Veneza
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Veneza

Veneza é um lugar único no mundo e com muita coisa para fazer, mas o melhor da cidade é estar na cidade, eu diria. Toda a dinâmica de como Veneza funciona, seus canais, suas pontes, as embarcações indo e vindo, sua arquitetura, suas igrejas... "só isso" já é um encanto aos olhos e uma grande atração. Confira abaixo as principais atividades para fazer em Veneza!

As atividades preferidas dos turistas em Veneza 

1 - Visitar a Piazza San Marco 

A Piazza San Marco, Praça São Marcos, é o coração de Veneza e o lugar por onde recomendo começar a sua viagem. Piazza significa "praça" em italiano e é nessa praça que ficam algumas das principais atrações da cidade, como a espetacular Basílica de São Marcos, a Torre Campanária da basílica (Campanile di San Marco), o Museu Correr, o Museu Arqueológico, além do Palazzo Ducale (Palácio Ducal).

A praça é bastante ampla, tem um enorme movimento de pessoas durante todo o dia e tem lojas e cafeterias ao seu redor. Ela é um símbolo da cidade e um lugar que, sem dúvidas, não pode faltar no seu roteiro. Atente-se apenas ao fato de que, ao redor da praça, existem alguns degraus. Se em outros destinos eles parecem convidativos para sentar e descansar entre as caminhadas, em Veneza, sentar-se nos degraus da praça é proibido — e se você decidir fazê-lo, será gentilmente requerido a sair.

O que fazer em VenezaBasílica de San Marco

2 - Escolher um bom hotel em Veneza

Veneza é uma cidade extremamente turística e com uma enorme variedade de hotéis. Ficar em um hotel bem localizado facilitará bastante o seu deslocamento pela cidade. Se você for adepto de hotéis com vista, terá a possibilidade de hospedar-se na frente de um canal, curtindo diariamente o vaivém das embarcações. A arquitetura de Veneza é um tanto peculiar e muitos hotéis têm uma decoração "de época", que remete ao período da República de Veneza.

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Veneza. As acomodações estão foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

3. Visitar a Basílica de San Marco e sua Torre Campanária

A Basílica de São Marcos, na Piazza de San Marco, é uma das igrejas mais famosas do mundo e visitá-la é um passeio incrível, seja você religioso ou não. A construção dessa igreja se destaca pelos mosaicos, que estão em toda a construção.

Há mosaicos no chão (constituídos por diferentes tipos de pedras), mosaicos nas enormes pilastras de sustentação e também no teto e nas paredes, que formam imagens religiosas. Ouro foi utilizado como material em vários deles. A quantidade de pedacinhos que formam esses mosaicos é simplesmente impressionante!

A construção é uma verdadeira obra, por isso sempre há fila do lado de fora para visitá-la. A visita pode ser reservada previamente para evitar essa fila — reserve seu tour guiado pela basílica

Na frente da Basílica de San Marco, fica a sua torre campanária, onde está o sino. Visitá-la também é uma ótima ideia porque a vista panorâmica que se tem do alto da torre é incrível! Um elevador leva até o piso panorâmico e o ingresso também pode ser comprado previamente.

O que fazer em VenezaBasílica di San Marco e sua torre campanária

4. Fazer uma visita ao Palácio Ducale - Palazzo Ducale

O Palácio Ducale é o palácio onde ficava a sede do Doge (nome da figura que governava Veneza) e dos órgãos estatais. A construção teve diversas funções ao longo do tempo, inclusive prisão, e é bem ampla, com salas mais simples, onde se fazia o trabalho burocrático dos que lá trabalhavam, e salões completamente adornados por pinturas e afrescos, onde o Doge realizava eventos.

É um palácio belíssimo internamente e que representa muito da história da cidade. Recomendo muito a visita interna para entender melhor sobre a história de Veneza. Há mais de um tour disponível dentro do Palácio Ducale, um mais convencional, que mostra as salas de decoração majestosa, e o tour segreti (tour secreto), que mostra áreas menos convencionais do palácio.

5. Passear por Rialto e ver a Ponte de Rialto

Rialto é uma das regiões mais famosas de Veneza, um local que há séculos tem um comércio intenso e grande fluxo de embarcações. Entre os pontos de interesse dessa região estão a lindíssima Ponte de Rialto, que atravessa o Grande Canal (maior canal de Veneza), e o Mercado de Rialto, uma feirinha com produtos locais, especiarias, peixes e frutas.

O que fazer em VenezaPonte de Rialto

6. Fazer um free tour por Veneza

O free tour é uma modalidade de passeio gratuita oferecida em várias cidades do mundo. Acompanhado de um guia, o grupo que reserva o passeio realiza um itinerário a pé pelas principais atrações da cidade e, ao final do passeio, cada pessoa dá uma gorjeta com o valor deseja para o guia. Se você se interessa por história e quer ter uma ideia geral da cidade, é um passeio que vale a pena fazer em Veneza — reserve seu free tour por Veneza!

O que fazer em VenezaCanais de Veneza

7. Conhecer algumas das principais igrejas de Veneza

Comentei já da famosa Basílica de San Marco, mas ela não é a única igreja que vale a pena conhecer em Veneza, a cidade tem muitas outras igrejas de incrível arquitetura.

A Basílica de Santa Maria da Saúde, a Abadia de São Jorge Maior, as Basílicas de São Pedro de Castello, Santa Maria Gloriosa dei Frari e a de São João e São Paulo merecem uma visita!

O que fazer em VenezaBasílica di San Marco

8. Andar sem rumo pela cidade

Veneza é uma cidade cheia de ruazinhas estreitas e cantinhos escondidos. Sair sem rumo pelas ruas da cidade permite conhecer lugares muito bonitos, que muitas vezes não estavam no roteiro. Experimente sair um dia sem um rumo definido, seguindo sua intuição e caminhando pela cidade para ver a quais cenários Veneza levará você!

O que fazer em VenezaRuas de Veneza

9. Fazer um passeio de gôndola ou no vaporetto

O passeio de gôndola é um patrimônio de Veneza e certamente uma atividade muito legal e romântica para fazer quando na cidade — reserve o seu passeio de gôndola em Veneza! Apenas com as gôndolas, você conseguirá acessar os canais mais estreitos, silenciosos e calmos. E o passeio pode ser ainda mais especial se o condutor da gôndola tiver também o dom do canto, tornando toda a experiência ainda mais incrível!

Mas, como nem tudo são flores, um passeio privado de gôndola em Veneza não é exatamente uma pechincha e se você não quiser investir tanto nessa atividade, a recomendação é fazer um passeio de vaporetto, que é a embarcação que faz parte do transporte público. O charme não é o mesmo, mas com certeza você verá paisagens bonitas ao longo do caminho! Você pode usar as linhas 1 ou 2 para um tour panorâmico usando o transporte público ou também fazer um passeio de barco, que sai bem mais barato que a gôndola.

O que fazer em Veneza

10. Visitar os museus de Veneza

Veneza é uma cidade muito ligada à cultura e conhecer a cidade é uma oportunidade para visitar também os seus museus, que possuem um conteúdo bastante vasto e diversificado. Para quem quer entender sobre a história de Veneza, a dica é visitar o Museu Correr e o Museu Arqueológico Nacional, ambos na principal praça da cidade.

Existe um combo de ingressos chamado "Ingresso aos museus da Piazza San Marco", que é válido para o Museu Correr, Museu Arqueológico Nacional, Palácio Ducal e para as salas da Biblioteca Nacional Marciana — se você gosta de história, adquirir esse ingresso permitirá conhecer bastante da história de Veneza e, consequentemente, da Itália.

Já para quem apreciar arte, as dicas são a Coleção Peggy Guggheim, que tem exposições permanentes e temporárias e fica à beira do Grande Canal, com uma vista linda, além da Galleria dell'Accademia, com uma coleção vasta de obras de artistas italianos.

A Scuola Grande di San Rocco não é exatamente um museu, mas também vale a pena conhecer se você quer conhecer um edifício muito bem adornado internamente, com pinturas e afrescos. O já mencionado Palácio Ducale é incrível e também vale muito a pena ser inserido no seu itinerário!

O que fazer em VenezaGalleria dell'Accademia

11. Conhecer as ilhas de Veneza: Murano, Burano e Torcello

Veneza é constituída por várias ilhas. Fazer um passeio pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello, que também fazem parte da Lagoa de Veneza, pode ser uma maneira bem legal de incrementar o seu roteiro na cidade e fazer passeios para lugares próximos.

A ilha de Murano, principalmente, é bastante conhecida mundialmente pela sua tradição na produção de peças artesanais de vidro e ela tem diversas oficinas e fábricas onde se pode acompanhar esse trabalho. Na ilha, também fica o Museu do Vidro, com peças espetaculares feita em vidro.

As ilhas de Burano, que tem casinhas coloridas, e Torcello, onde fica a Catedral da Assunção, também são passeios bem legais para complementar sua viagem se você tiver mais de 2 ou 3 dias disponíveis.

O que fazer em VenezaMurano

12. Comer muitos peixes e frutos do mar

Veneza está às margens do mar e, embora muita gente pense na Itália como um local para comer massas, os peixes e frutos do mar são comidas típicas de Veneza. A dica é aproveitar sua visita à cidade para comer esse tipo de alimento bem fresquinho (com massa ou não). Leia nossas dicas de onde comer em Veneza!

13. Tomar um Aperol Spritz e comer um cicchetti no fim de tarde

O aperitivo é um momento do dia parecido com o nosso happy hour e é muito comum os italianos se reunirem em um bar para tomar uma bebida no fim do dia, sobretudo o Aperol Spritz. Em Veneza, também são famosos os cichetti, (petiscos).

São vários os barzinhos (bacari) da cidade à beira dos canais. Tomar um drink comendo um petisco na beira do canal é a combinação perfeita para um fim de tarde veneziano!

O que fazer em VenezaFim de tarde em Veneza

14. Fazer compras em Veneza

Admirando o panorama da cidade e seus edifícios antigos, você pode até ser levado a crer que não há muitas lojas em Veneza, mas elas existem sim. Ok, Veneza não é o melhor destino da Itália para fazer compras, mas há várias oportunidades legais para comprar artigos artesanais, lembranças de viagem e até mesmo produtos de marcas famosas.

Se você quiser comprar uma lembrança de viagem, uma ótima dica é adquirir uma peça feita com um vidro de Murano, um trabalho autêntico e que é símbolo de Veneza. Se preferir fazer compras de artigos de luxo, você encontrará uma enorme variedade de lojas na Calle Larga XXII Marzo e seus arredores.

15. Aproveitar a Noite em Veneza

Veneza não é um destino tão conhecido por sua vida noturna, na verdade, você irá notar que durante a noite o movimento de pessoas na cidade diminui bastante. Entretanto, há bons lugares para curtir a noite em Veneza, principalmente nos bares da cidade.

A primeira sugestão é aproveitar os bacari (bares) para tomar um drink na beira de um dos canais e curtir alguns petiscos. Os bacari são lugares legais e descontraídos onde muitas pessoas optam por tomar um aperitivo no fim de tarde e começo da noite.

Depois disso, você pode sair para jantar ou aproveitar o movimento de duas áreas que costumam reunir muita gente, a região de Rialto e o Campo Santa Margherita, ambos com bares.

Uma outra ideia legal é aproveitar um concerto de música clássica ou de ópera — o teatro La Fenice, por exemplo, é um dos símbolos da cidade e costuma ter apresentações ao longo do ano.

O que fazer em Veneza

16. Outros atrativos de Veneza que podem te interessar

Se você já esteve na cidade por mais de uma vez e quer conhecer atrativos novos ou menos explorados turisticamente, há algumas opções de passeios que podem ser interessantes, como um passeio na Livraria Acqua Alta, que tem cenários lindos que parecem ter saído de um filme e é considerada uma das livrarias mais bonitas do mundo.

Outra dica é ir ao Teatro La Fenice para assistir um espetáculo. A Punta de La Dogana, edifício da alfândega da cidade, sempre abriga exposições diferentes e espetáculos, então também vale conferir sua programação.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Veneza

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.