Pontos Turísticos de Santiago
Visitar alguns dos pontos turísticos de Santiago é essencial para conhecer os atrativos da capital chilena e a cultura local. O que você mais gosta de conhecer quando viaja? Parques, construções históricas, museus ou belas paisagens? Santiago tem tudo isso! Conhecer os pontos turísticos da cidade é fácil e a maioria das atrações históricas se concentra principalmente no centro.
Pontos turísticos de Santiago - as atrações imperdíveis para conhecer na cidade
São muitas coisas legais para conhecer em Santiago, então, planejar seu roteiro por região irá te ajudar a otimizar o tempo e não ficar fazendo deslocamentos desnecessários. Acredito que 3 a 4 dias são suficiente para ver o básico da cidade, mas se você quiser explorar os arredores da cidade, visitar vinícolas e a Cordilheira dos Andes, estenda mais a viagem e fique ao menos uma semana na capital.
Meus top 7 pontos turísticos para conhecer em Santiago:
- Palácio La Moneda (de preferência visitar no momento da troca de Guarda)
- Plaza de Armas de Santiago
- Parque Metropolitano
- Museu de Arte Pré-Colombiana
- Pátio Bellavista
- Sky Costanera
- Museu da Memória e dos Direitos Humanos
Explore o Centro de Santiago e seus atrativos históricos
Quem quer conhecer o essencial de Santiago não pode deixar de visitar o centro, onde está a Plaza de Armas (Praça de Armas), que sempre tem artistas de rua e apresentações culturais. Ela é a praça mais famosa da cidade, onde Santiago começou e os edifícios ao seu redor estão entre os mais simbólicos da cidade. Na frente dessa praça, está a Catedral Metropolitana de Santiago, a obra cristã mais importante na cidade e também o Museu Histórico Nacional, que tem entrada gratuita e um acervo que conta sobre a história do país através de seus objetos.
Após conhecer a Plaza de Armas, ande pelo Paseo Ahumada e vá até o Palácio de La Moneda, a sede da presidência chilena. Além da construção majestosa, é possível assistir na frente do palácio a Troca de Guarda, a solenidade da troca de guardas chilenos, que ocorre às 10h em dias alternados. Outra dica é visitar também o Centro Cultural La Moneda, um espaço de exposições que sempre tem alguma mostra acontecendo.
Se você gosta de museus, sugiro que visite o Museu de Arte Pré-Colombiana, que fica a poucos passos na Plaza de Armas e tem um acervo maravilhoso sobre os povos que existiam no território chileno antes da chegada dos espanhóis. O Chile fez parte do que hoje é conhecido como Império Inca e dentro desse museu você poderá conhecer mais detalhes do modo de vida, da cultura e da sabedoria desses povos.
Ainda no centro, você pode conhecer o Mercado Central, um antigo mercado onde hoje vendem principalmente peixes e frutos do mar. No local funcionam diversos restaurantes, com preços bastante variados — alguns desses restaurantes servem a centolla, que é o caranguejo gigante encontrado nas águas do Pacífico. Comer a centolla no Chile é bastante tradicional, mas o que você deve levar em consideração é que o Mercado Central pode ter preços bem salgados para provar essa iguaria, justamente porque costuma ser um lugar bastante turístico.
Entre o Centro e Lastarria - dois pontos turísticos lindíssimos de Santiago!
Visitar o Cerro Santa Lucía, que em meio ao agitado movimento do centro oferece um pouco de descanso é um passeio muito gostoso e que oferecerá um refúgio no meio da cidade. A majestosa Fonte de Netuno, que fica em uma das portas de entrada do parque, impressiona por seu tamanho!
Entre o Centro de Santiago e o charmoso bairro de Lastarria fica o Museu Nacional de Bellas Artes de Santiago, próximo ao Parque Florestal, outro bom atrativo para um passeio ao ar livre. A linda arquitetura externa do edifício do museu é um prenúncio de seu interior, rico em pinturas e esculturas.
Visite Providência e reserve um dia inteiro para o Parque Metropolitano de Santiago
Inaugurado há alguns anos, o Sky Costanera, é um observatório nos últimos andares de um edifício que tem 300 metros de altura e hoje é considerado um dos mais altos da América Latina. No térreo fica o shopping Costanera Mall e lá no alto o observatório. Nos dias de céu aberto é possível admirar toda a cidade e a magnífica Cordilheira dos Andes. A paisagem do local é incrível e imperdível!
Outra vantagem de visitar o local, e que nem todo mundo sabe, é que a cada hora há um guia no observatório que conta sobre as principais atrações de Santiago e mostra onde estão localizadas. Dessa forma, você tem uma espécie de city tour nas alturas, pode se localizar, entender melhor sobre a cidade e saber o que deseja fazer durante sua estadia.
Parque Metropolitano de Santiago - ponto turístico imperdível de Santiago!
Para conhecer melhor os recantos de sossego da capital, o Parque Metropolitano de Santiago, é um passeio imbatível. Se em muitas cidades, os grandes parques urbanos são planos, em Santiago é um pouco diferente porque grande parte do parque compreende o Cerro San Cristóbal (morro), então o parque está bem mais alto do que a cidade em si. Por ficar no alto, o acesso ao local pode ser feito a pé, de bicicleta, e também em funicular ou teleférico, tornando o passeio ainda mais legal e diferente. Lá de cima do Parque Metropolitano se tem uma vista linda (e gratuita) da cidade! Nos dias de céu aberto você pode admirar a Cordilheira dos Andes e toda Santiago! O passeio é lindo!
Ao longo de toda a extensão do parque Metropolitano existem diferentes pontos de interesse para visitar, como o Jardim Japonês, o Zoológico Nacional, a Imagem da Virgem da Imaculada Conceição, bosques, mirantes, pracinhas... Para subir ao parque pelo teleférico, recomendo começar o passeio pela estação Oasis, que fica no bairro de Providência!
Explore a região de Bellavista
Bellavista é um bairro boêmio de Santiago, com muitas opções de bares e restaurantes para curtir a noite, murais com pinturas na parede e duas atrações bem especiais, o Pátio Bellavista e La Chascona, uma das casas de Pablo Neruda. O Pátio Bellavista é um espaço que reúne restaurantes, cafeterias e lojas, ótimo para tomar um drink e curtir uma música ao vivo — esse costuma ser um local que os turistas não deixam de visitar! Já La Chascona é uma das casas em que viveu o importante poeta chileno Pablo Neruda e visitar sua casa pode ser uma maneira de conhecer mais de perto seu trabalho, sua vida, suas inspirações.
Além disso, Bellavista tem o funicular que dá acesso ao Parque Metropolitano de Santiago, um motivo a mais para visitar o bairro e suas charmosas ruas!
Conheça o estádio Nacional do Chile e o Estádio Monumental
O Estádio Nacional do Chile, inaugurado em 1938, é um dos principais estádios de futebol da América do Sul. Assim como os brasileiros, os chilenos são apaixonados por futebol e entre os principais times do país estão o Colo Colo e o Universidad Católica de Chile.
Para quem tem interesse em conhecer melhor sobre a história chilena, vale a pena reservar um momento para conhecer o Estádio Nacional, onde são realizadas muitas partidas de futebol, grandes shows e nas décadas passadas também foi usado como prisão. Hoje o local tem visitadas guiadas (reserve aqui) voltadas para entender a história durante o período de ditadura no Chile.
Já o Estádio Monumental, o estádio do Colo Colo, possui um museu sobre o clube que os fãs de futebol costumam gostar muito. Você pode aproveitar sua visita ao Chile para conhecer um pouco mais dos clubes locais ou assistir a uma partida de futebol!
Visite o Museu da Memória e dos Direitos Humanos
O Museu da Memória e dos Direitos Humanos é um dos museus mais importantes do Chile porque retrata o período de ditadura no país. Seu acervo é forte e desperta muita emoção, mas é também importante para conhecer a história do país e os acontecimentos das décadas mais recentes.
Visite os arredores de Santiago
A capital chilena está localizada em uma regão com vários atrativos ao seu redor e você pode aproveitar uma ida a Santiago para fazer passeios pelas redondezas. Um dos passeios mais bonitos para fazer perto da capital é visitar o Cajón del Maipo, uma lagoa em meio à Cordilheira dos Andes — no período mais frio, as montanhas nos arredores ficam nevadas, tornando a paisagem ainda mais bonita!
E se você viaja no inverno, não pode deixar de fora do roteiro a oportunidade de visitar as estações de esqui perto de Santiago para visitar a neve. Você pode simplesmente passar um dia na estação curtindo sua atmosfera, seus restaurantes e conhecendo a neve, como também pode esquiar mesmo ou praticar snowboard. As estações mais próximas da cidade são Valle Nevado, Farellones La Parva, El Colorado, mas Portillo, que é mais distante, é maravilhosa também porque tem a Laguna del Inca, uma lagoa lindíssima entre as montanhas com neve da Cordilheira.
Visitar Vinã del Mar e Valparaíso também é outro programa clássico não só entre os turistas, mas entre os próprio moradores da cidade, que se refugiram no litoral nos meses mais quentes do ano. Vinã del Mar, principalmente, possui uma excelente estrutura e embora seu mar seja gelado, é um programa muito comum ir a praia e curtir seu visual.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Santiago
- Excursão ao Cajón del Maipo
- Chip eSIM Civitatis Chile
- Excursão a Valparaíso e Viña del Mar
- Excursão à Vinícola Concha y Toro
- Excursão à vinícola Alyan ao entardecer
- Tour panorâmico por Santiago
- Visita às adegas de Santa Rita
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.