Melhores Destinos
Filipinas
Wendell Oliveira

Pagsanjan Falls

Nem só de praias vive as Filipinas, há cachoeiras também! E o melhor: bem perto de Manila. Poucas horas de viagem separam a capital filipina das quedas d'água de Pagsanjan (também conhecida como Magdapio Falls). Com quase 20 metros de altura, o tamanho pode não impressionar, mas o caminho cênico compensa, em meio à densa floresta em um cânion. Em alguns dias de sorte, macaquinhos serelepes dão o ar da graça, enfeitando a paisagem.

Filipinas

A principal atração é subir o rio de barco até chegar na cachoeira. Os barquinhos possuem preço fixo de 1.250 ₱ (~U$25), regulados pela autoridade de turismo. Para quem preferir uma boa trilha, também é possível escapar dos barcos e acessar a cachoeira através de um resort em Cavinti, no vilarejo de El Pueblo.

Como chegar

O ideal é ir com um tour, que pode ser reservado diretamente no seu hotel. Se quiser ir por conta própria, pegue um ônibus no Terminal Rodoviário Buendia em Manila até a cidade de Santa Cruz (140 ₱). A viagem dura de 2 a 3 horas, dependendo do trânsito. Em Santa Cruz, há jeepneys para Pagsanjan por 20 ₱, que param em frente ao Tourism Office, de onde partem os barcos.

Se decidir fazer o caminho pela trilha, ainda em Santa Cruz embarque no jeepney em direção a Cavinti. Peça ao motorista para descer na "Magdapio Falls junction", de onde é possível pegar um triciclo para até quatro passageiros (20 ₱) para o vilarejo de El Pueblo.


Pagsanjan Falls



Pagsanjan Laguna