Apps úteis/Internet em Moscou

Muita gente nos pergunta se é possível se virar tranquilamente somente com o inglês, em Moscou, e a resposta é: infelizmente, não. Placas estão escritas em alfabeto cirílico (exceto em alguns poucos lugares do centro), a sinalização do eficientíssimo metrô também; além disso, não é nada fácil encontrar habitantes locais que dominem a língua inglesa, complicando bastante a vida daqueles que precisam pedir informações nas ruas.

Mas e aí você que está lendo se pergunta: precisarei de um guia turístico 24 horas por dia? A resposta também é não. A grande maioria dos pontos turísticos fornece informações em inglês, assim como boa parte dos restaurantes e cafés disponibilizam versões traduzidas do cardápio. A grande dificuldade do visitante, portanto, seria comunicar-se com os "locais" e também entender o metrô (confira o nosso post aqui). 

Depois de pesquisar na internet e conversar com amigos que moram em Moscou percebemos que uma grande ajuda poderia vir do smartphone, por meio de download de aplicativos que foram muito úteis ao longo da viagem. O primeiro deles é um dicionário inglês-russo, muito útil para aqueles momentos em que você precisa dizer apenas uma frase, palavra, ou se precisar traduzir para o inglês o nome de uma rua (já que, provavelmente, o seu mapa estará todo em inglês). Nós utilizamos este aqui, disponível para Android.

Para o metrô, a dica está em dois aplicativos bem legais: o Metro de Moscou Mapa, no qual você tem o mapa completo com os nomes de estações em alfabeto cirílico e em alfabeto latino, e o Yandex Metro (disponível para Iphone e Android), que funciona como um journey planner e, apesar de estar em cirílico, é intuitivo e muito fácil de usar (mais explicações no post sobre o metrô).

Internet em Moscou

Internet wi-fi é algo que você vai encontrar em praticamente todos os cafés, restaurantes e bares de Moscou. Neste ponto, inclusive, a cidade da Rússia supera várias outras capitais europeias. Caso a sua intenção seja acessar a internet a todo momento, você pode adquirir um cartão pré-pago de uma operadora russa, algo superviável em termos de preço, além de ser muito eficiente.

Lojas de operadoras de telefonia móvel estão espalhadas por todos os lados em Moscou. Uma delas é a MTC (C, em alfabeto cirílico, tem som de S), onde adquirimos um sim card por RUB 200 (R$ 13,70) que foi mais do que o suficiente para cinco dias de estadia, utilizando o Google Maps, postando fotos no nosso Instagram e fazendo o uso de alguns aplicativos, como os do Metrô de Moscou, mencionados acima.

Como adquirir um sim card

Ao entrar na loja, diga ao vendedor que deseja adquirir um cartão pré-pago e mencione quantos dias vai passar na cidade. O atendente irá pedir o seu passaporte e o endereço do seu hotel em Moscou para o registro. Nossa dica é procurar estabelecimentos no aeroporto, assim que chegar, ou o mais próximo possível do centro da cidade, isso porque as chances de encontrar um atendente que fale inglês serão é bem maiores. Além da MTC, as operadoras Megafon e Beeline oferecem o mesmo serviço, a preços bem acessíveis.

Tudo que você precisa saber sobre Moscou!

Esse texto sobre Apps úteis/Internet em Moscou faz parte do guia de Moscou no Melhores Destinos

Comentários para Apps úteis/Internet em Moscou

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.