Washington DC

Quando ir a Washington

Washington oferece uma ótima vantagem para os turistas que desejam embarcar para lá: ela pode ser visitada durante todo o ano. Cada estação apresenta características únicas e todas são convidativas a quem pretende passear pela capital americana.

 

Primavera

O período mais disputado entre os viajantes é durante a primavera - de março a junho -, quando acontece o festival das cerejeiras. A cidade torna-se um imenso jardim florido e é um convite a muitos cliques. Prepare a câmera e muitos cartões de memória, certamente você irá enlouquecer com os túneis formados pelas árvores ao longo do Tidal Basil, o lago artificial cercado de monumentos, próximo ao National Mall. A florada das cerejeiras varia de data todos os anos. Para ter certeza que você irá ver as árvores em tons de branco e rosa, consulte a data do Cherry Blossom Festival  (calculada de acordo com a possível florada). O mês mais seguro para viajar e ver esse espetáculo da natureza é abril. 

O período do festival das cerejeiras coincide com o auge dos trabalhos no Congresso e a temporada de manifestações, o que pode aumentar o valor das hospedagens e tornar a viagem um pouco mais cara. A primavera em Washington tem um clima ameno e agradável, com um friozinho suportável e, em grande parte, dias de céu azul. O mês mais chuvoso do ano é maio, quando a precipitação é de 101mm.

 

Verão

Terminada a primavera, com a chegada do verão, o que atrai o público para WDC são as férias escolares. Especialmente em julho, o National Mall é tomado por famílias que levam os filhos para curtir os muitos museus e atrações ao ar livre que a cidade oferece apenas nessa época. Esse é também o período mais quente e úmido do ano. Os dias são de intenso calor, com temperatura média de 31ºC. Como muitos passeios são ao ar livre, o tempo pode atrapalhar um pouco. Em contrapartida, a cidade é tomada por festivais de música ao ar livre, o que torna a visita especialmente divertida. Aproveite o clima para usar roupas leves e curtir a cidade de bicicleta. 

Os dias mais longos são um convite a passear até tarde e as ruas continuam lotadas até o início da madrugada. Apesar dos museus fecharem cedo - por volta de 17h - os monumentos permanecem abertos e atraem grandes grupos no final da tarde, quando o sol dá uma trégua e o passeio se torna mais agradável. O verão é um excelente período para quem lida bem com altas temperaturas. Caso você não goste de longos de dias de sol e umidade, é melhor procurar outra estação. 

No dia 04 de julho, quando os EUA comemoram a independência, acontece uma das mais belas e disputadas festas da cidade. Caso esteja de viagem marcada, não deixe para procurar hospedagem na última hora. 

 

Outono

Esta é a época ideal para quem procura uma viagem tranquila, com clima ameno e preços mais camaradas. É verdade que a hospedagem em WDC é sempre cara, no entanto, entre setembro e novembro os hotéis são menos disputados e é mais fácil conseguir vagas por bons preços.

O período também propicia um belo espetáculo da natureza: a troca de cores das folhagens nas árvores. A cidade, muito arborizada, ganha contornos em tons de ocre e laranja e torna-se um destino encantador e romântico. O clima também ajuda. Os dias têm temperaturas agradáveis e ajudam nos passeios ao ar livre. 

Vale ficar atento apenas à data dos feriados do Dia do Trabalho - Labor Day e Dia de Ação de Graças - Thanksgiving Day. Os dois períodos costumam lotar as hospedagens na capital. 

 

Inverno

Entre dezembro e fevereiro WDC entra no clima de inverno. A temperatura cai muito e a paisagem pode ganhar contornos de neve. No geral, o tempo não costuma inviabilizar os passeios, já que as temperaturas são suportáveis, porém é preciso contar com a possibilidade de nevascas. Não vamos dizer que é agradável passear debaixo de neve, mas o fato é a que a cidade fica lindíssima quando os flocos começam a aparecer. 

Neste período é mais fácil encontrar hospedagem, já que Washington está mais vazia e tranquila. Talvez não seja o período mais indicado para quem nunca esteve na capital. No entanto, se você já a visitou antes, vale experimentar uma nova WDC.

A temporada de inverno é excelente para quem curte esportes de aventura. Nos arredores da cidade o turista encontrará várias estações de ski e poderá curtir o turismo além das ruas da capital. 

 

Médias anuais - temperatura mínima e máxima

Janeiro - -2ºC e 6ºC

Fevereiro - -1ºC e 8ºC

Março - 3ºC e 13ºC

Abril - 8ºC e 19ºC

Maio - 13ºC e 24ºC

Junho - 19ºC e 29ºC

Julho - 22ºC e 32ºC

Agosto - 21ºC e 31ºC

Setembro - 17ºC e 27ºC

Outubro - 11ºC 20ºC

Novembro - 5ºC e 14ºC

Dezembro - 1ºC a 8ºC

 

Tudo que você precisa saber sobre Washington DC!

Esse texto sobre Quando ir a Washington faz parte do guia de Washington DC no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Washington

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.