Melhores Destinos
São Petersburgo
Gisela Cabral

Fortaleza de Pedro e Paulo (Петропавловская крепость)

Às margens do rio Neva está situada a construção de muros altíssimos que é um dos pontos turísticos obrigatórios para quem está de passagem por São Petersburgo. A fortaleza da ilha Zayachy, muito bem conservada até os dias atuais, por sinal, começou a ser erguida em 1703 contra uma provável invasão dos suecos. Dentro dela estão uma belíssima catedral, uma prisão e alguns museus interessantes.

Riquíssima em beleza e detalhes, a Catedral de São Pedro e São Paulo é, sem dúvida, o ponto alto da visita. Chamam a atenção do visitante o interior do templo ortodoxo, todo em estilo barroco, além dos túmulos de toda a dinastia dos Romanov. Encarar os vários degraus para aproveitar a vista do topo da Torre do Sino, com 122 metros de altura, também é outra dica valiosa.

Prisão de Trubetskoy

Uma prisão destinada a presos políticos e também o local onde Pedro, o Grande, mandou torturar o próprio filho até a morte. Ao visitante é permitido percorrer todos os andares da obscura prisão e, inclusive, entrar em algumas celas (devidamente identificadas com os nomes daqueles que um dia viveram ali). Lembrando que o local já abrigou presos famosos, como Leon Trotsky, Fyodor Dostoevsky e Alexander Ulyanov (irmão de Lênin).

A entrada no complexo - que abriga, ainda, a Casa do Comandante, um museu que conta a história da cidade, e o Portão de Neva - é gratuita, porém, para conhecer as atrações descritas acima é preciso desembolsar alguns rublos. O tíquete válido para todos os museus custa 280 RUB (adultos) e 150 RUB (estudantes), e pode ser adquirido em um quiosque de informações/venda de ingressos que fica próximo à entrada da fortaleza. Guias em áudio também estão à disposição do visitante e custam 200 RUB. Para mais informações, clique aqui.

Como chegar: Metrô, estação Gorkovskaya – seguir pelo parque Alexandrovsky em direção à ponte Troitsky (Trinity).


Fortaleza de Pedro e Paulo (Петропавловская крепость)

Zayachiy оstrov

São Petersburgo
197046
http://www.spbmuseum.ru/themuseum/museum_complex/peterpaul_fortress/