Melhores Destinos
Cidade do México
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde ficar na Cidade do México

Apesar de ser considerada uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México tem uma zona turística bem delimitada, o que facilita na hora de definir as melhores opções de hospedagem. As atrações estão localizadas principalmente no corredor do Paseo de La Reforma, entre as áreas do Centro Histórico (Zócalo), Zona Rosa, Condesa, Chapultepec e Polanco. E esses bairros são também as melhores opções para hospedagem na Cidade do México. Outros bairros, apesar de terem boas atrações, ficam distantes e dificultam o dia a dia. É o caso de Coyocán — onde está o Museu Frida Kahlo e uma elegante zona residencial — e San Angel, um dos bairros mais chiques da cidade, com bons mercados e restaurantes. Ou de Santa Fé, uma região muito moderna e grande polo financeiro e de negócios. Todos são ótimos para visitar, mas não necessariamente para hospedagem.  

HOTEL NOTA LINK
Mumedi Design Hotel 9.5 Ver preços
Gran Hotel Ciudad de Mexico 9.3 Ver preços
Historico Central Hotel 9.3 Ver preços
Zocalo Central & Rooftop Mexico City 9.3 Ver preços
Puerta Alameda Suites México 9.0 Ver preços
Barceló Mexico Reforma 9.0 Ver preços
Casa de la Luz Hotel Boutique 8.9 Ver preços
Camino Real Polanco Mexico 8.8 Ver preços
Galeria Plaza Reforma 8.8 Ver preços
Hotel Castropol 8.7 Ver preços
Kali Ciudadela Mexico City 8.7 Ver preços
Fiesta Americana Reforma 8.7 Ver preços
Hotel Ritz Ciudad de México 8.7 Ver preços
Hotel Roble 8.6 Ver preços
Casa Pepe 8.6 Ver preços
Hotel Punto MX 8.5 Ver preços
We Hotel Aeropuerto 8.2 Ver preços
Hotel MX garibaldi 8.0 Ver preços
Camino Real Aeropuerto 8.0 Ver preços
Ibis Mexico Alameda 7.9 Ver preços

Antes de escolher onde se hospedar, é preciso levar em consideração um ponto essencial: o meio de transporte. O trânsito na Cidade do México tem uma péssima fama e locomover-se na cidade é realmente um problema (veja mais em transportes na Cidade do México). Caso não queira ficar horas parado em engarrafamentos, leve em consideração a importância de se hospedar próximo a uma estação do metrô. Ela será fundamental durante os dias de viagem. Vale também escolher um hotel que esteja na linha do metrobus.

Outro fator importante a ser avaliado é o preço da diária. A Cidade do México tem valores muito amigáveis para hospedagem. É possível conseguir um bom quarto, em excelente localização, por USD 30. Por USD 50, você poderá até escolher entre os hotéis mais elegantes. Os preços são muito bons e isso não será um peso no orçamento. Se estiver com um dinheirinho sobrando, compensa até investir em um quarto mais luxuoso. Mas caso precise economizar, você conseguirá tranquilamente hospedagens por menos de USD 30. 

Centro Histórico - Zócalo

Região que tem maior concentração de pontos turísticos, o Zócalo e o Centro Histórico têm grande oferta de hotéis com bons preços. A localização é excelente, repleta de transporte público, comércios, restaurantes e atrações. O fator que pesa contra o Centro é a segurança. Durante o dia, a região é extremamente movimentada e tem segurança reforçada. Muito tranquila de caminhar. Porém, como todo centro urbano, o movimento diminui ao cair da noite e as ruas ficam um pouco mais perigosas, especialmente depois das 22h. As áreas próximas à Plaza de la Constitución e ao Palácio de Bellas Artes são mais movimentadas e vigiadas. Caso esteja hospedado na região, evite andar sozinho à noite.

Vale dizer que, quando estivemos na Cidade do México, consideramos o Centro extremamente seguro e policiado. A cada 10 metros havia um policial e as ruas eram constantemente patrulhadas. A preocupação deve ser maior na madrugada. Caso deseje uma região tranquila, o Centro não é para você! Mas se quiser estar no meio dos acontecimentos, vale ficar por lá. 

Algumas boas opções de hotéis elegantes na região são o Hotel Histórico Central, o Downtown, o Chaya B&B Boutique, Hotel Zócalo Central, e o Gran Hotel Ciudad de México. Para preços mais camaradas, procure o One Ciudad de México Alameda, o NH México City Centro Histórico, Ibis México Alameda, Fiesta Inn Centro Histórico e Hotel Metropol. Quem preferir se hospedar em hostels na Cidade do México encontrará no Centro Histórico algumas excelentes oportunidades, como o Downtown BedsHostal Regina, Casa San Ildefonso, México City Hostel e Hostel Mundo Jovem Catedral.

Avenida Paseo de La Reforma (bairros de Cuauhtémoc, Juárez e Tabacalera)

Ela liga o Centro Histórico ao elegante bairro de Polanco e é uma das principais avenidas da cidade. O Paseo de La Reforma pode ser comparado à Avenida Paulista: movimentada, moderna e cheia de belos edifícios. A região, formada principalmente pelos bairros de Cuauhtémoc, Juarez e Tabacalera, oferece boas opções de transporte, é agradável para caminhadas e está muito bem localizada no centro de todas as atrações e bairros principais. Ao longo do Paseo de La Reforma, especialmente entre a Torre Mayor (Bosque Chapultepec) e a Alameda Central, há farta variedade de hotéis. É uma região extremamente segura, com bons restaurantes, shopping e lojas. Ótima para ser percorrida tanto durante o dia quanto à noite.

Estão entre as opções mais requintadas na avenida os hotéis Four Seasons Hotel México DF, St. Regis México City, Eurostars Suites Reforma, Sheraton México City Maria Isabel e Hotel Marquis Reforma. Com boa relação custo/benefício, há os hotéis Sevilla Palace, Fiesta Americana Reforma, o descolado Room Mate Valentina, o Emporio Reforma, o City Express Plus Reforma El Angel, o Hotel El Ejecutivo, o Hotel Plaza Revolución e o México City Marriott Reforma Hotel

Zona Rosa (parte do bairro Juárez), Condesa e Roma

As regiões de Condesa, Roma e Zona Rosa têm localização privilegiada entre os bairros de Polanco e Centro. Elas são ótimas pela facilidade de locomoção, pela segurança e têm boa oferta de restaurantes e lojas. Os preços são mais amigáveis que os do bairro de Polanco e a região é mais tranquila que o Centro. Importante ressaltar que a Zona Rosa é uma das principais regiões de balada na Cidade do México. À noite, é bem agitada e ótima para quem busca diversão além dos pontos turísticos. Há muitos bares, casas noturnas, alguns animados karaokês e vários sex shops. A Zona Rosa pode ser comparada à Rua Augusta, em São Paulo. A região é conhecida como o bairro gay da Cidade do México.

Os bairros vizinhos, Roma e Condesa, são mais tranquilos e charmosos, sendo comparáveis à Vila Madalena, na capital paulista. Os hotéis são, em grande parte, localizados em residências e com ares de hotel boutique. Uma delícia! A Zona Rosa está mais próxima ao Paseo de La Reforma, enquanto Condesa e Roma estão mais afastados da avenida, porém mais próximos ao Bosque Chapultepec. 

Boas opções nas regiões de Condessa e Roma são: Hotel Villa Condessa, Entre Barrios Hospederia, Casa Malí by Dominion, Casa Condesa Amatlan 84Maria Condesa Boutique Hotel, Condechi B and B. Já na animada Zona Rosa, você encontrará entre as opções o Hotel PF, o Suites Amberes, o Eurostars Zona Rosa Suites, o temático Hotel Geneve CD de México, o NH Collection México City Reforma e a Galeria Plaza Reforma.

Polanco

A elegância do bairro Polanco atrai viajantes que buscam conforto aliado à bela vizinhança. Não há como negar que a região é deliciosa para dias de férias. O Polanco oferece ampla variedade de bons restaurantes, muitas lojas e shoppings, alguns dos melhores museus da cidade e, de quebra, um dos mais lindos parques locais: o Bosque Chapultepec. A maior desvantagem do bairro é ter poucas estações de metrô, o que pode dificultar a locomoção. Caso opte por se hospedar em Polanco, dê preferência à região próxima às estações Auditório e Metrô Polanco. Assim você terá dias mais felizes e sem trânsito. Os preços em Polanco costumam ser mais altos, acompanhando o padrão dos hotéis. Portanto, esteja preparado para desembolsar alguns pesos mexicanos a mais. 

Para quem deseja se hospedar no Polanco, vale conferir o Las Alcobas DF, Intercontinental Presidente México City, PUG Seal Polanco Boutique B&B, JW Marriott México City e Hyatt Regency México City

Santa Fé

Fora da rota turística, o bairro de Santa Fé é o mais moderno da Cidade do México. A região se tornou grande polo empresarial e financeiro e hoje atrai especialmente o turismo de negócios. A área também é repleta de universidades, centros de convenções e sedia grandes eventos. Não é muito recomendada para os turistas comuns, especialmente por estar afastada das principais atrações, mas certamente é interessante para quem vai à Cidade do México e têm compromissos na região. 

Destacamos entre as hospedagens em Santa Fé os elegantes Live Agua México City Hotel & SpaSheraton Santa Fé México CityPresidente Intercontinental Santa Fé e Hilton México City Santa Fé. As boas relações custo/benefício do Novotel México City Santa Fé, do Camino Real Santa Fé, do Confort Inn Cidade do México Santa Fé, do Fiesta Inn Santa Fé e do moderninho City Express Plus Santa Fé. O maravilhoso design do Distrito Capital e a elegante tradição do Mex Suites Casa Azul B&B

Melhores Hotéis