À primeira vista, Moscou pode intimidar como destino de viagem, especialmente se comparada com cidades bem mais tradicionais no turismo, a exemplo de Paris e Londres. No entanto, ao desembarcar na capital da Rússia é bem provável que essas primeiras impressões fiquem em segundo plano diante de uma cidade extremamente vibrante, com bagagem histórica gigante e onde o número de turistas só tem aumentado a cada ano.

Andar pelas ruas da bela e movimentada metrópole proporciona ao visitante sensações únicas e de total encantamento. Ver de perto grandiosos monumentos e pontos turísticos famosos, como a Praça Vermelha, o complexo do Kremlin - a sede do governo -, o Teatro Bolshoi e a Catedral de São Basílio (aquela com as cúpulas coloridas) vale cada centavo empregado na viagem!

Definitivamente, a arquitetura é um ponto forte e que chama bastante a atenção do visitante durante as andanças pela cidade. Em meio aos pontos citados anteriormente e construções antigas sobreviventes à era Stalin, você vai encontrar arranha-céus extremamente modernos e lojas tão luxuosas que em nada lembram o passado comunista. Um cenário que, ao nosso ver, simboliza muito o que Moscou representa nos dias de hoje: uma capital que valoriza cada momento vivido no passado, porém bastante focada no futuro.   

Moeda

Moscou é uma cidade cosmopolita cuja população atual é composta por mais de 10 milhões de pessoas. O idioma local é o russo e, apesar de a língua inglesa não ser muito difundida por lá, é possível sim se comunicar nas áreas turísticas. A maioria dos pontos importantes da capital, como museus e monumentos, por exemplo, disponibilizam informações para os visitantes em inglês e em outros idiomas, como espanhol e francês.  

A moeda local é o Rublo (RUB), dividido em 100 kopecs (confira a cotação aqui). Você pode cambiar uma certa quantia de dinheiro antes de desembarcar em Moscou, para não chegar totalmente desprovido, porém casas de câmbio e caixas eletrônicos estão espalhadas pelos mais diversos pontos da cidade (leia mais em Dicas).

Após essa breve introdução, o MD convida você a conhecer o resultado das nossas andanças por esta cidade extremamente movimentada e cheia de surpresas!

Vamos nessa?