Transportes em Singapura
Singapura é moderna em diferentes quesitos e um deles é com relação ao transporte da cidade. O transporte público funciona muito bem e leva os turistas às principais atrações. Os táxis, embora não sejam uma pechincha, também oferecem um ótimo serviço e para grupos, principalmente, podem ser uma boa alternativa.
A pé
Andar pode ser uma boa opção dependendo do local da cidade onde você está hospedado. Singapura é um lugar seguro e você pode caminhar com tranquilidade sozinho, inclusive à noite. Se está em um determinado bairro, será muito prático conhecê-lo caminhando, mas quando as distâncias forem maiores para percorrer a pé, basta seguir com o transporte público.
Transporte público
O sistema de transporte em Singapura é moderno, eficiente e utilizado por pessoas de diferentes classes sociais. Formado principalmente por ônibus e pelo metrô, ele cobre boa parte da cidade e o levará às principais atrações. Tanto nos ônibus quanto no metrô e light rail, o valor pago pela viagem dependerá da distância a ser percorrida. Nos ônibus, por exemplo, você deve pagar com o dinheiro exato da corrida (em moedas), já no metrô, deverá indicar nas máquinas de autoatendimento qual é sua estação de destino e dessa forma a máquina irá indicar quanto será cobrado pelo trajeto.
O metrô (MRT) é limpo, bem sinalizado, tem várias linhas e passa por diversas estações. Os trajetos com ele nem sempre são tão rápidos devido às baldeações, mas o serviço é de excelente qualidade. Para utilizar o metrô ou o light rail (LRT) por apenas algumas vezes, você deverá ir até uma máquina de autoatendimento e “comprar” um Standard Ticket, um cartãozinho de papel que custa S$ 0,10 e servirá para fazer até 6 viagens. Dessa maneira, você paga somente pelo que utilizar.
Quanto aos ônibus, funcionam na cidade os veículos com dois andares e ar-condicionado, oferecendo maior comodidade aos usuários. Nos pontos de ônibus, você pode conferir a rota e horários dos veículos, além de calcular o valor que será cobrado pelo trajeto. Para realizar apenas algumas viagens, pague, no embarque, o valor referente à passagem com o dinheiro exato, pois não há troco.
Se pretende utilizar o transporte público muitas vezes ao longo da viagem, pode ser mais vantajoso obter o Singapore Tourist Pass, que é um passe que permite ao seu portador utilizar ônibus, metrô e light rail ilimitadamente durante o período de sua validade. Existem passes de 1 dia, 2 dias e 3 dias e custam $10, $16 e $20 respectivamente. Veja mais informações sobre o Tourist Pass ou clique aqui para entender mais sobre o transporte de Singapura.
Táxi e Uber
Ainda que o sistema de transporte seja eficiente, em algumas situações um carro facilitará os trajetos. As vias da cidade são excelentes, mas o trânsito nem sempre é bom e em alguns momentos enfrenta congestionamentos. Os táxis oferecem um excelente serviço e a tarifa da corrida é paga de acordo com o valor apontado pelo taxímetro. A Uber também marca forte presença na cidade e é um pouco mais barata do que os táxis convencionais.
Note que, em Singapura, existem táxis regulares e outros mais refinados, os veículos mais caros oferecem corridas mais altas também. Outra dica é que os táxis não param em qualquer lugar… Existem pontos pré-definidos onde eles podem parar, portanto, quando houver interesse em pegar um táxi, não adianta apenas esticar a mão, é preciso estar em um local onde a parada seja autorizada.