São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

0 avaliação
0% recomendam
0

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal foi um marco para a aristocracia cafeeira de São Paulo. Inspirado na Ópera de Paris, com fachada em traços renascentistas e barrocos, o teatro é um dos mais luxuosos do país. O interior, com colunas neoclássicas, é adornado por grandes vitrais, mosaicos, lustes, bustos, muito mármore e dourado. Uma grande ostentação, exigência dos mais abastados da cidade na época da inauguração. O dia de estreia contou com mais de 20 mil pessoas, entre convidados e curiosos que acompanharam a entrada dos elegantes casais. 

O Theatro Municipal já foi cenário de grandes eventos, como a Semana de Arte Moderna de 22, em que pintores, escultores, músicos, escritores e outros artistas-entre eles, Anita Malfatti, Mario e Oswald de Andrade, Heitor Villa Lobos, Di Cavalcanti, Menotti del Pichia e Victor Brecheret-questionaram a arte em vigor e deram início ao Movimento Modernista no Brasil. No palco, além das grandes óperas, já se apresentaram nomes como: Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Maria Callas, Bidu Sayão, Enrico Caruso e muitos outros.

Atualmente, o Theatro possui um grande corpo de artistas e conta com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade, Escola Municipal de Música e Orquestra Experimental de Repertório. Frequentemente, o Theatro Municipal oferece apresentações gratuitas dentro da grade de programação. 

A área ao redor do teatro não está entre as mais seguras de São Paulo. Por isso, ao ir a pé para o local, fique atento. O teatro é aberto ao público para visitação gratuita. Quem desejar, poderá também curtir o ambiente retrô do restaurante Santinho, localizado dentro do Theatro. O buffet tem custo de 48 reais durante a semana e 68 reais aos sábados e feriados. 

Pç. Ramos de Azevedo, s/n, São Paulo - SP - CEP: 01037-010
+55 11 3397-0327
http://www.theatromunicipal.sp.gov.br
De terça-feira a sexta-feira: às 11h, 15h e 17h Sábado e feriados: às 11h, 12h, 14h e 15h

Avalie Theatro Municipal de São Paulo