Porto
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer no Porto

Os dias no Porto não raramente começam com um nevoeiro — até mesmo no verão. Aos poucos, o véu branco vai se dissipando e o que se revela é uma cidade vibrante e charmosa: as ruelas coloridas, casas azulejadas, as cheias de vida margens do rio Douro, as suntuosas pontes que permitem ligação com Vila Nova de Gaia, as caves de vinho do Porto e todo o vaivém de uma cidade turística que não perdeu a sua essência.

Para conhecer e aproveitar boa parte do que o destino oferece, o ideal é ficar no Porto por pelo menos três dias. Assim, você deixará a cidade com a sensação de que a vivenciou — ainda que provavelmente vá embora já com vontade de voltar. Aliás, confira nosso post com sugestões de roteiros no Porto para viagens de um a seis dias.

Um roteiro básico pelo Porto certamente inclui a Baixa, a Ribeira e as caves do vinho do Porto em Vila Nova do Gaia. É nessas regiões que está o que há de mais essencial em um percurso turístico pelo Porto, que pode facilmente ser feito a pé (confira nosso post sobre transportes no Porto).

Percorrer a pé os principais atrativos da Baixa

A Baixa é a região central do Porto — e está na parte mais alta da cidade. Por ali, estão atrações como a famosa Livraria Lello, que ganhou fama sobretudo após rumores de que seu interior teria inspirado cenários de Harry Potter, e a icônica Torre dos Clérigos, do alto da qual se tem uma impressionante vista 360 graus da cidade. Entre os dois pontos turísticos, um belo gramado elevado convida para um breve descanso: o Jardim das Oliveiras, situado acima de um pequeno centro comercial, o Passeio dos Clérigos.

O que fazer no Porto

O roteiro pela Baixa segue pela Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade, centro administrativo e financeiro do Porto. Dali, não se está muito distante da Estação São Bento e da Capela das Almas, dois dos edifícios históricos mais emblemáticos do Porto, ambos com painéis de azulejos azuis.

Escolher um bom hotel no Porto

Em qualquer cidade turística, reservar a hospedagem com antecedência pode significar economia e uma melhor localização. No Porto não é diferente. Leia nosso post com todas as dicas de onde ficar no Porto e confira na tabela abaixo algumas das acomodações mais reservadas pelos leitores do Melhores Destinos.

Visitar as igrejas do Porto

Ainda na parte mais alta do Porto, está a Sé do Porto, com uma ampla praça logo à frente, de onde se tem uma visão privilegiada não apenas para a cidade, mas também para o Douro e Gaia, na outra margem do rio. Vale a pena ingressar não apenas na igreja, mas também conhecer o seu claustro. Outros monumentos religiosos que chamam a atenção no Porto são a Igreja de São Francisco (cheia de ouro e catacumbas) e as Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas, coladas uma à outra. 

O que fazer no Porto

Conhecer os mercados e ruas comerciais

Estão ainda na Baixa importantes regiões comerciais, como a Rua de Santa Catarina, a Rua das Flores e o histórico Mercado do Bolhão, repleto de estandes com frutas secas, azeitonas de diversos tipos, azeites de oliva e outros produtos que servem muito bem como lembrancinhas de viagem.

O que fazer no PortoMercado do Bolhão

Curtir o fim de tarde no Passeio das Virtudes

E após tanto bater perna, o Passeio das Virtudes convida para um gelado "fino" (chope) com vista para o pôr do sol. Para encerrar o dia com chave de ouro, basta escolher um dos tantos excelentes restaurantes (veja onde comer no Porto) e curtir a noite nos bares e festas da segunda maior cidade de Portugal (confira nosso post sobre a vida noturna no Porto).

O que fazer no PortoPasseio das Virtudes

Caminhar sem pressa pela Ribeira

A margem do rio Douro é cheia de vida. Por ali, esparramam-se casinhas de paredes coloridas (um clássico cartão postal do Porto), além de bares e restaurantes com algumas das mais belas vistas da cidade. Embarcações que fazem passeios de barco pelo Douro partem a todo momento do Cais da Ribeira. Eles têm duração de 50 minutos e passam por todas as pontes que ligam o Porto à Vila Nova de Gaia.

O que fazer no Porto

Atravessar a ponte D. Luís I

Falando em pontes, aliás, a mais famosa delas pode ser contemplada de pertinho na Ribeira: é a Ponte D. Luís I, que tem uma imponente estrutura em ferro dividida em dois tabuleiros que podem ser cruzados a pé — uma bela forma de chegar às caves de vinho do Porto em Gaia. E a dica imperdível: uma vez no Porto, não deixe de passear pelo tabuleiro superior da Ponte D. Luís ao pôr do sol. É simplesmente incrível.

O que fazer no Porto

Visitar as caves de Vinho do Porto

O mais emblemático produto da região, o Vinho do Porto, é o que leva turistas até Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro. Sandeman, Calém e Taylor's são apenas algumas das caves que podem ser visitadas (agende o passeio com antecedência, sobretudo na alta temporada). Para mergulhar ainda mais na história da região e também do vinho, visite o gigantesco complexo de museus do World of Wine (WOW) — e escolha um dos seus 12 bares e restaurantes para uma refeição sem pressa.

O que fazer no Porto

Admirar o pôr do sol no Jardim do Morro

Depois utilize o Teleférico de Gaia para chegar ao Jardim do Morro e ao Mosteiro da Serra do Pilar, no ponto mais alto da cidade. E, de lá, acompanhe o sol cair sobre o Douro, deixando todo o cenário ainda mais dourado.

O que fazer no Porto

O que fazer no Porto – outras atrações

Não muito distante da Baixa, está um espaço de muita tranquilidade e belas vistas, sobretudo no fim de tarde: os Jardins do Palácio de Cristal. Para conhecer uma Porto mais moderna, não deixe de visitar a Casa da Música e o museu da Fundação de Serralves, pertinho da Foz do Douro. Nos dias mais quentes, Matosinhos é destino certo, com suas praias e ótimos restaurantes de frutos do mar a apenas meia hora do centro do Porto.

O que fazer no PortoJardins do Palácio de Cristal

Fazer bate-voltas a partir do Porto

Reserve uns dias a mais para conhecer os incríveis destinos próximo ao Porto. O mais famoso deles certamente é o Vale do Douro, a principal região vinícola de Portugal. Mas no norte do país ainda estão belas cidades como Guimarães e Braga (que podem ser conhecidas em um único dia), além de Coimbra, conhecida por sua importante universidade. Para curtir um dia de praia, vá para Matosinhos, do ladinho do Porto, ou pegue um trem e visite Aveiro, conhecida como "Veneza Portuguesa" por causa de seus canais. Veja todos os passeios próximos ao Porto.

O que fazer no Porto

As 7 atividades preferidas dos turistas em Porto

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.