Imagine uma área onde a natureza predomina de maneira incontestável, onde estão presentes montanhas altíssimas com picos cobertos por neve, lagos glaciais de água azul turquesa, geleiras antiquíssimas, animais silvestres, cachoeiras e florestas vastas e verdes que vão até depois de onde os olhos conseguem alcançar — estamos falando das Montanhas Rochosas Canadenses, ou apenas “rochosas”, que são parte de uma cordilheira das Montanhas Rochosas, presente nos Estados Unidos e Canadá, e que possuem cerca de 4.800 km de extensão. 

As Montanhas Rochosas canadenses, localizadas nas províncias da Columbia Britânica e Alberta, são mundialmente conhecidas por suas belezas naturais e estão protegidas por parques nacionais como os parques de Banff, Jasper, Kootenay e Yoho, e parques provinciais, como o do Monte Assiniboine, Hamber e Monte Robson, onde fica a maior montanha da região, com 3.954 metros.

Moraine-lake

Essa região montanhosa é uma das áreas mais bonitas do Canadá e, por isso, um dos grandes destinos turísticos do país. Apenas as rochosas canadenses possuem cerca de 1.450 km de extensão e há vários lugares que se pode ter como ponto de apoio para explorar a região. A principal cidade das rochosas canadenses é Banff, uma cidade pequena, com cerca de 10 mil habitantes e que embora possua apenas 4 mil metros quadrados de extensão, oferece uma excelente estrutura turística. 

A cidade de Banff está localizada dentro do Parque Nacional de Banff, onde 96% de sua área é selvagem. Embora o turismo seja a principal fonte de renda local e Banff receba mais de 3 milhões de turistas a cada ano, é incrível como no estilo de vida de seus moradores há a consciência de preservação e como há intenção do governo local de proteger a natureza dos parques nacionais. As estradas, por exemplo, são cercadas para que os animais não entrem na pista e em vários pontos foram construídas pontes para que eles possam atravessar de um lado a outro. 

Praticar esqui, fazer trilhas, contemplar alguns dos lagos mais lindos do mundo, viajar por estradas com ar puro com dezenas de montanhas ao redor e, com um pouquinho de sorte, ver animais vivendo em seu habitat natural são algumas das atividades que Banff reserva. Entre os passeios imperdíveis na região estão a visita a Lake (lago) Louise, um dos lagos mais famosos do mundo e que tem uma coloração azul turquesa, e a subida a Banff Gondola, um teleférico que oferece uma vista linda da cidade. 

Banff e as Rochosas Canadenes são lugares perfeitos para entrar em contato com a natureza, praticar atividades físicas, apreciar a beleza das montanhas e, durante a noite, sentar-se em um bom restaurante para jantar e tomar um vinho enquanto se conversa sobre as pequenas grandes conquistas ao longo do dia; como o momento em que você admira o inesquecível Lake Louise ou Moraine Lake pela primeira vez, quando pisa na geleira Athabasca, quando atravessa estrada Icefields Parkway ou quando sobe a Banff Gondola e tem toda aquela paisagem panorâmica aos seus pés.