Como chegar a Moscou

De Avião

Não há voos diretos das principais capitais brasileiras para Moscou, mas voos com conexões nas mais diversas partes da Europa. A capital da Rússia é servida por três aeroportos e a Aeroflot é a principal empresa de aviação do país. Uma sugestão para aqueles que já estiverem no Velho Continente e desejam economizar é voar por empresas low cost, como a Estonian Air (partindo de Amsterdã, na Holanda, e de Tallin, na Estônia), a Easyjet (de Londres) e a Aigle Azur (de Paris).

De Trem

Trens também conectam algumas cidades da Europa a Moscou, porém esta pode não ser a maneira mais rápida e barata, dependendo do ponto de partida. Passageiros provenientes de Praga (República Tcheca), Kiev (Ucrânia) e Budapeste (Hungria) desembarcam na estação Kievskiy (estação do metrô Kievskaya). Já trens de alta velocidade provenientes de São Petersburgo chegam na estação Leningradskiy.

Na versão em inglês do site da Russian Railways é possível encontrar informações diversas a respeito da malha ferroviária do país e, inclusive, comprar tíquetes. Outro site muito bom é o da Russian Trains (clique aqui), onde você vai encontrar tudo muito bem explicado, em inglês, além de ser bastante confiável para compra de tíquetes, em geral, e também para o Sapsan, o trem de alta velocidade que conecta Moscou a São Petersburgo em três horas e 50 minutos. 

De Carro

Acessar e locomover-se de carro na capital da Rússia pode não ser uma ideia muito boa devido ao trânsito local, em geral bastante confuso, além de toda a má fama dos motoristas moscovitas em não respeitarem sinais de trânsito e limites de velocidade.

Engarrafamentos também costumam ser frequentes nas mais diversas partes da cidade e o idioma é uma enorme barreira para os estrangeiros que não o dominam. Isso porque todas as placas indicativas estão no alfabeto cirílico.

Tudo que você precisa saber sobre Moscou!

Esse texto sobre Como chegar a Moscou faz parte do guia de Moscou no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Moscou

  • Missing Daiane Cerino há 1 mês

    Olá, vou viajar para Barcelona e depois para Moscou, fico alguns dias e depois vou para Berlin, gostaria se saber se quando retornar para Europa terei que passar novamente pela imigração? Obrigada

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.