Quando ir a Brasília

Brasília pode ser visitada em qualquer época do ano. A capital é um ótimo destino para viagens de última hora e feriados prolongados, já que para conhecer os principais pontos turísticos de Brasília você precisará de três ou quatro dias. Vale dizer que os hotéis em Brasília costumam ter tarifas bem mais altas durante a semana, quando a cidade lota devido ao turismo de negócios. Já nos finais de semana e feriados, as hospedagens têm preços bem camaradas, o que sempre ajuda a vida do turista!

  • Meses mais chuvosos: de novembro a março;
  • Meses menos chuvosos: de maio a setembro;
  • Melhor época para viajar a Brasília: de maio a setembro.

Clima e tempo em Brasília

Brasília tem dois períodos de clima bem distintos ao longo do ano. Entre os meses de maio e setembro, a cidade passa por período de estiagem e praticamente não há ocorrência de chuvas. Já no período de outubro a março, Brasília sofre com intensas chuvas e temporais capazes de alagar muitas ruas.

Museu-da-republica

Período de seca em Brasília - maio a setembro

Os sinais da chegada da seca em Brasília começam em maio, quando as chuvas diminuem e os ipês-roxos anunciam a estiagem. O clima segue seco até setembro e quanto menos umidade no ar, mais intenso e bonito é o pôr do sol na cidade. Sem falar que o intenso azul do céu é sempre um espetáculo à parte. 

Em julho, a falta de chuva já é bem perceptível. Os turistas, desacostumados com a baixa umidade, sofrem um bocado. Pele seca, lábios rachados e tontura são comumente sentidos pelos visitantes. No entanto, a poeira que paira no ar proporciona um dos mais belos espetáculos da cidade: o pôr do sol. Ele ganha incríveis tons, que variam entre o amarelo e o roxo. O bom é ter a certeza de que todos os dias ele será espetacular!

O auge da estiagem acontece em setembro, anunciado pelos ipês-amarelos, que florescem com força total. O aumento do número de queimadas faz com que a cidade fique tomada pela névoa seca. É o momento mais difícil para turistas e brasilienses, que sonham com a chegada das águas. O clima se mantém como o de deserto – calor durante o dia e frio à noite – até a chegada das chuvas, em outubro.

Brasilia

Período de chuvas em Brasília

O verde adormecido ressurge intensamente com o laranja dos flamboyants e a chegadas das primeiras chuvas entre setembro e outubro. As tempestades tornam-se mais frequentes entre novembro e fevereiro. O período é o menos indicado para visitar Brasília, já que muitas atrações são ao ar livre. Em março, as chuvas começam a diminuir e Brasília se prepara para mais um período de seca.

Com dados do Climatempo.

Tudo que você precisa saber sobre Brasília!

Esse texto sobre Quando ir a Brasília faz parte do guia de Brasília no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Brasília

  • Missing Eduardo lemos santos há mais de 7 anos

    Brasília, não tem um tempo exato para ir. Mas o indicado é que se vá entre maio a setembro, pois o sol vai estar brilhando é assim, poderá aproveitar melhor os pontos turísticos.

    Que nem: os lagos, os hotéis fazenda, a sua arquitetura é lógico a badalação, que é ótima.

    E caso, vá em um período de chuva, pode ter certeza, que ele ficará instável e que acabará aproveitando da mesma maneira.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.