Melhores Destinos
Washington DC
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Transportes em Washington

Washington é o tipo de destino que facilita a vida do turista. A cidade é pequena, segura, planejada, plana e concentra grande parte das atrações em um espaço que pode ser tranquilamente percorrido a pé. Um convite até para os turistas mais perdidos. A partir do National Mall você será capaz de chegar à maioria dos pontos turísticos apenas com um mapa de papel em mãos. Escolha um calçado confortável, uma roupa adequada à estação do ano e siga a trilha dos monumentos, museus, memoriais e parques.

Metrorail

Apesar de muitas atrações estarem concentradas em um pequeno espaço da cidade, nem tudo pode ser percorrido a pé. Para distâncias mais longas, ou para quando o cansaço bater, a melhor opção que WDC oferece é o metrô, também chamado de metrorail. São seis linhas, divididas por cores, que percorrem as áreas mais importantes de Washington, o que inclui os aeroportos de Dulles (com um transfer) e Reagan, além das regiões de Maryland e Virgínia. Apenas uma área, entre as mais visitadas, não é coberta pelo metrô: Georgetown.

As estações de metrô são bem sinalizadas, limpas, seguras e contam com escada rolante e elevador (essenciais na vida dos viajantes). E aqui vale uma dica: mantenha-se à direita caso não queira acelerar a subida caminhando pelos degraus. Assim você irá evitar uma bronca de quem está com pressa. Muitas escadas são longas e os passageiros costumam correr por elas.  

Washington-dc

O sistema de passagem do metrô em Washington é um pouco diferente do Brasil. A cobrança é feita com base no horário e distância percorrida. Como o cálculo do valor é feito apenas na saída, você precisará do ticket para deixar a estação. O montante debitado será de acordo com o seu destino final.

Os tickets podem ser adquiridos nas máquinas antes de entrar nas estações. Cartões de crédito, débito e dinheiro (as máquinas só devolvem até USD 10 de troco) são aceitos para a compra. Caso, no momento da saída, você não tenha valor suficiente para a viagem, não se preocupe! Dentro das estações é possível complementar o valor nas máquinas exit fare disponíveis.

Para economizar e facilitar o trâmite no metrô, a melhor opção é adquirir o SmartTrip. O cartão oferece descontos de um dólar em cada passagem, simplesmente para que as pessoas evitem o uso do ticket de papel. Ele permite a carga e recarga do valor que for desejado, um bom negócio para quem vai usar até dois transportes por dia. Caso você precise de mais, calcule se fica mais em conta o passe de uma semana. O custo é de USD 36 e ele permite viagens ilimitadas.   

As passagens custam entre USD 1,75 e USD 5,90, a depender do horário e distância. Para calcular o custo da sua viagem, acesse o site oficial do metrô. Vários aplicativos para smartphones estão disponíveis para consulta das linhas e trajetos.

O metrô de WDC não é 24h, por isso fique atento ao horário.

Segunda a quinta, de 5h à meia noite;

Sexta, de 5h às 3h.

Sábado, de 7h às 3h.

Domingo, de 7h à meia noite.

Veja mais detalhes sobre as linhas do metrô de Washington.

Washington-dc

Metrobus

O sistema de transporte público em Washington integra o metrô à rede de ônibus da cidade, chamada de metrobus. Diferente do metrô, não é muito fácil verificar itinerários ou descobrir onde está o ponto correspondente ao ônibus que você precisará pegar. Se desejar usar o veículo, o ideal é consultar o trajeto em um aplicativo online, como o Google Maps, ou no site oficial do metrô.

O SmartTrip vale tanto para o metrô quanto para o ônibus. Dentro do prazo de duas horas será descontada apenas uma passagem, independente do número de transportes utilizados. Caso deseje pagar a tarifa unitária, o valor da passagem do ônibus é a partir de USD 1,60 no SmartTrip e 1,80 em dinheiro. Caso opte pelo pagamento in cash é necessário ter o valor exato da passagem, pois os motoristas não dão troco.

DC Circulator

Além do ônibus convencional, Washington oferece o DC Circulator. O sistema, desenvolvido especialmente para os visitantes, não faz parte do transporte público oficial da cidade. As cinco linhas existentes atualmente cobrem áreas turísticas não tão bem servidas pelo sistema de metrô. É um grande facilitador, já que é tão fácil de entender quanto o metrô.

Washington-dc

O DC Circulator não é totalmente integrado ao sistema público de transporte. A passagem custa USD 1 dólar e a integração gratuita, válida por duas horas, é permitida apenas para dois casos: quem possui o SmartTrip e usou o Circulator ou o Metrobus. No caso do Metrorain o valor da passagem cai para USD 0,50. Parece complicado, mas na prática é muito fácil! É possível também adquirir o passe para um dia (USD 3), três (USD 7) ou uma semana (USD 11). Ele é válido apenas para o DC Circulator.

As cinco rotas oferecidas são:

Dupont Circle – Georgetown – Rosslyn

Georgetown – Union Station

Potomac Avenue Metro – Skyland via Barracks Row

Union Station – Navy Yard

Woodley Park – Adams Morgan – McPherson Square

Veja mais detalhes sobre as rotas do DC Circulator.

Capital Bike Share - Bicicletas compartilhadas

Pistas largas e terrenos planos tornam o ato de dar ao menos uma volta de bike pela cidade de Washington irresistível. E se você se aventurar pela primeira vez, tenha certeza de que não irá resistir a muitas outras voltas. A cidade oferece um sistema de bicicletas compartilhadas - Capital Bike Share - com mais de 300 estações e 2500 bicicletas. Sem burocracias, você poderá pegar uma bike e rodar a cidade. É especialmente atraente para circular entre os monumentos do National Mall e passear pelos parques.

Lincoln-memorial

Para começar a usar basta ter um cartão de crédito internacional e um número de telefone. O cadastro poderá ser feito na própria estação no momento da comprar do primeiro passe. Você poderá escolher entre os seguintes passes:

 - 24h – USD 7

- 3 dias – USD 15

- Mensal – USD 25

- Anual – USD 75

Todos os passes dão direito de uso ilimitado das bicicletas, sendo que apenas a primeira meia hora de uso, a cada vez que você pegar a bike, será gratuita. A cada meia hora a mais de uso, ou seja, se você usar por uma hora direito, você pagará um adicional. O total será calculado no momento da devolução da bicicleta. Os valores variam à medida que as horas passam:

- 00 a 29 min – grátis

- 30 a 59 min – USD 2,00

- 1h a 1h29 – USD 6,00

- 1h30 a 1h59 –  USD 14,00

- 2h a 2h29  – USD 22.

Tabela completa de valores do Capital Bike Share.

Ao preencher todos os dados solicitados na estação, você receberá uma senha. Digite a combinação na baia da bike escolhida, espere a luz verde acender e retire a bicicleta. Pronto! É só subir e pedalar.

Na hora de devolver você precisará encontrar uma estação, para isso utilize o aplicativo do Bike Share, que pode ser consultado online ou instalado no smartphone. São tantas que você não terá dificuldade em encontrar. Escolha uma baia vazia, encaixe a bike e espere a luz verde acender. Simples assim! É importante que você se lembre da cobrança a cada meia hora. Se perder a noção do tempo o passeio pode custar bem caro e você só descobrirá quando a fatura do cartão chegar.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Washington DC