Singapura

Transportes em Singapura

Singapura é moderna em diferentes quesitos e um deles é com relação ao transporte da cidade. O transporte público funciona muito bem e leva os turistas às principais atrações. Os táxis, embora não sejam uma pechincha, também oferecem um ótimo serviço e para grupos, principalmente, podem ser uma boa alternativa.

A pé
Andar pode ser uma boa opção dependendo do local da cidade onde você está hospedado. Singapura é um lugar seguro e você pode caminhar com tranquilidade sozinho, inclusive à noite. Se está em um determinado bairro, será muito prático conhecê-lo caminhando, mas quando as distâncias forem maiores para percorrer a pé, basta seguir com o transporte público.

Transporte público
O sistema de transporte em Singapura é moderno, eficiente e utilizado por pessoas de diferentes classes sociais. Formado principalmente por ônibus e pelo metrô, ele cobre boa parte da cidade e o levará às principais atrações. Tanto nos ônibus quanto no metrô e light rail, o valor pago pela viagem dependerá da distância a ser percorrida. Nos ônibus, por exemplo, você deve pagar com o dinheiro exato da corrida (em moedas), já no metrô, deverá indicar nas máquinas de autoatendimento qual é sua estação de destino e dessa forma a máquina irá indicar quanto será cobrado pelo trajeto. 

O metrô (MRT) é limpo, bem sinalizado, tem várias linhas e passa por diversas estações. Os trajetos com ele nem sempre são tão rápidos devido às baldeações, mas o serviço é de excelente qualidade. Para utilizar o metrô ou o light rail (LRT) por apenas algumas vezes, você deverá ir até uma máquina de autoatendimento e “comprar” um Standard Ticket, um cartãozinho de papel que custa S$ 0,10 e servirá para fazer até 6 viagens. Dessa maneira, você paga somente pelo que utilizar. 

Quanto aos ônibus, funcionam na cidade os veículos com dois andares e ar-condicionado, oferecendo maior comodidade aos usuários. Nos pontos de ônibus, você pode conferir a rota e horários dos veículos, além de calcular o valor que será cobrado pelo trajeto. Para realizar apenas algumas viagens, pague, no embarque, o valor referente à passagem com o dinheiro exato, pois não há troco. 

Se pretende utilizar o transporte público muitas vezes ao longo da viagem, pode ser mais vantajoso obter o Singapore Tourist Pass, que é um passe que permite ao seu portador utilizar ônibus, metrô e light rail ilimitadamente durante o período de sua validade. Existem passes de 1 dia, 2 dias e 3 dias e custam $10, $16 e $20 respectivamente. Veja mais informações sobre o Tourist Pass ou clique aqui para entender mais sobre o transporte de Singapura. 

Táxi e Uber
Ainda que o sistema de transporte seja eficiente, em algumas situações um carro facilitará os trajetos. As vias da cidade são excelentes, mas o trânsito nem sempre é bom e em alguns momentos enfrenta congestionamentos. Os táxis oferecem um excelente serviço e a tarifa da corrida é paga de acordo com o valor apontado pelo taxímetro. A Uber também marca forte presença na cidade e é um pouco mais barata do que os táxis convencionais. 

Note que, em Singapura, existem táxis regulares e outros mais refinados, os veículos mais caros oferecem corridas mais altas também. Outra dica é que os táxis não param em qualquer lugar… Existem pontos pré-definidos onde eles podem parar, portanto, quando houver interesse em pegar um táxi, não adianta apenas esticar a mão, é preciso estar em um local onde a parada seja autorizada. 

Tudo que você precisa saber sobre Singapura!

Esse texto sobre Transportes em Singapura faz parte do guia de Singapura no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Singapura

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.