Cidade do Panamá

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Junho de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Pontos turísticos da Cidade do Panamá

Pensar nos pontos turísticos da Cidade do Panamá remete ao famoso canal que liga o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico. O canal é realmente o ponto mais conhecido do país e desperta interesse por ser uma das obras humanas mais extraordinárias do mundo; não deixe de visitá-lo, mas abra espaço também para conhecer outras facetas da capital, que para grande parte dos turistas é uma surpresa muito agradável. 

Mesmo com arranha-céus sendo levantados e ousados projetos de engenharia saindo do papel, a cidade ainda preserva suas origens e resquícios da época em que foi fundada. Para conhecer a "primeira" Cidade do Panamá, visite Panamá Viejo (1519-1671), um enorme sítio arqueológico e Patrimônio da Humanidade cheio de ruínas construídas em pedra. Outro lugar imperdível que exala história é o Casco Antiguo, considerado a "segunda" Cidade do Panamá e que vem sendo revitalizada com força total. O lugar concentra muitos atrativos, como igrejas, praças, museus e conventos, além dos próprios prédios e de ruas de pedras que são um charme só. Casco Antiguo rende caminhadas muito agradáveis e é um bom lugar para curtir a vida noturna. 

Na parte "nova" da capital, aproveite a atmosfera alegre da Cinta Costeira, um calçadão utilizado para praticar esportes e fazer caminhadas ao ar livre, ou parta para Amador Causeway, uma avenida que liga o continente às ilhas da Baía do Panamá, ideal para passeios de bicicleta ou para tomar uma bebida com direito à vista bonita para os novos edifícios da cidade. Se houver tempo, suba ao Cerro Ancón, o morro mais alto da região - que, por tabela, tem a melhor vista.

Tudo isso sem falar no famoso canal, motivo de orgulho dos panamenhos. O Canal do Panamá, que liga os oceanos Pacífico e Atlântico, tem 80km de extensão e funciona 24h por dia. As embarcações que por ele passam chegam a economizar cerca de dez vezes o valor que pagariam caso dessem a volta no continente. A área mais visitada do Canal fica em Miraflores Locks, na própria Cidade do Panamá, de onde é possível admirar a dinâmica das eclusas, ver navios passando e obter informações através de um museu e de um filme explicativo. A visita é obrigatória para quem desembarca na capital, afinal, trata-se de uma das maiores obras do mundo, que já causou muitas mortes e rendeu muitas histórias. 

  • Arco-chato-casco-antiguo

    Antigo Convento de Santo Domingo - Arco Chato

    Nota:  de 10 (0)

    O Antigo Convento de Santo Domingo, mais conhecido como Arco Chato, devido a um detalhe interessante de sua construção, é mais uma das atrações do Casco Antiguo da Cidade do Panamá. 

    O "arco chato" tinha como função sustentar o coro do convento e hoje é um dos pontos que mais recebem visitantes...

  • Canal-do-panama

    Canal do Panamá

    Nota:  de 10 (0)

    O Canal do Panamá é uma das grandes obras da humanidade e um dos lugares que não devem ficar de fora durante uma viagem à capital panamenha, por menor que seja o tempo disponível. Trata-se de um canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico, permitindo que navios atravessem de um lado para o outro sem precisar ir até o...

  • Catedral-casco-antiguo

    Casco Antiguo

    Nota:  de 10 (0)

    O Casco Antiguo é a "segunda Cidade do Panamá". No lugar, que tem ótima vida noturna e hotéis em estilo antigo, você encontrará vários pontos turísticos, incluindo igrejas, praças e museus.

    Reserve ao menos meio dia para circular por essa região, que vem passando por um forte processo de...

  • Cerro-ancon

    Cerro Ancón

    Nota:  de 10 (0)

    O Cerro Ancón é um morro com cerca de 200m de altura e que, por isso, permite uma das melhores vistas para a Cidade do Panamá. O local fica em uma área atualmente ocupada por militares panamenhos, antes ocupada por militares estadunidenses. A região do Cerro Ancón está cercada por matas e muitas árvores, sendo...

  • Cinta-costeira

    Cinta Costeira

    Nota:  de 10 (0)

    A Cinta Costeira, ou Cinta Costera, é um projeto recente da Cidade do Panamá que renovou os arredores da Avenida Balboa e deu novas funções a essa área da orla marítima da capital.

    O lugar tem um calçadão extenso, com espaço para caminhadas, passeios de bicicleta ou patins e, ainda, alguns parques ao longo de...

  • Igreja-de-san-jose

    Igreja de San José

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja de San José, no Casco Viejo, é uma das mais interessantes para se conhecer no bairro. Ela foi construída entre 1671 e 1677 e tem um altar de estilo barroco com pintura de ouro, que, segundo guias locais, sobreviveu a um incêncio que tomou Panamá La Vieja, onde, na época, o altar ocupava espaço em outro templo...

  • Museu do Canal Interoceânico do Panamá

    Nota:  de 10 (0)

    O Museu do Canal Interoceânico do Panamá explica a história do canal desde seu planejamento até os dias atuais. Por lá você encontrará vídeos, painéis, fotos, recortes de jornais, objetos, entre outros itens, todos ligados a essa construção, considerada uma das mais importantes do mundo. 

    O...

  • Museu-panama-viejo

    Museu Patronato Panamá Viejo

    Nota:  de 10 (0)

    Junto ao sítio arqueológico do Panamá Viejo está o Museu Patronato Panamá Viejo, que conta a história da antiga Cidade do Panamá.

    O museu tem painéis, quadros, maquetes, vídeos e vários objetos que ajudam a contar aos turistas um pouco da história da cidade e como viviam seus habitantes. Por...

  • Ruinas-de-panama-viejo

    Panamá Viejo

    Nota:  de 10 (0)

    Panamá Viejo foi a primeira "Cidade do Panamá". O local é hoje um sítio arqueológico que preserva as construções da antiga cidade, utilizadas especialmente entre os anos de 1519 e 1671. Posteriormente, a segunda sede da Cidade do Panamá passou a ser em Casco Antiguo, onde atualmente estão vários...

  • Ponte-las-americas

    Ponte Las Américas - Mirante

    Nota:  de 10 (0)

    A Ponte Las Américas liga os dois lados do Canal do Panamá, no lado do Oceano Pacífico. Sua construção imponente, com grandes estruturas metálicas e um grande arco, foi terminada em 1962, período em que os estadunidenses ainda tinham forte presença no país.

    Além de ser uma ponte bonita e causar impacto...

  • Punta Pacífica

    Nota:  de 10 (0)

    Punta Pacífica é um bairro relativamente novo da Cidade do Panamá, construído em uma área de aterro. Diversos edifícios de grande porte encontram-se nessa região, incluindo a Trump Tower, prédio de construção moderna que leva o nome de um dos grandes empresários do mundo. 

Esse texto sobre Pontos turísticos da Cidade do Panamá faz parte do guia de Cidade do Panamá no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos da Cidade do Panamá

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.