Quando ir a Cusco

Dizem que, para quem tem vontade de conhecer novos lugares, não há tempo ruim, mas a máxima talvez não se aplique ao nosso destino, porque quando chove, é possível que os sítios arqueológicos fiquem fechados para visitas, estragando boa parte das programações ao ar livre.

Cusco possui duas estações bem definidas: seca e chuvosa. A estação seca ocorre principalmente entre os meses de maio e setembro, que coincidem com o inverno, e as temperaturas médias ficam na casa dos 10ºC, com sensação de até 0ºC à noite.
O verão é a época das chuvas, que aparecem especialmente nos meses de novembro a março e elevam as temperaturas para médias em torno dos 13ºC. Mesmo com a média um tanto baixa para o verão, é comum sentir calor durante o dia e frio à noite. 

Os 3400m de altitude em relação ao nível do mar fazem com que, em qualquer época do ano, seja possível sentir um pouco de frio. Sempre coloque na mala agasalhos, e um hidratante ao viajar no período seco. 

Junho, julho e agosto são meses em que a cidade está movimentada, não apenas devido ao bom tempo como também por causa das férias. Viajando nesse período, faça a reserva de seu hotel com antecedência. Em diversos meses do ano você pode ter a sorte de presenciar uma das festividades da cidade e admirar as comemorações animadas dos cusquenhos, como a festa ao Señor de los Milagros.

Tudo que você precisa saber sobre Cusco!

Esse texto sobre Quando ir a Cusco faz parte do guia de Cusco no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Cusco

  • Arequipa Yuvenal Uscamayta há mais de 4 anos

    A melhor época para conhecer o parque vai de Abril a Novembro, pois a probabilidade de chuva é menor. Dentro desses meses, junho e julho são os melhores para conhecer o legado Inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda.
    Se alguém esteja pretendendo viajar ao Peru no mês de junho é bom já providenciar as passagens, passeios e toda a viagem com antecedência, por causa das vagas dos trens, hotéis e ingressos para Machu Picchu
    Mais dicas para a sua viagem.
    http://www.viagensmachupicchu.com.br/blog-noticias-sobre-machu-picchu-peru

  • Img1028 Gabriel Garcia há mais de 3 anos

    Só terei um tempo em março. Estou na dúvida. Embarco para Cusco ou arrumo outro destino?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Gabriel! Se é o único período que você tem para viajar, eu acho que vale a pena arriscar! Tempo é uma coisa imprevisível. De repente você pode combinar a viagem com Lima, que é difícil de chover...
    Dá uma olhada nessa página que de repente te ajuda a tomar uma decisão: https://weather-and-climate.com/average-monthly-Rainfall-Temperature-Sunshine,Cusco,Peru
    Abs!

  • Img1028 Gabriel Garcia há mais de 3 anos

    Muito obrigado, Camille. Está decidido: vale a pena visitar o país.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Que bom, Gabriel! Aproveite bastante a viagem! :)

  • Gtea3 Paty Patizaum há mais de 3 anos

    Ola Camille. Pretendo ir a Machu Picchu no feriado de Novembro de 5 dias (única época disponível para viajar :( e estou na dúvida se permaneço 3 dias em Cusco e 2 dias em Lima e vice-versa. Poderia me ajudar com a sua dica? Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Paty. Tudo bem?
    Sua divisão me parece excelente.
    É preciso considerar que dos 3 dias em Cusco, um deles será dedicado a Machu Picchu, né?
    Aí você terá 2 dias em Cusco, que dá para conhecer a cidade e o Vale Sagrado...
    Depois dois dias em Lima, que dá para ter uma visão geral da cidade, comer em bons restaurantes e visitar alguns pontos turísticos.
    Acho importante esses 2 dias em Cusco para fazer os passeios com mais calma e poder descansar. A altura nos deixa fatigados, então descansar é importante também.
    Me parece um roteiro ótimo, deu até vontade de ir também!
    Beijos

  • Gtea3 Paty Patizaum há mais de 3 anos

    Oi Camille muito obrigada pelo rápido retorno :)

    Você tem agências para indicar para que eu cote passeios ao redor de Cusco? Beijos

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Paty, na primeira viagem que fiz (foi uma press trip), fizemos passeios com a Condor Travel. Nossa guia era de uma simpatia ímpar e gostei do serviço da agência, mas não sei se eles organizam passeios atualmente. Acho que o Tripadvisor pode te ajudar a escolher uma agência. Beijos

  • Missing Tati C. há mais de 3 anos

    Tenho 10 dias de férias em fevereiro após o Carnaval e gostaria de visitar Cusco, Machu Picchu e Lima. Quanto tempo você recomenda para cada local? O clima é muito chuvoso nessa época mesmo?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Tati. Você quer dedicar esses 10 dias à viagem? Quer fazer um roteiro rápido ou sem pressa?
    Outra coisa... a cidade de onde você vai sair tem voo para Lima? Me responde essas perguntas que aí fica mais fácil eu dar uma opinião. ;)

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Ah... sim, fevereiro tem chances de chover porque a época chuvosa é o verão.

  • Missing Tati C. há mais de 3 anos

    Oi Camille. Pretendo dedicar uns 8 a 10 dias para a viagem. Prefiro um roteiro mais calmo, pois temos um menino de 2 anos e 3 meses. Saímos de Porto Alegre e tem vôos para Lima. Abraço.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Tati. Com uma criança a viagem tem que ser mais tranquila mesmo...
    Vamos considerar que vocês vão levar um dia para ir e um dia para voltar a PoA. Daí vocês poderiam ficar 2 ou 3 dias em Cusco + 1 dia para Machu Picchu + 3 ou 4 dias em Lima. Na verdade tudo depende da quantidade de locais que você pretende visitar e do ritmo de vocês viajando com um filho. Um tempo para descanso é importante por causa da altura.
    Já que você pediu uma opinião, preciso dizer que Cusco e Machu Picchu não têm muita estrutura para viajar com criança pequena. É preciso ficar bem atento e estar preparado para a aventura. Em Cusco as ruas são de paralelepípedo e Machu Picchu o chão é de terra, com muitas escadas e lugares perigosos para crianças nessa idade. Leia bem sobre o assunto e prepare-se para não ficar sobrecarregada. Abs!

  • Missing Tati C. há mais de 3 anos

    Agradeço muito pelas informações. Acho que vamos esperar uns anos a mais para encararmos a aventura. Bjs

  • Missing Diego Xavier há mais de 3 anos

    Sobre o soroche (mal de altitude), qual o melhor horário para chegar em Cusco? Se chegar pela manhã, é provável sentir o dia todo os males, sendo melhor a chegada a tarde, noite, para na manhã seguinte já estar aclimatado? Ou o inverso, se chegar a tarde /noite levará mais tempo até se acostumar a região, sendo melhor a chegada pela manhã bem cedo?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Diego. Eu nunca tinha pensado sobre esse fato do horário da chegada, mas talvez faça mais sentido chegar durante a noite e ir logo dormir. De toda forma, acho que não existe fórmula mágica... se for pra passar mal, você vai passar durante a noite mesmo. Uma vez viajei com um grupo e de madrugada algumas pessoas se sentiram mal e precisaram usar oxigênio. O importante é descansar, comer comidas leves, beber água, tomar chá de coca e, se possível, tomar as pílulas de soroche que também ajudam bastante.

  • Missing Luciana Paula há mais de 3 anos

    Olá Camille, tudo bem?
    Vou em maio para Cusco e não vou para Lima, decidi ir para Cusco e tentar conhecer o máximo de lugares entre Cusco e Macchu Pichu, vou ficar 8 dias, acha que será tempo suficiente para os passeios ou talvez devesse tentar ir a Lima também? Será que 8 dias teria sido muito?
    Desde já obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Luciana! Eu penso que 8 dias é muito sim e talvez você fique meio cansada de ver atrações "similares"...
    Você já tem ideia dos lugares que pretende visitar?
    Diria que 4 ou 5 dias está de ótimo tamanho para conhecer Machu Picchu e Cusco e o restante você poderia ficar em Lima. Abs!

  • Img1028 Gabriel Garcia há 3 anos

    Carina, estive lá em março. Quanto à segurança, me pareceu que não há problema. Encontrei duas brasileiras que viajavam sozinhas.

    De todos os países que conheci, eu diria que o Peru é um lugar obrigatório, mais até do que muitos lugares da Europa. Detalhe importante: você precisará de um dia (talvez menos) para se acostumar com a altitude. Eu não tive problema, mas conheci umas pessoas lá que ficaram prostradas.

    Lima é uma cidade extremamente encantadora. Deveria conhecer, sim.

    De toda forma, Cusco e Machu Picchu são duas cidades ótimas. Eu diria que vale a visita.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Carina. Tudo bem?
    Acho viável você fazer essa viagem sim. Já estive lá sozinha e não tive problemas...
    Dos lugares que você citou, Cusco/Machu Picchu para mim são os mais incríveis e certamente vale a pena conhecer. Concordo com o Gabriel que Lima também vale a visita, mas se o seu tempo não permite, paciência. Se você tivesse tempo, diria para passar ao menos uma semana no Peru.

    Minha preocupação é que seu tempo vai ser curtinho e Cusco/Machu Picchu não é muito bacana de conhecer com muita pressa (literalmente) por causa do mal de altura. Acho importante você se aclimatar ao invés de fazer tudo rapidamente.
    Será que você não conseguiria voltar pra o Brasil na terça no fim da tarde? Assim teria um tempo maior para conhecer a região.

  • Snapchat8629712794795191469 rafaela galvagni há quase 3 anos

    Oi Camille..pretendo ir pra cusco e machu picchu em outubro, achad uma epoca muito chuvosa?

  • Missing LARISSA PEREIRA há quase 3 anos

    Olá. Repito a pergunta da colega. Outubro seria uma boa época?

  • 2qcwa Evellyn Santos há quase 3 anos

    Também pretendo visitar cusco no feriado de novembro, mas fiquei apreensiva com algumas coisas que li na internet de que essa seria uma época chuvosa! Você acha que vale a pena ariscar? Ou deixar para outra ocasião?! Só ficarei cinco dias no país e estou totalmente inconformada por não ter tempo de conhecer lima !

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Olá, pessoal. Outubro não é tão chuvoso quanto os meses de verão, mas viajando nesses mês vocês podem pegar chuva sim. Sabendo disso, cabe a vocês avaliar se farão a viagem ou não. Em praticamente qualquer lugar do mundo estamos sujeitos a intempéries climáticas, então acho que vale a pena realizar a viagem.
    Sugiro olhar essa página aqui para tirarem suas conclusões sobre o clima: https://weather-and-climate.com/average-monthly-Rainfall-Temperature-Sunshine,Cusco,Peru
    Abs

  • Praiadoforte Eduardo Vasquez Peres há quase 3 anos

    Algumas pessoas perguntam quando é melhor viajar a Cusco?
    Cusco fica aos 3350 msnm numa região seca que recebe muitas chuvas no verão, e o período entre Janeiro e março não é aconselhável para sua viagem
    Porque as chuvas são intensas porem aconselhamos viajar nos meses secos.
    A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Dentro desses meses, maio e agosto são os melhores para conhecer o legado inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.
    Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.
    A temperatura média anual da região está na casa dos 22ºC, e cai quase pela metade à noite, mas no inverno as temperaturas podem chegar a -0ºC.
    Desejo a todos uma ótima viagem!!
    é recomendável viajar em junho por causa das festas de danças e musica
    http://machupicchupacotes.com.br/destino/peru/cusco-cuzco

  • Missing Julio Cesar há mais de 2 anos

    Ai galera estou indo em Janeiro 2017, é uma doideira pela chuva mas bora. Este é meu tel caso alguém tbm vá nesta epoca 31 992416991

  • Missing Fabiano há mais de 2 anos

    Olá Pessoal,
    Estou planejando de ir na segunda quinzena de fevereiro/2017. Alguém foi recentemente ou tem relatos de como é em relação a chuvas neste período?
    obrigado!!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Fabiano, dê uma olhada nessa página aqui: https://weather-and-climate.com/average-monthly-Rainfall-Temperature-Sunshine,Cusco,Peru

  • Missing Mayara há mais de 2 anos

    Camille, boa noite!!
    Entro de férias em maio e gostaria de ir ao Peru e visitar os três destinos Cusco, Lima e Machu Pichu...é possível ir aos três destinos?? como é a locomoção de um lugar à outro e quanto tempo você recomenda ficar em cada um deles.?? tenho 15 dias disponpiveis e por isso não tenho pressa nas visitas rs! Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Mayara.
    É possível e bastante tranquilo ir aos três destinos.
    De Lima para Cusco a melhor alternativa ir de avião. Já de Cusco para Machu Picchu é preciso primeiro ir a Aguas Calientes e esse trajeto pode ser feito de trem a partir de Cusco ou trem a partir de Ollantaytambo (cidade que também tem sítios arqueológicos).
    Como você não tem pressa, minha sugestão é de 4 dias para Lima, 3/4 para Cusco e um dia para Machu Picchu. Tudo vai depender do que você pretende ver por lá também... dá para ficar mais ou menos dias dependendo do que você quer ver.
    Abs!

  • 2xe7f André Pereira há 2 anos

    Camille boa tarde . Tudo bem?
    Eu e minha namorada pretendemos fazer um mochilao entre. Peru , Bolívia e Chile em novembro. Serão mais ou menos 25 dias de viagem . Vc teria umas dicas para a gente?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, André. Tudo bem?
    Eu nunca fiz uma viagem tão longa aqui na América do Sul, mas pela minha experiência com outros destinos, recomendo você pesquisar bastante e aí decidir quais serão as cidades, como serão os trajetos entre os destinos, etc. Geralmente os meus roteiros faço baseado no que faz mais sentido geograficamente e pensando nos custos.
    Depende bastante do que vocês gostam também, por isso é bom pesquisar para saber o que se encaixa nos interesses de vocês... Cusco, Machu Picchu, Salar de Uyuni e Deserto do Atacama eu recomendo muito.
    Abs!

  • 7h7v4 Maria Carolina da Col há mais de 1 ano

    Olá Camille! Dicas valiosas as suas! rs! Iremos à Cusco em meados de abril. Você poderia nos dizer se dá pra comprar a passagem de trem à Aguas Calientes uns dois dias antes de ir ou preciso comprar com meses de antecedência? Desde já, obrigada! Abs!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Maria. Tudo bem?
    Antes de te responder dei uma olhada no site da Peru Rail e me pareceu possível comprar 2 dias antes, mas eu não arriscaria. Acho melhor você comprar com antecedência.

  • Mvqev Suely Sampaio Franca há mais de 1 ano

    Olá, Camile!
    Moro em Rio Branco/Ac. Gostaria de ir a Cusco e Machu Picchu, em setembro. Tenho muita dúvida qual o transporte a usar nessa viagem, pq, o meu maior sonho é ver as cordilheiras dos andes. Farei essa viagem com minha filha (20 anos) e meu esposo, ou seja, três adultos. O que você me recomenda? Também, posso ir até Lima.

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Suely.
    Se você for a Cusco e Machu Picchu já poderá admirar a cordilheira. Se for ao país de avião conseguirá admirá-la do alto... Já que vão ao país, acho que seria sim uma boa ideia conhecer Lima, que é uma cidade muito movimentada, bem diferente e tem ótimos restaurantes.

  • Aarn3 Carlos William Rodrigues Lima há 1 ano

    Oi Camille!
    Estou programando viajar para o Peru em agosto, numa viagem de uns 17-18 dias de duração... passando por Lima (15-17/08) > Parque de Huascarán (18-21/08) > Lima (22/08) > Arequipa e Punos (23-27/08) > Cusco (28/08 a 02/09)... eu gostaria de saber se essa é uma boa época pra Cusco, porque tem a questão da quantidade de turistas na região, também tem o frio na região de Punos/Arequipa e o "mau tempo" em Lima. Eu teria disponibilidade para mudar as datas, por isso gostaria de uma opinião. Obrigado :)

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Carlos. Tudo bem?
    Para a região de Cusco, é um período que tende a ser mais seco e com menos chuvas e isso é ótimo... mas agosto é período de férias no hemisfério norte então acho que será natural ter bastante turistas. Lima quase não chove e agosto costuma ter poucas horas de sol - no verão costuma ter mais sol em Lima, mas é quando chove em Machu Picchu. Por ser um país grande, cada região apresenta condições diferentes ao longo do ano... nem sempre dá para ter o melhor dos dois mundos heheh. Acho que o importante é passear e estar preparado para conhecer os lugares, independentemente de fazer sol ou chuva.
    No Peru conheço apenas Lima, Cusco e Machu Picchu, portanto não tenho como falar sobre outras cidades.

  • 67twy Carol Mansour há 11 meses

    Camille, estou num dilema daqueles!
    tenho dez dias de férias, de 23/09 a 03/10.
    Queria ir para o Peru.
    Lima vale a pena?
    E como fica a questão do dólar por Lima, Cusco e arredores? Bjo!

  • 264mw Camille Panzera há 11 meses

    Oi, Carol. Acho que vale super a pena... o tempo que você tem é bom para conhecer Lima, Cusco e Machu Picchu. É uma época que pode chover em MP, mas não é o ápice das chuvas. Visitando essas cidades você vai poder conhecer muita coisa bacana, comer em restaurantes legais e ver o contraste entre as cidades grandes e pequenas do Peru.
    Não tenho informações atuais sobre câmbio por lá, mas só usei a moeda local. Bjs

  • Wgq7t Mariana Lima há 11 meses

    OI Camille! Eu e meu marido temos férias coletivas no fim do ano. A nossa ideia era viajar de 28/12 a 05/01. Nesse período tem muita chuva mesmo?

  • 264mw Camille Panzera há 10 meses

    Oi, Mariana, bom dia. Se vai chover mesmo não há como sabermos, mas infelizmente é o período que tende a chover sim. Dê uma olhada no link que vou deixar para tirar suas dúvidas: https://weather-and-climate.com/average-monthly-Rainfall-Temperature-Sunshine,Cusco,Peru

  • Dy6d7 Eduardo Bandeira há 10 meses

    Oi Camille, estou querendo ir viajar em Janeiro para Cusco para realizar a trilha de Salkantay, vao ser 5 dias de caminhada, e pretendo ficar 10 dias no total, gostaria de saber se Machu Picchu fica muito nublada por ser epoca de chuva, ou por ser verao, nao tem esse problema, porque estou com medo de chegar la depois de 5 dias caminhando e a montanha esta coberta de neblina rsrs. queria tirar alguma duvidas com vc se poder me mandar msg 011 993351991

  • 264mw Camille Panzera há 10 meses

    Oi, Eduardo. Esse período é conhecido por ter bastante chuva, então acho que o risco não só de chover, mas ficar nublado é grande.

  • Missing Ana Cristina Reis há 10 meses

    Oi..
    Estarei em Cusco dia 01/10 a 08/10, neste perído pretendo ir pra Machu Picchu, quantos dias vc acha necessário pra ficar na região e se preciso comprar passagem do trem e ingresso do parque antes.

  • D2zqm Belaniza Maciel há 9 meses

    Boa tarde, Camile. Estarei em Cuzco/Machu Picchu no período de 09 a 17/10 próximo.
    Nessa época, como se comporta o clima por lá?

  • 264mw Camille Panzera há 8 meses

    Oi, Belaniza. Como faltam poucos dias para sua viagem, o ideal é pesquisar a previsão do tempo... ficará até mais fácil fazer sua mala e saber o que vestir. Abs!

  • H9c3z Bianca Hatsumi Takara há 7 meses

    Oi Camille!! Tudo bem?? Vou para Lima no começo do ano que vem e estava pensando em ir para Cuzco/ Machu Picchu, voce acha que vale a pena mesmo sendo época de muita chuva?

  • 3p7dr Pedro Pereira há 7 meses

    Pelo comentários tem uma grande chance de pegar muita chuva em cuzco. Eu e minha esposa estamos pensando em ir pra cuzco de carro dia 29/12 e volto dia 03/01/19....1000 km de Rio Branco/ac pra Cuzco..... Vamos lá, vou corre o risco

  • 264mw Camille Panzera há 7 meses

    Oi, Bianca. Boa tarde. Acho que pode pegar muita chuva sim, eu escolheria outro período... mas aí vai da sua força de vontade e de estar disposta a passear mesmo com chuva. Só é bom saber que se as condições meteorológicas estiverem muito ruins, os parques podem ficar fechados, para a própria segurança dos visitantes.

  • Ccd9cafab12446598b8d241eed521dd1 Fernando há 4 meses

    Olá Camille tenho uma viagem a Cuzco marcado pra primeira semana d junho, vc acha q vai estar mt cheia a cidade ?
    Gostaria d saber tbm se em junho e frio ? Obrigado!

  • 264mw Camille Panzera há 4 meses

    Bom dia, Fernando. Não acredito que estará tão cheio porque ainda não é período de férias. Frio estará sim. A média de temperatura em junho é de 10 graus.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.