O que fazer em Natal

Natal, conhecida por seus incontáveis dias ensolarados, é a cidade perfeita para quem quer descansar em frente ao mar. Ponta Negra é o lugar preferido dos turistas, mas a viagem não deve se resumir a apenas essa praia. Quem vai a Natal não pode ficar preso à cidade — o litoral sul e o norte têm muito a oferecer e os passeios são parte do roteiro de quem quer desfrutar dos melhores lugares do Rio Grande do Norte. 

Na própria cidade, os destaques ficam por conta da já comentada Ponta Negra, com o Morro do Careca em uma de suas extremidades — a duna com mais de 100m de altura na beira do mar é um dos principais cartões-postais do Estado. A área do Morro do Careca é protegida, então não é possível acessá-la, mas através de um passeio de barco você pode admirar não só o Morro como a Praia das Tartarugas, uma praia pouquíssimo explorada da cidade. O Parque das Dunas, segunda maior reserva florestal do país, é outro passeio incrível e até pouco explorado por grande parte dos turistas. Nesse parque é possível fazer pequenas trilhas pelo meio da mata, observar diferentes espécies de plantas e admirar belas dunas em frente ao mar. 

Na parte central da cidade ficam as Praias da Areia Preta, Praia do Meio, Praia dos Artistas e Praia do Forte — atualmente são praias mais frequentadas pelo público local, mas podem render um bom passeio para conhecer a região. A Praia do Forte, principalmente, protegida por arrecifes de corais, forma piscinas naturais na maré baixa e fica uma delícia para curtir um mar tranquilo. A praia tem esse nome porque junto a ela fica a Fortaleza dos Reis Magos, construção histórica que servia para proteger a cidade e se tornou uma das principais atrações turísticas de Natal (o local está fechado para visitas atualmente). A partir da Praia do Forte você também poderá observar a Ponte Newton Navarro, que liga os dois lados do Rio Potengi. 

Se você visita Natal, deve reservar pelo menos um dia para fazer um passeio. As possibilidades de atividades são variadas, mas entre os principais passeios em Natal estão o passeio de buggy pelo litoral norte, que passa pelas Dunas de Genipabu, e o passeio aos Parrachos de Maracajaú, que são piscinas naturais formadas no período de baixa da maré, ótimas para observar a vida marinha com snorkel. Outro lugar lindo que pode ser conhecido em um passeio ou por conta própria é o trajeto pelo litoral sul, em que se visita o Maior Cajueiro do Mundo,  a praia de Camupirim e, por fim, a Praia da Pipa. Se puder, estenda sua viagem e fique alguns dias em Pipa ou Tibau do Sul, o lugar é lindo demais para ser conhecido só de passagem! 

Compras em Natal

Quem gosta de fazer algumas compras ao viajar encontrará algumas oportunidades em Natal. Os principais shoppings da cidade são o Midway e o Natal Shopping e neles você encontrará grandes lojas de marcas nacionais e até internacionais. Mas shoppings são mais ou menos parecidos em qualquer cidade brasileira, não é mesmo? Então reserve um tempo para se dedicar ao comércio local, com produtos regionais!

Já que você visitará Natal, vale a pena visitar os mercados artesanais, onde poderá encontrar redes de descanso, tecidos rendados e bordados, lembranças de viagem para presentear amigos, artigos de decoração, produtos feito em palha, além de castanhas, pimentas, rapadura e várias outras coisas gostosas para comer! Para encontrar produtos regionais, os dois lugares que recomendamos visitar são a Feirinha de Artesanato de Ponta Negra, onde costuma haver apresentações de forró durante a noite, e o Shopping do Artesanato Potiguar. Em ambos os locais a variedade de produtos é grande e o preço competitivo! 

Noite em Natal 

Para quem quer fazer um programa leve durante a noite, sair para jantar pode ser suficiente, por isso leia as nossas dicas de Onde Comer em Natal! Restaurantes como o Camarões ou NAU Frutos do Mar são uma excelente pedida para uma refeição caprichada! 

Para quem prefere algo mais animado, destacam-se na cidade o Taverna Pub, bar com decoração toda medieval e que sempre tem festas diferentes, e o Whiskritório, casa estilo balada, com shows, principalmente de rock, ambiente interno e externo, além do Old Five, bom para petiscar e apreciar a vista da cidade.  

Na antiga prisão, onde hoje é um centro de artesanato, ocorre o Forró com Turista. O evento acontece todas as quintas-feiras no Centro de Turismo de Natal e é a melhor opção para quem quer conhecer o popular ritmo nordestino. Embalados pelos trios de forró, muitos têm a oportunidade de aprender a dançar.

  • Morro-do-careca

    Morro do Careca

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Cartão-postal de Natal, o Morro do Careca é uma duna no extremo da praia de Ponta Negra. Ela tem pouco mais de 100 metros de altura e antigamente era utilizada pelos moradores da cidade para praticar, por exemplo, esquibunda. Atualmente está proibido subir na duna, ela se tornou uma região preservada, mas é interessante observá-la...

  • Forte-dos-reis-magos

    Forte dos Reis Magos

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    O Forte dos Reis Magos é um dos símbolos mais conhecidos de Natal. Foi a primeira construção da cidade, iniciada em 1598, justamente no Dia de Reis  — por isso o nome de Reis Magos.
    Sua localização estratégica, às margens do Rio Potengi, tinha como função proteger o território de...

  • Shopping do Artesanato Potiguar

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Quem gosta de comprar lembranças ao viajar vai adorar os mercados de artesanato de Natal. Há diferentes mercados na Ponta Negra, mas um que se destaca entre os demais é o Shopping do Artesanato Potiguar. 

    No local você encontrará muitas lojinhas que vendem bebidas regionais, castanhas, rapadura, camisetas, redes de...

  • Lagoa-de-pitangui

    Lagoa de Pitangui

    Nota: 3.0 de 10 (1)

    Localizada a cerca de 25 km de Natal, no litoral norte do Estado, fica a Lagoa de Pitangui, um lugar de águas doces, perfeito para passar um dia agradável e descansar. O Rio Grande do Norte tem diversas praias lindas, mas também tem lagoas muito bem estruturadas, as quais muitas famílias procuram para passar o dia — em vez de curtir uma...

  • Praia-do-cotovelo

    Praia do Cotovelo

    Nota: 2.3 de 10 (2)

    A Praia do Cotovelo é uma boa opção para quem quer ficar em uma praia com menos pessoas, fugindo da agitação de Ponta Negra. O visual é deslumbrante, com falésias e um mar clarinho. A praia é a primeira do litoral sul e seu acesso é fácil, mesmo de ônibus, porque fica relativamente...

  • Aquário Natal

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado a cerca de 18 km da Ponta Negra, em Extremoz, o Aquário Natal, fundado em 1999, é uma das opções de passeio na cidade bastante procuradas por turistas. O local pode ser conhecido através do passeio de buggy pelo litoral norte e abriga diversas espécies de animais. Todo o passeio é feito na companhia de um guia do...

  • Lagoa-de-arituba

    Lagoa de Arituba

    Nota:  de 10 (0)

    A Lagoa de Arituba, localizada a cerca de 25 km de Ponta Negra, onde fica boa parte dos hotéis em Natal, é um excelente passeio para quem conhecer um pouco das belezas do Rio Grande do Norte. A Lagoa tem areia clara, águas limpas e cristalinas e alguns restaurantes ao seu redor, oferecendo boa estrutura para quem quer aproveitar o dia por ali.

    Muitas...

  • Maior-cajueiro-do-mundo

    Maior Cajueiro do Mundo

    Nota:  de 10 (0)

    Conhecido como o Maior Cajueiro do Mundo, o cajueiro de Pirangi, segundo dizem, cresceu no terreno de um pescador que comprou um pedaço de terra na região. Por alguma anomalia da natureza, o cajueiro cresceu de forma inesperada e hoje é reconhecido como o maior cajueiro do mundo. Cada galho lançado ao solo gera novas raízes, com isso a...

  • Parque-das-dunas

    Parque das Dunas

    Nota:  de 10 (0)

    Criado em 1977 como a primeira área de preservação do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas é um patrimônio dos potiguares e um lugar que faz parte do cenário de quem vive ou visita a cidade. Ele é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil e se estende por um longo trecho da cidade. Os turistas normalmente o...

  • Ponta-negra

    Ponta Negra

    Nota:  de 10 (0)

    Ponta Negra é o bairro com melhor estrutura turística de Natal. A praia é também a mais frequentada da cidade, onde você encontra diversos vendedores ambulantes e barracas que oferecem sombreiros e cadeiras na beira do mar.

    Na orla ficam vários restaurantes e quem quer almoçar por ali não precisa andar muito, há...

  • Praia da Areia Preta

    Nota:  de 10 (0)

    A Areia Preta é uma praia onde estão edifícios da classe alta de Natal e esse nome foi dado ao local justamente pela coloração escura de sua areia. Não é uma praia muito turística, ela é mais frequentada pelos moradores da região, mas tem um letreiro de Natal que faz muitos visitantes pararem no local...

  • Praia-do-forte

    Praia do Forte

    Nota:  de 10 (0)

    Localizada na área central de Natal e próxima da Fortaleza dos Reis Magos, a Praia do Forte é uma praia de pouca infraestrutura, mas de beleza exuberante. O local fica vazio em dias de semana e é protegido por arrecifes de corais, o que faz com que na areia se formem piscinas naturais excelentes para quem quer curtir um mar calmo. A praia tem...

  • Praia do Meio

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Meio ganhou esse nome exatamente por ficar entre as praias dos Artistas e Areia Preta, na região central de Natal. A praia fazia bastante sucesso anos atrás, mas depois da construção da Via Costeira e da popularização de Ponta Negra, ela se tornou mais frequentada pelos moradores locais do que pelos turistas.

    A praia tem...

  • Praia dos Artistas

    Nota:  de 10 (0)

    Localizada nas proximidades do centro da cidade, a Praia dos Artistas ocupava o lugar de sucesso que hoje ocupa a Ponta Negra — o point da cidade. A praia é bonita, tem várias piscinas naturais formadas por arrecifes de corais, mas hoje em dia está um pouco abandonada.

    Há barracas ao longo da extensão da praia e quem quiser comer ou...

Tudo que você precisa saber sobre Natal!

Esse texto sobre O que fazer em Natal faz parte do guia de Natal no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer em Natal

  • Bike Glauco Falcony há mais de 5 anos

    Bom, a minha indicação é o passeio de buggy. E bem legal é emocionante em certos pontos. E assim, o valor é meio salgado, mas compensa bastante.
    Por pessoa pode variar dependendo da agência, pode chegar a ser R$75 a 90 por pessoa. E já, para alugar ele por completo, pacote, pode ser que custe mais caro, cerca de 230 acima, se não me engano.
    Enfim, encontrei uma matéria onde fala do mesmo bugueiro que contratamos lá, que é o Mauricio.
    >http://www.brasilvip.net/passeio-de-buggy-natal-com-emocao/

    Para quem quiser o telefone dele, o site disponibiliza. Lá também fala mais sobre os buggys.

  • Images Rodrigo há quase 4 anos

    Muito bom!!

    Natal é realmente mágico!! Parabens pelo site!

    Para quem interessar, estive em natal e coloquei no youtube um videozinho de 10 minutos com a maioiria destes pontos turisticos:

    Link do meu canal: www.youtube.com/nossavidaeumaviagem1

    Link do video de natal: https://www.youtube.com/watch?v=5nUl-1xpDgY&index=7&list=PLMXPyAe-FW5GgJmQaOBBwyYWloR4FeCFt

  • Missing Aquele Blog de Viagem há mais de 3 anos

    Natal é muito bom! A praia é linda, a água super agradável! Adorei o passeio de buggy! No link a seguir conto sobre minha experiência;
    https://aqueleblogdeviagem.wordpress.com/

  • Missing flavio há mais de 2 anos

    Estive em Natal junto com as minhas amigas na Páscoa de 2014. Do início até o fim da viagem fomos tratados muitíssimo bem. O Eduardo o nosso guia é uma benção de pessoa! Recomendo sem medo essa agência.
    www.rotanatal.com
    (84) 98104-8021

  • T33x9 Virgínia Almeida há quase 2 anos

    O melhor passeio que fizemos em Natal foi de bugue! Você conhece muitos lugares e vê paisagens belíssimas. Fomos com o bugueiro Moacir (equipe do Rogério Bugueiro, bastante conhecido na região). Moacir é um profissional com mais de 20 anos de experiência, solícito, simpático e responsável no passeio. Sugere roteiros, mas respeita as vontades dos turistas. Faz fotos bem legais! Ele pega e deixa no hotel. Vale muito a pena o passeio com ele!
    Fizemos o passeio ao litoral norte, onde fica Genipabu (belíssimo), me arrependi de não ter feito o passeio também ao litoral sul. Da próximo iremos com certeza!
    Moacir Bugueiro: 084 99994-3831

  • Missing Katharyna Maria Oliveira De Santana há mais de 1 ano

    NÃO FAÇAM PASSEIO DE BUGGY COM ROGÉRIO BUGUEIRO....

    Fiz um passeio de Buggy no meio de abril junto da minha família com o Rogério Bugueiro e eu simplesmente não tenho palavras pra descrever o quanto foi bom!!! Simplesmente o melhor passeio de Buggy!!!!

    Ele indicou um hotel maravilhoso, o Coral Plaza; fica em frente ao mar na praia de Ponta Negra. Depois dele nos buscar no hotel, fomos ao litoral norte, paramos na praia de Genipabu, postamos fotos que ELE MESMO TIROU E EDITOU!!! e ainda tivemos um ótimo serviço de bordo com água e toalhas NO BUGGY. Pense numa riqueza!!!!!

    Ao final, ainda ganhamos um boné de brinde, uma ÓTIMA indicação do restaurante NAU e um dia que nunca vai sair da nossa memória

    Por isso digo e repito: NÃO FAÇAM PASSEIO DE BUGGY COM ROGÉRIO BUGUEIRO... se não estiverem preparados para O MELHOR PASSEIO DE NATAL!!!!

  • Missing ALEIXA VIANA há 9 meses

    Katharyna Maria Oliveira De Santana, você tem o contato do Rogério??

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.