Compras em Praga
Praga pode não ser uma cidade com o mesmo perfil de compras de destinos como Londres e Paris, mas, ainda assim, oferece ao visitante uma porção de ruas cheias de lojas, shoppings e galerias capazes de satisfazer aos mais diversos perfis, desde os econômicos aos mais abastados.
São estabelecimentos que vendem de tudo: roupas, sapatos e acessórios, eletrônicos, objetos antigos e aquele souvenir que não pode faltar na mala de alguns viajantes. Inclusive, uma das ruas de compras mais procuradas na capital para este fim é a Na Příkopě, situada bem próxima à Praça Venceslau, com lojas de marcas conhecidas mundialmente, marcas locais e shoppings como a galeria Myslbek e Černá růže.
A rua, considerada um dos endereços imobiliários mais caros da cidade, também abriga alguns cafés e restaurantes; além de prédios importantes, como o do Czech National Bank, o Banco Nacional Tcheco, e o Museu do Comunismo.
Já a Pařížská — vizinha à Praça da Cidade Antiga — é o endereço do luxo em Praga, com lojas de marcas mundialmente famosas como Prada, Cartier, Gucci, Nespresso e Hermès. Não precisamos nem dizer que os preços dos produtos vendidos por lá são bem elevados, e se você não tiver a intenção de comprar nada, a dica é "dar um giro" pela área superarborizada e cheia de belas construções.
Outro endereço famoso pela quantidade de estabelecimentos — principalmente lojas que vendem chaveiros, canecas, entre outros tipos de souvenir — é a Celetna, uma das mais antigas da capital. A rua ganhou esse nome em homenagem aos pães trançados que eram vendidos ao público no passado, e hoje em dia, além de um comércio pulsante, abriga cafés, restaurantes e edifícios de uma grande riqueza arquitetônica.
A Rua Karlova também é outro endereço que faz parte da história de Praga, pois no passado fazia parte do caminho percorrido por reis e rainhas da Boêmia em suas coroações. Hoje, porém, a Karlova e região são points para os que desejam comprar souvenirs de todos os tipos ou apenas sentar-se em algum dos cafés e relaxar por alguns instantes. Não deixe de passar por ela ao sair da Old Town em direção ao Castelo de Praga.
É importante ressaltar que as regras de horário de funcionamento do comércio de rua na República Tcheca não são muito claras. Geralmente, quanto maior a cidade, mais tempo e mais dias da semana as lojas permanecerão abertas. Já os shoppings costumam funcionar das 9h às 21h, sete dias por semana.