Taipei

0 avaliação
0% recomendam
0

Equilibrando tradições orientais e influências ocidentais na medida certa, Taipei, a capital de Taiwan, é repleta de templos, torres e mercados locais que parecem ter saído de cenários dos filmes de Bruce Lee. Embora seja uma metrópole gigantesca, também é famosa por sua população simpática, transporte público eficiente e ruas sempre seguras, mesmo à noite.

Comece o dia visitando a Praça da Liberdade (由广场), com seus incríveis 240.000 m² que homenageiam a transição democrática de Taiwan. A estrutura é o portão de entrada para o Memorial Nacional Chiang Kai-shek (國立中正紀念堂), principal atração para quem deseja conhecer melhor a história do país. O interior da construção guarda um interessante museu, com diversas galerias, fotos e registros da época. 

 

Parte do Memorial é dedicada a Chiang Kai-shek, líder político de Taiwan logo após o corte de relações com a China continental. A imensa estátua de bronze é do tamanho do respeito que os taiwaneses possuem até hoje pelo nacionalista, que sempre defendeu a soberania da ilha. Uma pomposa troca de guardas é realizada de hora em hora, vale a pena acompanhar.

Aos fundos do Memorial, a saída ainda reserva um panorama da cidade, com a torre Taipei 101 (臺北101) sempre presente no horizonte. Com 509 metros, esse já foi considerado o edifício mais alto do mundo até 2010, quando enfim foi superado pelo Burj Khalifa, em Dubai. Além da vista de tirar o fôlego, a torre também abriga um shopping nos andares mais baixos, perfeito para compras de luxo.

 

É possível visitar o interior do prédio e ter acesso ao observatório (tickets a partir de NT$ 600/US$ 20), ainda que o passatempo preferido de muitos turistas seja contemplar o pôr do sol a partir da Montanha do Elefante (象山, Xiangshan), onde a Taipei 101 se destaca no cenário. Não se deixe enganar pelo nome, a tal "montanha" é perfeitamente acessível a partir de uma trilha bem sinalizada com escadas, exigindo cerca de 15 minutos para chegar ao topo. A vista é espetacular e vale qualquer esforço!

Explore Taipei sem grandes pretensões e surpreenda-se. Entre shoppings, becos e museus, você pode acabar se deparando com belos parques, como o 228 Peace Memorial Park (二二八和平公園), originalmente criado em 1900 durante o período colonial japonês.

Uma visita a Taipei não está completa sem ir a uma das diversas feirinhas noturnas que tomam conta da cidade. O Mercado Noturno de Shilin (士林夜市) é um dos maiores e o mais popular, com uma parte interna e externa onde é possível encontrar de tudo. Vá com estômago vazio e mente aberta! O Mercado Noturno de Raohe (饒河夜市) é outra excelente opção, bem mais autêntica. O mesmo pode ser dito para o Mercado Noturno de Tonghua (通化夜市), especializado em comidas locais e com ótima localização.

Já o Mercado Noturno de Huaxi (華西街觀光夜市) pode ser um pouco exótico demais, com tartarugas e cobras expostas — e como você pode imaginar, elas não estão ali apenas para serem vistas. Melhor evitar. A vida noturna de Taipei não tem limites. Uma boa sugestão é visitar a iluminada região de compras de Ximending (西門町), onde você pode garantir eletrônicos e roupas a ótimos preços.

 

Taipei ainda conta com templos belíssimos, como o Longshan (龍山寺), que atraem centenas de fiéis e turistas todos os dias. Um programa alternativo para quem dispõe de mais tempo é visitar as águas termais de Beitou (北投溫泉) e aproveitar os benefícios de uma experiência relaxante e com propriedades medicinais.

As cidades vizinhas de Taoyuan (onde fica o aeroporto) e New Taipei City oferecem poucas atividades aos turistas, mas são facilmente acessíveis partindo de Taipei. Boas opções a se considerar caso esteja em busca de hotéis mais baratos.


Avalie Taipei