bagagem. Ainda sim, opte sempre por táxis oficiais, que façam uso de taxímetro, e sempre pergunte, antes de embarcar, quanto custará a corrida. Outra dica é evitar pegar táxis em áreas muito turísticas, pois as chances de pagar mais caro mais são sempre maiores.

O Uber, atualmente, está sendo uma opção melhor e mais em conta em Praga, especialmente para os que desejam ir e vir do aeroporto. Para pedir um Uber, você precisa fazer o download e se cadastrar no aplicativo. 

Bondinho-eletrico-de-praga

Ônibus

Localidades de Praga que não são cobertas pelo metrô e também pelos bondinhos elétricos certamente podem ser acessadas de ônibus. Aqueles que desejam economizar — e também não estão com muita bagagem — podem utilizar um dos dois ônibus disponíveis para ir do aeroporto em direção a Praga (e vice-versa).

A linha 119, por exemplo, liga o aeroporto até Nádraží Veleslavín (linha A do metrô) em mais ou menos 15 minutos, já a linha 100 conecta o aeroporto até Zličín, onde está a linha B, em 18 minutos. Para planejar a sua viagem de ônibus em Praga, é só fazer o download do app oficial em seu telefone celular ou acessar o planejador de viagens oficial da DPP (a operadora de transporte público local).

Tudo que você precisa saber sobre Praga!

Esse texto sobre Transportes em Praga faz parte do guia de Praga no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Praga

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.