Repleta de história e ao mesmo tempo tão jovial, Boston cresceu calcada nos mais profundos conceitos de liberdade. Peça fundamental na Revolução Americana, iniciada em 1775, a cidade, hoje, é retrato de modernidade e inovação. Apesar da característica atual, Boston não deixa de lado o passado e vive intensamente o momento mais marcante de sua trajetória: a Independência dos Estados Unidos.

Entre ruas de paralelepípedo e charmosos prédios de tijolos vermelhos, quem circula pela cidade revive alguns dos mais importantes momentos para os norte-americanos. Basta seguir a rota da Freedom Trail para descobrir os lugares dos encontros e batalhas que levaram à assinatura da Declaração de Independência. Você caminhará por onde passaram Benjamin Franklin, Samuel Adams, George Washington e outros “filhos da liberdade”. A luta da cidade ajudou a transformar o que antes eram as Treze Colônias nos atuais Estados Unidos da América. E essa história não está apenas nos museus, ela está na rua por onde passam 19 milhões de turistas todos os anos.   

O mesmo caminho que levou a cidade à Revolução Americana hoje leva Boston às revoluções científicas e tecnológicas, aos efervescentes movimentos culturais, à gastronomia de alta qualidade, à intensa vida esportiva e ao dia a dia animado de uma cidade universitária. É difícil dissociar a marcante história de tudo isso, mas basta sentar-se por alguns minutos no gramado do Public Garden para acreditar que Boston sempre foi uma cidade leve, moderna e muito hospitaleira.

A receptividade dos moradores e os cuidados com os turistas (como a própria Freedom Trail) fazem com que todos se sintam rapidamente em casa. Apesar do frio em boa parte do ano, Boston convida a sair à rua e fazer longas caminhadas, ou, para os mais atletas, uma ótima maratona. Circule por Downtown na velocidade dos que estão correndo para o trabalho, perca-se entre os prédios do Financial District, alugue uma bicicleta para passear pela Harbor Walk e passe muitas horas no elegante bairro de Beacon Hill. Aliás, horas é o que você ganhará, e jamais perderá, dentro de cada maravilhoso museu da cidade.

A despretensão com que Boston trata os roteiros turísticos é o que transforma a cidade em um ótimo destino. Não há grandes obrigações a cumprir e você poderá realmente conhecer a vida local como ela é. Que tal ver um pouquinho mais sobre a capital de Massachusetts? O Melhores Destinos preparou um guia com dicas de o que fazer, os melhores museus e pontos turísticos, boas oportunidades de compras, lugares deliciosos para comer e curtir a noite. No guia você também tem informações de onde se hospedar, a melhor época pra ir e como se locomover. É a sua chance de também fazer parte da cidade que ajudou a revolucionar os Estados Unidos.