Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro e do Brasil pelo mundo afora e uma atração imperdível para pessoas de todas as idades e gostos que visitam a cidade. Localizado no bairro da Urca, às margens da Baía de Guanabara, o morro batizado de Pão de Açúcar em conjunto com o Morro da Urca oferece uma das vistas mais lindas da cidade e faz parte do patrimônio da UNESCO na cidade.

Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!

Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!

História do Bondinho do Pão de Açúcar

Em 1912, foi inaugurado no local o primeiro teleférico brasileiro. O bondinho realizava o trajeto de 538 metros entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca. Um ano mais tarde, foi inaugurado um segundo trecho, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, que tem 396 metros de altura. Hoje, mais de 100 anos depois do início de suas operações, os bondinhos foram modernizados e permanecem realizando o mesmo trajeto. Cada bondinho tem capacidade para até 65 passageiros e a velocidade do veículo é suave durante o passeio, ideal para apreciar o visual com calma. 

Do alto dos morros, é possível admirar uma vista 360 graus do Rio de Janeiro. Em dias de tempo aberto, vê-se desde Copacabana e Ipanema até Cristo Redentor, Ponte Rio﹣Niterói e a Pedra da Gávea. O fim de tarde nos morros é especialmente bonito. Muitas pessoas optam por visitar o local nesse horário, assim assistem ao anoitecer e depois os edifícios da cidade se iluminando. A estrutura em ambos os morros é muito boa, com lojas, lanchonetes, bancos para descansar, área para eventos particulares e até shows de música. Os preços dos produtos no alto do morro não são baixos, atente-se para esse fato. 

Ingressos para o bondinho do Pão de Açúcar

Para visitar o Pão de Açúcar você deve primeiro ir ao bairro da Urca, onde é feito o passeio - é possível chegar ao bairro de ônibus, Uber ou táxi - não há metrô próximo! O passeio completo no bondinho, ou seja, saindo da Praia Vermelha/Urca, fazendo o trajeto no primeiro bondinho até o Morro da Urca, e depois no segundo bondinho que vai ao Pão de Açúcar (e depois fazendo o caminho inverso de volta), custa a partir de R$ 130.

Na bilheteria presencial da atração, na Urca/Praia Vermelha, o ingresso pode custar um pouco mais caro. Caso queira economizar, compre seu ingresso na internet. Comprar o ingresso com antecedência garante menos filas, que ocorrem principalmente durante a alta temporada, férias e feriados. E se você quer agilidade para não enfrentar filas, há também a opção de comprar o ingresso com acesso rápido (R$ 209), com entrada preferencial e uso de sala VIP.

Moradores da cidade do Rio de Janeiro e Grande Rio pagam um valor promocional, o chamado Bilhete Carioca Maravilha, basta comprovar a residência através de um comprovante de endereço. Confira aqui mais informações.

Outros passeios no Pão de Açucar

Além da visita tradicional ao Pão de Açúcar e ao bondinho, a empresa que administra o local oferece outras atividades relacionadas ao local, entre elas um Tour Histórico, que foca em dados da história e curiosidades do primero bondinho do Brasil e o Tour Bastidores, que mostra detalhes técnicos do funcionamento da atração. Acesse o site do Bondinho para ver os diferentes ingressos da atração. 

Andando de graça no Bondinho do Pão de Açúcar

Outra forma de visitar a atração pagando pouco (ou nada) é subir o Morro da Urca por uma trilha, que leva até o cume do morro. A trilha não é difícil, mas é bastante íngreme, portanto só é recomendada a pessoas que se sintam aptas a fazer o exercício. Programe-se para subir a trilha e chegar ao topo do Morro da Urca enquanto há luz do dia e leve água para se hidratar no caminho. Uma informação importante é que, chegando ao alto do Morro da Urca pela trilha, você pode descer pelo bondinho a partir das 19h30 gratuitamente. Esse horário, é claro, pode variar de acordo com as normas da empresa que administra o local.
 

Dica: estando por perto, não deixe de conhecer a Praia Vermelha, que fica pertinho da subida ao Pão de Açúcar. É uma praia pequena, mas aconchegante. A vista é bonita e num dos extremos você pode fazer um passeio a pé ao redor do Pão de Açúcar, basta informar-se sobre a Pista Cláudio Coutinho. É fácil de achar e você se surpreenderá com a beleza pouco explorada do lugar. 

Como chegar ao Bondinho do Pão de Açúcar

Não há uma estação de metrô muito próxima do Bondinho, a mais próxima é a estação Botafogo, a cerca de 2 km de distância. Sendo assim, para chegar ao Bondinho, você pode ir até a estação Botafogo e depois pegar o ônibus SP513 Urca ou complementar esse trajeto com um táxi ou Uber. 

Outra opção é a linha de ônibus 107 - Central x Urca. 

Contato: sac@bondinho.com.br
 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Rio de Janeiro

Pão de Açúcar

Avenida Pasteur, 520
Urca
Rio de Janeiro
http://www.bondinho.com.br/