Dicas de Moscou

Saque de dinheiro/Câmbio

Evite sacar dinheiro em caixas eletrônicos que não estejam acoplados a agências bancárias. Caso o seu cartão fique preso na máquina, é possível recuperá-lo de volta rapidamente. Além disso, não se arrisque trocando moeda com estranhos nas ruas. Dirija-se à casa de câmbio mais próxima, é sempre mais seguro!

Segurança

Muita gente tem dúvidas sobre quão segura é a capital da Rússia para turistas. Como em toda cidade grande, é preciso ter muito cuidado. Fique sempre atento a bolsas, carteiras e mochilas devido à presença de batedores, principalmente em áreas muito cheias.

A região turística costuma ser segura, porém é bom não vacilar, evitando andar sozinho muito tarde da noite ou dando a entender que é turista - falando alto em outro idioma e exibindo câmeras fotográficas, por exemplo. Outra dica é que o visitante ande com cópias do passaporte na bolsa e mantenha o documento original guardado em um lugar seguro. 

No Táxi

Em Moscou, qualquer carro na rua é um táxi em potencial. Basta acenar para que vários veículos particulares se ofereçam para fazer a corrida. A dica, porém, é sempre optar por táxis oficiais com taxímetro ou taxistas que negociem a corrida previamente; caso contrário, você pode pagar um valor absurdo.

No Metrô

Permaneça sempre do lado direito nas escadas rolantes, caso não esteja com pressa. O lado esquerdo fica livre para os que precisam se deslocar com mais rapidez dentro da estação.

Cuidado ao atravessar a rua!

O trânsito em Moscou, realmente, não é dos mais fáceis, mas passagens subterrâneas para pedestres estão espalhadas por todas as partes da cidade. O melhor é sempre optar por essas galerias, quando disponíveis, e não se arriscar tentando atravessar a rua.

No restaurante

A maioria dos bares e restaurantes de Moscou não inclui a gorjeta na conta final, porém é de praxe que o cliente reserve ao menos 10% para o prestador do serviço.   

Faltou algo na lista? Deixe a sua dica nos comentários!

  • Embaixada do Brasil na Rússia

    Nota:  de 10 (0)

    Na página da Embaixada do Brasil na internet há uma série de informações importantes para aqueles que estão com passagem marcada ou pensando em visitar a Rússia. Em caso de urgência no país, como detenção, hospitalização ou morte, o cidadão brasileiro deve contatar o...

Tudo que você precisa saber sobre Moscou!

Esse texto sobre Dicas de Moscou faz parte do guia de Moscou no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Moscou

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.