Moscou
Gisela Cabral

Dicas de Moscou

Saque de dinheiro/Câmbio

Evite sacar dinheiro em caixas eletrônicos que não estejam acoplados a agências bancárias. Caso o seu cartão fique preso na máquina, é possível recuperá-lo de volta rapidamente. Além disso, não se arrisque trocando moeda com estranhos nas ruas. Dirija-se à casa de câmbio mais próxima, é sempre mais seguro!

Segurança

Muita gente tem dúvidas sobre quão segura é a capital da Rússia para turistas. Como em toda cidade grande, é preciso ter muito cuidado. Fique sempre atento a bolsas, carteiras e mochilas devido à presença de batedores, principalmente em áreas muito cheias.

A região turística costuma ser segura, porém é bom não vacilar, evitando andar sozinho muito tarde da noite ou dando a entender que é turista - falando alto em outro idioma e exibindo câmeras fotográficas, por exemplo. Outra dica é que o visitante ande com cópias do passaporte na bolsa e mantenha o documento original guardado em um lugar seguro. 

No Táxi

Em Moscou, qualquer carro na rua é um táxi em potencial. Basta acenar para que vários veículos particulares se ofereçam para fazer a corrida. A dica, porém, é sempre optar por táxis oficiais com taxímetro ou taxistas que negociem a corrida previamente; caso contrário, você pode pagar um valor absurdo.

No Metrô

Permaneça sempre do lado direito nas escadas rolantes, caso não esteja com pressa. O lado esquerdo fica livre para os que precisam se deslocar com mais rapidez dentro da estação.

Cuidado ao atravessar a rua!

O trânsito em Moscou, realmente, não é dos mais fáceis, mas passagens subterrâneas para pedestres estão espalhadas por todas as partes da cidade. O melhor é sempre optar por essas galerias, quando disponíveis, e não se arriscar tentando atravessar a rua.

No restaurante

A maioria dos bares e restaurantes de Moscou não inclui a gorjeta na conta final, porém é de praxe que o cliente reserve ao menos 10% para o prestador do serviço.   

Faltou algo na lista? Deixe a sua dica nos comentários!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.