Pontos turísticos de Roma
Roma é daqueles destinos que mais parecem um playground para os amantes da arte, da arquitetura e da gastronomia. Afinal, imagine só andar por aquelas charmosas ruazinhas de paralelepípedo e dar de cara com monumentos tão importantes para a história da humanidade, visitar museus e praças cheias de tesouros inestimáveis, deliciar-se com uma bela pasta italiana acompanhada de uma taça de vinho... Sim, Roma é tudo isso e muito mais!
A dica é que você reserve ao menos três dias para explorar a chamada Cidade Eterna, mas saiba que para aproveitar tudo o que ela tem para oferecer é preciso mais tempo. Para ajudá-lo na missão de selecionar o que não pode faltar no roteiro, preparamos este post com dicas — e também este mapa prontinho para ser usado — que ajudarão tanto os que estão indo pela primeira vez quanto os que por lá já estiveram, até porque várias dessas atrações acabam merecendo mesmo uma segunda ou terceira visita.
Em primeiro lugar na lista está o Amphiteatrum Flavium ou Coliseu, como é popularmente conhecido. E nenhuma primeira ida a Roma fica completa sem a visita a esse símbolo do Império Romano, que começou a ser construído em 72 d.C. A ação do tempo foi deixando marcas na bela construção, mas ainda assim é possível ter uma boa ideia do local que foi palco para o combate entre gladiadores e batalhas com animais, performances que costumavam ser assistidas por um ávido público de até 73 mil pessoas.
Para evitar as enormes filas que se formam na porta do Coliseu praticamente durante o ano todo, você deve comprar o seu ingresso com antecedência. A visita diurna é muito legal, por conta própria ou guiada, porém o tour noturno superou todas as nossas expectativas. Isso porque caminhar pela parte subterrânea e pela arena de um Coliseu vazio e tranquilo, tudo isso com o conhecimento de uma guia supercompetente, é incrível e uma memória para guardar para sempre!
Comprando o ingresso do Coliseu, você tem direito à entrada no Fórum Romano: o centro da vida cívica e econômica da Roma republicana. No local, você vai conhecer a Via Sacra, a rua principal, e o que restou dos templos de Vesta, de Antonina e Faustina e do Arco de Septimius Severus. Ah, no Fórum também é possível fazer os tours guiados diurnos e noturnos, fugindo das multidões e do calor em determinadas épocas do ano; consulte o site da Coop Culture para saber mais sobre os pacotes disponíveis.
Praças
Depois de explorar essas duas fabulosas obras da Roma antiga, separe um tempinho e também uma moedinha para jogar na Fontana de Trevi; diz a lenda que o ato garantirá o seu retorno à cidade. A obra prima que já foi cenário de filme é, na verdade, a fachada de um prédio ornamentada com belas estátuas, fontes e costuma atrair tantos visitantes que, em alguns momentos do dia, fica difícil locomover-se por lá. A dica é passar pelo local bem cedo ou tarde da noite, porém fique atento aos seus pertences, pois batedores de carteira circulam pela área à espera dos desavisados. Todo cuidado é pouco com bolsas, mochilas e carteiras!
Roma possui uma série de belas praças, mas caso o seu tempo na cidade seja curto, aconselhamos fortemente a não deixar a Piazza Veneza de lado. Entre ela e o Monte Capitólio, você também vai encontrar o imponente monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, mais conhecido (informalmente, claro) como bolo de casamento. Ao visitar o local, não deixe de dar um pulinho na parte de trás, onde está a Piazza del Campidoglio, um projeto arquitetônico de autoria de ninguém menos do que Michelangelo.
Outras praças que, na nossa opinião, não podem faltar no roteiro são a Navona e a Piazza di Spagna. A Praça Navona fica em um amplo espaço ornamentado por belíssimas fontes — uma delas de autoria de Bernini — e o palácio Pamphilj, a sede da embaixada do Brasil que, inclusive, pode ser visitada sem custo algum. Já a Praça da Espanha e sua escadaria imponente, que conduz até a igreja Trinità dei Monti, é um belo ponto de encontro na cidade eterna, sem contar que a região também acaba sendo um paraíso para os apaixonados por compras.
Vaticano
Em Roma, mais precisamente na zona norte da cidade, encontra-se o menor estado independente do mundo e também a sede da igreja católica/residência do Papa, o Vaticano. E duas paradas quase que obrigatórias por lá são a Praça de São Pedro e a suntuosa basílica de São Pedro.
A basílica, fundada em 324, guarda uma série de tesouros inestimáveis, sem contar que da cúpula de Michelangelo se tem uma das mais belas vistas de Roma. Outra joia guardada nesse que é o menor estado independente do mundo são os Museus do Vaticano, um dos mais importantes do mundo por abrigar obras de artistas renomados. É lá, por exemplo, que o visitante encontra a famosa Capela Sistina, cujas pinturas de Michelangelo no teto retratam as cenas do Gênese. Imperdível!
Quer saber mais sobre Roma? Então não deixe de conferir os nossos posts de Restaurantes e também de Transportes na capital italiana. Em Dicas, você vai saber mais sobre o Roma Pass, segurança, tours guiados, entre outros assuntos; já em Quando Ir você confere as melhores épocas para visitar o destino e em Onde Ficar os bairros mais procurados para hospedagem.