Washington DC

Transportes em Washington

Washington é o tipo de destino que facilita a vida do turista. A cidade é pequena, segura, planejada, plana e concentra grande parte das atrações em um espaço que pode ser tranquilamente percorrido a pé. Um convite até para os turistas mais perdidos. A partir do National Mall você será capaz de chegar à maioria dos pontos turísticos apenas com um mapa de papel em mãos. Escolha um calçado confortável, uma roupa adequada à estação do ano e siga a trilha dos monumentos, museus, memoriais e parques.

Metrorail

Apesar de muitas atrações estarem concentradas em um pequeno espaço da cidade, nem tudo pode ser percorrido a pé. Para distâncias mais longas, ou para quando o cansaço bater, a melhor opção que WDC oferece é o metrô, também chamado de metrorail. São seis linhas, divididas por cores, que percorrem as áreas mais importantes de Washington, o que inclui os aeroportos de Dulles (com um transfer) e Reagan, além das regiões de Maryland e Virgínia. Apenas uma área, entre as mais visitadas, não é coberta pelo metrô: Georgetown.

As estações de metrô são bem sinalizadas, limpas, seguras e contam com escada rolante e elevador (essenciais na vida dos viajantes). E aqui vale uma dica: mantenha-se à direita caso não queira acelerar a subida caminhando pelos degraus. Assim você irá evitar uma bronca de quem está com pressa. Muitas escadas são longas e os passageiros costumam correr por elas.  

Washington-dc

O sistema de passagem do metrô em Washington é um pouco diferente do Brasil. A cobrança é feita com base no horário e distância percorrida. Como o cálculo do valor é feito apenas na saída, você precisará do ticket para deixar a estação. O montante debitado será de acordo com o seu destino final.

Os tickets podem ser adquiridos nas máquinas antes de entrar nas estações. Cartões de crédito, débito e dinheiro (as máquinas só devolvem até USD 10 de troco) são aceitos para a compra. Caso, no momento da saída, você não tenha valor suficiente para a viagem, não se preocupe! Dentro das estações é possível complementar o valor nas máquinas exit fare disponíveis.

Chinatown Washington-dc Washington-dc Washington-dc Washington-dc

Para economizar e facilitar o trâmite no metrô, a melhor opção é adquirir o SmartTrip. O cartão oferece descontos de um dólar em cada passagem, simplesmente para que as pessoas evitem o uso do ticket de papel. Ele permite a carga e recarga do valor que for desejado, um bom negócio para quem vai usar até dois transportes por dia. Caso você precise de mais, calcule se fica mais em conta o passe de uma semana. O custo é de USD 36 e ele permite viagens ilimitadas.   

As passagens custam entre USD 1,75 e USD 5,90, a depender do horário e distância. Para calcular o custo da sua viagem, acesse o site oficial do metrô. Vários aplicativos para smartphones estão disponíveis para consulta das linhas e trajetos.

O metrô de WDC não é 24h, por isso fique atento ao horário.

Segunda a quinta, de 5h à meia noite;

Sexta, de 5h às 3h.

Sábado, de 7h às 3h.

Domingo, de 7h à meia noite.

Veja mais detalhes sobre as linhas do metrô de Washington.

Washington-dc

Metrobus

O sistema de transporte público em Washington integra o metrô à rede de ônibus da cidade, chamada de metrobus. Diferente do metrô, não é muito fácil verificar itinerários ou descobrir onde está o ponto correspondente ao ônibus que você precisará pegar. Se desejar usar o veículo, o ideal é consultar o trajeto em um aplicativo online, como o Google Maps, ou no site oficial do metrô.

O SmartTrip vale tanto para o metrô quanto para o ônibus. Dentro do prazo de duas horas será descontada apenas uma passagem, independente do número de transportes utilizados. Caso deseje pagar a tarifa unitária, o valor da passagem do ônibus é a partir de USD 1,60 no SmartTrip e 1,80 em dinheiro. Caso opte pelo pagamento in cash é necessário ter o valor exato da passagem, pois os motoristas não dão troco.

DC Circulator

Além do ônibus convencional, Washington oferece o DC Circulator. O sistema, desenvolvido especialmente para os visitantes, não faz parte do transporte público oficial da cidade. As cinco linhas existentes atualmente cobrem áreas turísticas não tão bem servidas pelo sistema de metrô. É um grande facilitador, já que é tão fácil de entender quanto o metrô.

Washington-dc

O DC Circulator não é totalmente integrado ao sistema público de transporte. A passagem custa USD 1 dólar e a integração gratuita, válida por duas horas, é permitida apenas para dois casos: quem possui o SmartTrip e usou o Circulator ou o Metrobus. No caso do Metrorain o valor da passagem cai para USD 0,50. Parece complicado, mas na prática é muito fácil! É possível também adquirir o passe para um dia (USD 3), três (USD 7) ou uma semana (USD 11). Ele é válido apenas para o DC Circulator.

As cinco rotas oferecidas são:

Dupont Circle – Georgetown – Rosslyn

Georgetown – Union Station

Potomac Avenue Metro – Skyland via Barracks Row

Union Station – Navy Yard

Woodley Park – Adams Morgan – McPherson Square

Veja mais detalhes sobre as rotas do DC Circulator.

Capital Bike Share - Bicicletas compartilhadas

Pistas largas e terrenos planos tornam o ato de dar ao menos uma volta de bike pela cidade de Washington irresistível. E se você se aventurar pela primeira vez, tenha certeza de que não irá resistir a muitas outras voltas. A cidade oferece um sistema de bicicletas compartilhadas - Capital Bike Share - com mais de 300 estações e 2500 bicicletas. Sem burocracias, você poderá pegar uma bike e rodar a cidade. É especialmente atraente para circular entre os monumentos do National Mall e passear pelos parques.

Lincoln-memorial

Para começar a usar basta ter um cartão de crédito internacional e um número de telefone. O cadastro poderá ser feito na própria estação no momento da comprar do primeiro passe. Você poderá escolher entre os seguintes passes:

 - 24h – USD 7

- 3 dias – USD 15

- Mensal – USD 25

- Anual – USD 75

Washington-dc Washington-dc Washington-dc Washington-dc Washington-dc

Todos os passes dão direito de uso ilimitado das bicicletas, sendo que apenas a primeira meia hora de uso, a cada vez que você pegar a bike, será gratuita. A cada meia hora a mais de uso, ou seja, se você usar por uma hora direito, você pagará um adicional. O total será calculado no momento da devolução da bicicleta. Os valores variam à medida que as horas passam:

- 00 a 29 min – grátis

- 30 a 59 min – USD 2,00

- 1h a 1h29 – USD 6,00

- 1h30 a 1h59 –  USD 14,00

- 2h a 2h29  – USD 22.

Tabela completa de valores do Capital Bike Share.

Ao preencher todos os dados solicitados na estação, você receberá uma senha. Digite a combinação na baia da bike escolhida, espere a luz verde acender e retire a bicicleta. Pronto! É só subir e pedalar.

Na hora de devolver você precisará encontrar uma estação, para isso utilize o aplicativo do Bike Share, que pode ser consultado online ou instalado no smartphone. São tantas que você não terá dificuldade em encontrar. Escolha uma baia vazia, encaixe a bike e espere a luz verde acender. Simples assim! É importante que você se lembre da cobrança a cada meia hora. Se perder a noção do tempo o passeio pode custar bem caro e você só descobrirá quando a fatura do cartão chegar.

Tudo que você precisa saber sobre Washington DC!

Esse texto sobre Transportes em Washington faz parte do guia de Washington DC no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Washington

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.