Melhores Destinos
Praga
Gisela Cabral

Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

A Praça da Cidade Antiga é tida como o coração de Praga. Situada em Praga I, o local é quase uma parada obrigatória para quem vai a cidade a turismo, pois, além de abrigar construções importantes, é um famoso ponto de encontro rodeado de restaurantes, bares e barraquinhas que vendem comida, cerveja local e souvenirs.

Ao visitar a praça, é impossível ficar indiferente à torre gótica da Prefeitura (prédio de 1364), que abriga o famoso Relógio Astronômico. O objeto, construído em 1410, é um dos mais antigos do tipo na Europa e de hora em hora proporciona um "miniespetáculo" (meio superestimado, digamos) aos que passam pelo local.

O relógio, além de marcar a data e as horas, também registra a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e feriados do calendário cristão. Não deixe de subir até o topo da torre para admirar uma bela vista da praça e também de outros pontos turísticos como o Castelo (veja as fotos). A subida pode ser feita por rampas na parte de dentro (decoradas com fotos e informações sobre o monumento) ou por um elevador, a entrada custa 250 CZK.

Lembrando que, na praça, ainda se encontram duas belas igrejas: a de São Nicolas, do século XVIII, onde acontecem vários concertos de música clássica, e também a Igreja de Nossa Senhora de Tyn, provavelmente a mais fotografada, por ser considerada um dos templos mais bonitos de Praga.

Dica do MD: aproveite a visita para desfrutar da atmosfera da praça, que está constantemente cheia, tanto de dia quanto à noite. 


Praça da Cidade Velha (Staroměstské náměstí)

Staroměstské nám.

Praga
110 00
http://www.praguewelcome.cz/srv/www/en/objects/detail.x?id=42754