Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

3 avaliações
100% recomendam
10,0

O Pão de Açúcar é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil pelo mundo afora e uma atração imperdível para pessoas de todas as idades e gostos que visitam a cidade. Localizado no bairro da Urca, às margens da Baía de Guanabara, o morro batizado de Pão de Açúcar em conjunto com o Morro da Urca oferece uma das vistas mais lindas da cidade e faz parte do patrimônio da UNESCO na cidade.

História do Bondinho do Pão de Açúcar

Em 1912, foi inaugurado no local o primeiro teleférico brasileiro. O bondinho realizava o trajeto de 538 metros entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Um ano mais tarde, foi inaugurado um segundo trecho, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, que tem 396 metros de altura. Hoje, mais de 100 anos depois do início de suas operações, os bondinhos foram modernizados e permanecem realizando o mesmo trajeto. Cada bondinho tem capacidade para até 65 passageiros e a velocidade do veículo é suave durante o passeio, ideal para apreciar o visual com calma. 

Do alto dos morros, é possível admirar uma vista 360 graus do Rio de Janeiro. Em dias de tempo aberto, vê-se desde Copacabana e Ipanema até Cristo Redentor, Ponte Rio﹣Niterói e a Pedra da Gávea. O fim de tarde nos morros é especialmente bonito. Muitas pessoas optam por visitar o local nesse horário, assim assistem ao anoitecer e depois os edifícios da cidade se iluminando. A estrutura em ambos os morros é muito boa, com lojas, lanchonetes, bancos para descansar, área para eventos particulares e até shows de música. Os preços dos produtos no alto do morro não são baixos, atente-se para esse fato. 

Ingressos para o bondinho do Pão de Açúcar


Para visitar o Pão de Açúcar você deve primeiro ir ao bairro da Urca, onde é feito o passeio - é possível chegar ao bairro de ônibus, Uber ou táxi - não há metrô próximo! O passeio completo no bondinho, ou seja, saindo da Praia Vermelha/Urca, fazendo o trajeto no primeiro bondinho até o Morro da Urca, e depois no segundo bondinho que vai ao Pão de Açúcar (e depois fazendo o caminho inverso de volta), custa a partir de R$ 114.

Na bilheteria presencial da atração, na Urca/Praia Vermelha, o ingresso pode custar um pouco mais caro. Caso queira economizar, compre seu ingresso na internet. Comprar o ingresso com antecedência garante menos filas, que ocorrem principalmente durante a alta temporada, férias e feriados. E se você quer agilidade para não enfrentar filas, há também a opção de comprar o ingresso com acesso rápido (R$ 209), com entrada preferencial e uso de sala VIP.

Moradores da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio pagam um valor promocional, o chamado Bilhete Carioca, basta comprovar a residência através de um comprovante de endereço. Confira aqui mais informações.

 

Outros passeios no Pão de Açucar

Além da visita tradicional ao Pão de Açúcar e ao bondinho, a empresa que administra o local oferece outras atividades relacionadas ao local, entre elas um Tour Histórico, que foca em dados da história e curiosidades do primero bondinho do Brasil e o Tour Bastidores, que mostra detalhes técnicos do funcionamento da atração. Acesse o site do Bondinho para ver os diferentes ingressos da atração. 

 

Andando de graça no Bondinho do Pão de Açúcar

Outra forma de visitar a atração pagando pouco (ou nada) é subir o Morro da Urca por uma trilha, que leva até o cume do morro. A trilha não é difícil, mas é bastante íngreme, portanto só é recomendada a pessoas que se sintam aptas a fazer o exercício. Programe-se para subir a trilha e chegar ao topo do Morro da Urca enquanto há luz do dia e leve água para se hidratar no caminho. Uma informação importante é que, chegando ao alto do Morro da Urca pela trilha, você pode descer pelo bondinho a partir das 19h30 gratuitamente. Esse horário, é claro, pode variar de acordo com as normas da empresa que administra o local.
 

Dica: estando por perto, não deixe de conhecer a Praia Vermelha, que fica pertinho da subida ao Pão de Açúcar. É uma praia pequena, mas aconchegante. A vista é bonita e num dos extremos você pode fazer um passeio a pé ao redor do Pão de Açúcar, basta informar-se sobre a Pista Cláudio Coutinho. É fácil de achar e você se surpreenderá com a beleza pouco explorada do lugar. 

 

Como chegar ao Bondinho do Pão de Açúcar

Não há uma estação de metrô muito próxima do Bondinho, a mais próxima é a estação Botafogo, a cerca de 2 km de distância. Sendo assim, para chegar ao Bondinho, você pode ir até a estação Botafogo e depois pegar o ônibus SP513 Urca ou complementar esse trajeto com um táxi ou Uber. 

Outra opção é a linha de ônibus 107 - Central x Urca. 

Contato: sac@bondinho.com.br
 

Avenida Pasteur, 520 , Urca, Rio de Janeiro - RJ
http://www.bondinho.com.br/
Todos os dias, entre 9h e 17h. A entrada/subida de visitantes pode ser feita até as 16h30, mas a descida pode ser feita após o escurecer. Esses horários podem variar ao longo do ano.

Pao-de-acucar-rio-de-janeiro Vista-do-pao-de-acucar-ao-anoitecer Em-direcao-ao-pao-de-acucar Pao-de-acucar-rio-de-janeiro Vista-do-pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar Pao-de-acucar
Avalie Pão de Açúcar

  1. Gisellyfotosdecolatina120 Jonas
    Serra - ES há mais de 8 anos
    10,0
    Bom

    Antes de conhecer eu acreditava que o Pão de açúcar era bonito, mas não pensei que fosse tanto. Passar um fim de tarde apreciando a paisagem é simplesmente fantástico.

    Atenção aos taxistas. Alguns exploram com força.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  2. 34thj Natanael Maia
    Brasília - DF há mais de 8 anos
    10,0
    Bom

    A vista da cidade e do mar é espetacular.

    Cuidado com os taxistas na saída. A maioria não quer te levar para lugares próximos e recusam corridas para Copacabana, por exemplo. Vale a pena andar um pouco até a Urca e pegar um táxi comum por lá. Outra alternativa é utilizar as bicicletas do Bike Rio para evitar os táxis (http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp).

    1 comentário

  3. 264mw Camille Panzera
    Vila Velha - ES há mais de 8 anos
    10,0
    Bom

    Um dos pontos turísticos imperdíveis no Rio por causa da vista 360º para a cidade.

    Não aceitam meia entrada para estudantes.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.

  • Missing Anônimo há mais de 8 anos

    A pista do Claudio, na praia Vermelha, da acesso a trilhas meio a mata que liga ao primeiro pavimento do Pão de Açucar. A vista é FANTÁSTICA!!!

  • Hqerp Stephany Nery há mais de 4 anos

    Pra quem não quer pagar 53 reais no passeio da para subir por uma trilha na pista Claudio Coutinho, mas só da acesso até a primeira montanha