Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Amsterdam Centraal

Amsterdam Centraal é, ao mesmo tempo, uma importante porta de entrada e um belo cartão-postal da cidade. A estação de trens foi construída em 1889 nas margens do rio IJ, projetada pelo mesmo arquiteto responsável pelo Rijksmuseum, em estilo neogótico e renascentista holandês.

A estação de trem é a primeira coisa que muitos brasileiros conhecem na capital holandesa, pois pegar o trem no Aeroporto de Schiphol é a forma mais comum de chegar a Amsterdam. Também é onde chegam trens internacionais, como o trem de Paris a Amsterdam ou o trem de Londres a Amsterdam.

Amsterdam Centraal

Mas o ponto também reúne todos os outros meios de transporte da capital holandesa, por ali passam linhas de tram (bonde), ônibus e mesmo ferry boats, que vão, por exemplo, para o A'dam Lookout e para NDSM, uma área de estaleiro revitalizada e descoladinha.

A estação fica em região central, perto, por exemplo, do Red Light District e a aproximadamente 1 km da Praça Dam. Inclusive, é uma boa localização para se hospedar. Eu mesma fiquei no Ibis Amsterdam Centre e foi superconveniente.

Estima-se que aproximadamente 200 mil passageiros circulem por essa área todo dia. Isso é motivo para você ficar alerta: eu não vi nada, mas ouvi relatos de que teria pickpockets — ou, no velho e bom português, batedores de carteira. Não custa ficar alerta.

Amsterdam Centraal

Amsterdam Centraal: estrutura

É verdade que a Amsterdam Centraal Train Station é grande, mas não é tão difícil se localizar lá dentro. Há totens amarelos de compra de bilhete de trem no saguão de entrada, guichê para você tirar suas dúvidas e várias telas indicam o número da plataforma de cada linha. Se você ficar em dúvida sobre qual trem pegar, vale simular o trajeto em aplicativos como o Google Maps.

Outra coisa que você vai gostar de saber é que tem muita loja lá dentro. Quando eu fui, tinha até da Victoria's Secret e da rede de maquiagem Kiko Milano. Também havia lugar para comprar lanches (incluindo Starbucks e Dunkin' Donuts) e até uma pequena unidade do mercado Albert Heijn, na área do desembarque.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Amsterdã

Amsterdam Centraal

Stationsplein, Amsterdam, 1012
Amsterdã