As casinhas coloridas em Trancoso atraem os olhares encantados dos turistas que chegam a esse pedaço magnífico do Litoral Sul da Bahia. O cenário do Quadrado de Trancoso é protegido pela bucólica Igrejinha, que dá ares de interior à região. Do alto do mirante, diante do mar intensamente azul e das falésias em tons de rosa, não há como não se apaixonar. E olha que nem chegamos ainda às praias de Trancosos, que dão ao destino fama de ser um dos mais espetaculares cenários litorâneos da Bahia e do Brasil.

Praia-do-rio-da-barra

Viajar para Trancoso é certeza de viver dias de intenso fascínio e descanso diante de extensas faixas de areia, piscinas naturais e coqueirais a perder de vista. Trancoso tem diversas porções de areia que fazem os turistas intensamente felizes. E por lá há um cantinho para cada viajante, de areia deserta a animados beach clubs. O que há de comum em todas as praias de Trancoso é o maravilhoso mar da Bahia e a beleza natural que cerca essa região do litoral brasileiro. Seja qual for a porção de areia escolhida para passar o dia, tenha a certeza de estar em meio a um cenário estonteante.

O que fazer em Trancoso: praias e outras dicas

O passeio por Trancoso começa pelo Quadrado, mas o ponto final é sempre a praia. Com cenários que variam entre falésias coloridas, mar transparente, piscinas naturais, grandes coqueirais e longas faixas de areia, Trancoso é um destino perfeito para os amantes de praia. 

As praias de Trancoso são incríveis e apaixonantes. Vale conhecer cada faixa de areia, com direito a longas caminhadas e cenários sempre deslumbrantes. Ao percorrer as praias de Trancoso, não se limite apenas às mais próximas do Quadrado, como a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos. Siga até as faixas de areia desertas e não deixe de conhecer lugares como a Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Barra do Rio dos Frades, seja a pé, de quadriciclo ou em passeios de lancha.

Praia-dos-coqueiros

Entre as praias de Trancoso, vale ainda passar pela Praia do Rio da Barra e a Praia de Taípe (pros rumos de Arraial d’Ajuda) e também pela Praia do Rio Verde e a Praia de Itapororoca. Com mais tempo, será possível ir à irretocável Praia do Espelho, uma das mais espetaculares da Bahia, e também às regiões vizinhas de Arraial d’Ajuda, Caraíva e Ponta do Corumbau. Todas valem a visita!

Trancoso ganhou notoriedade não só pelas praias, mas também pelas grandes baladas de Ano Novo. A verdade, no entanto, é que nem só de festa vive o vilarejo. Durante quase todo o ano, Trancoso é um pacato destino de praia, cercado por charmosas pousadas, restaurantes deliciosos e lojinhas impossíveis de resistir. Contudo, basta chegar a temporada de verão para que o lugar ganhe contornos de muita festa regada a espumante e gente animada diante do mar. Por isso mesmo Trancoso é capaz de agradar a todo mundo!

Confira todas as dicas sobre o que fazer em Trancoso!

Praia-do-espelho-e-praia-dos-amores

Quando ir a Trancoso

Trancoso é um ótimo destino de praia para ser visitado durante todo o ano. O sol sempre dá um jeito de aparecer na Bahia e em Trancoso não é diferente. Trancoso tem clima delicioso durante todo o ano e por isso é destino certo em todas as estações. 

Os meses mais quentes em Trancoso coincidem com o verão, especialmente de novembro a abril, quando a média máxima é entre 28°C e 29°C e a mínima fica entre 24°C e 25°C. Na prática, é bem comum que a temperatura ultrapasse a casa dos 30°C. Já os meses mais frios são marcados pelo inverno, com máxima de 25°C e mínima de 21°C em junho, julho e agosto. Ainda que seja inverno, o calor é predominante em Trancoso.

Quadrado-de-trancoso

As chuvas estão bem distribuídas durante todo o ano em Trancoso, sendo que os meses mais chuvosos coincidem com o verão. A maior incidência de chuvas é registrada no mês de novembro, com 165 mm, enquanto o mês com menos chuvas é agosto, com a marca de 81 mm.

O ano em Trancoso se divide entre baixa e alta temporada e cada uma das estações atrai a um público diferente. Escolha a melhor época para você e seja feliz diante do mar da Bahia. Ah! E lembre-se… Para tomar aquele banho delicioso nas piscinas naturais, só mesmo na maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia. Garantimos, no entanto, que Trancoso é linda em todas as estações, luas e marés. Com ou sem espumante, brinde à estonteante beleza de Trancoso.

Praia-dos-coqueiros

Pousadas em Trancoso

Trancoso é o lugar certo para quem sonha com uma linda e charmosa pousada. E a boa notícia é que por lá esse desejo pode ser realizado sem precisar gastar muito. Mesmo as pousadas de Trancoso que são mais simples garantem o clima maravilhoso do lugar. Claro que se você estiver disposto a gastar um pouco mais, também encontrará pousadas elegantes e refinadas, vale até inviestir em um resort à beira-mar. Aproveite que Trancoso cabe em todos os orçamentos para já se programar!

A localização mais procurada para se hospedar em Trancoso é nos arredores do Quadrado, onde estão alguns dos melhores restaurantes, lojas e acesso às praias. E quanto mais próximo do Quadrado, maiores os valores das diárias. Para economizar um pouco, procure as ruas nos arredores. Elas também têm pousadas deliciosas, porém com precinhos bem mais camaradas.

Quadrado-de-trancoso

As pousadas à beira-mar em Trancoso também são muito disputadas. E esse sonho tem um custo bem mais alto. Se você quer vista para o mar, é bom se preparar. Dificilmente você encontrará preços baixos em pousadas com pé na areia. Garantimos que se esse é o seu sonho, vale pagar por ele!

Está procurando hospedagem? Veja mais dicas de pousadas em Trancoso!

Como chegar a Trancoso

A vila de Trancoso faz parte do município de Porto Seguro e está localizada no Litoral Sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Descobrimento. Trancoso está distante 47 km de Porto Seguro via balsa ou 77 km via estrada asfaltada. O aeroporto mais próximo de Trancoso é o Aeroporto de Porto Seguro (BPS), que recebe voos de diversas cidades do Brasil. A partir de Porto Seguro é possível chegar a Trancoso de carro, ônibus de linha, táxi (ou apps de mobilidade) e transfer particular. Confira todos os detalhes sobre como chegar a Trancoso.

Quadrado-de-trancoso

Quanto tempo ficar em Trancoso

Para curtir com calma e ter tempo de relaxar à beira-mar, o ideal é ficar em Trancoso por quatro ou cinco dias. Quanto mais tempo você tiver na região, mais paraísos poderá percorrer. Se possível, estique a viagem, fique uma semana em Trancoso e passe uma ou duas noites na Praia do Espelho. Com mais tempo vale até dar um pulinho em Caraíva, outro encantador destino do Litoral Sul da Bahia.

Se você está com viagem marcada rumo a Trancoso, confira todas as dicas aqui no nosso Guia de Trancoso! Não falta o que fazer em Trancoso durante os seus dias de descanso por lá. Aproveite cada minuto desse cantinho mágico da Bahia e boa viagem!