Quebec

Transportes na Cidade de Quebec

A grande parte dos pontos turísticos de Quebec está em Old Quebec, que é sua parte mais antiga, onde a cidade se iniciou. Essa área é relativamente compacta e ideal para ser conhecida a pé ou de bicicleta, que também é um meio de transporte muito utilizado pelos moradores da cidade. Os ônibus e táxis podem oferecer transporte complementar para lugares mais afastados. 


A pé

Certamente a maneira mais legal de explorar Quebec é a pé, então coloque um calçado confortável nos pés e saia caminhando pela cidade! Com as caminhadas, você terá a oportunidade de explorar cada cantinho de Old Quebec, poderá conhecer lugares e admirar paisagens novas a cada momento. Suas ruas são, em maioria, de pedra, então vale ficar um pouquinho mais atento quando estiver caminhando.

Ainda que seja ideal para caminhar, Old Quebec não é tão plana... Há algumas ladeiras na cidade e uma escadaria alta para ir da parte baixa para a parte alta de Quebec, mas para quem prefere fazer uma subida mais leve ao longo desse pequeno percurso, há um funicular ou a opção de fazer a subida pela ladeira da rua Côte de la Montagne. 


Bicicleta

As bikes são um meio de transporte já bastante inserido no modo de vida dos canadenses e em Quebec esse pode ser um bom meio para circular pela cidade, em especial quando você desejar conhecer lugares um pouco mais afastados de Old Quebec. 
Há várias empresas em que você pode fazer o aluguel de bicicletas, entre elas a Cyclos Service, que também tem passeios guiados de bike.


Ônibus

A grande parte dos pontos turísticos de Quebec se concentra em Old Quebec, então muitos turistas não sentem necessidade de utilizar o transporte público da cidade ao longo da viagem quando se hospedam nessa área. De qualquer forma, se você quiser se poupar de caminhadas ou quando for visitar alguns lugares mais afastados, como o Parc de la Chute-Montmorency e o shopping Parc de la Cité, o transporte público será um meio eficiente e barato.

Os ônibus na cidade de Quebec são novos, modernos e possuem ar-condicionado/aquecedor. O transporte da cidade é de qualidade e pontual, por isso é uma ótima maneira de percorrer distâncias maiores. Se você estiver hospedado fora do centro, ele também poderá ser um grande aliado! 

A unidade individual da passagem de ônibus em dinheiro custa $3.50 e com ela você tem direito de fazer transferências entre ônibus por até 2h a partir do momento em que foi iniciada a viagem. O pagamento da passagem é feito na entrada dos ônibus e é preciso ter o dinheiro exato em moedas para fazer o pagamento, pois não há troco — você colocará as moedas em uma urna e receberá um recibo, que será o mesmo utilizado caso queira fazer a transferência para outra linha, por isso, guarde-o.

É possível também adquirir um cartão recarrável para realizar suas viagens, chamado Opus Card. Esse cartão também é utilizado em Montreal e com ele as passagens de ônibus custam menos do que as viagens pagas em dinheiro ($3.05). 

Outra opção, prática e que pode ser ainda mais econômica, é comprar o ticket diário de ônibus ($8.60), que dá direito a viagens ilimitadas durante um dia, ou o 5-day pass ($29.50), que dá direito a viagens ilimitadas por 5 dias consecutivos. Veja aqui mais detalhes sobre as tarifas

Para mais informações, consulte o site da RTC, empresa de ônibus de Quebec.


Táxis e Uber

Os táxis e Uber são também uma forma de transporte complementar em Quebec. Os valores dependem da distância da corrida e são uma ótima opção durante o inverno, quando as temperaturas são muito baixas. Tanto táxis quanto Uber costumam oferecer um bom serviço, ter veículos modernos, com ar-condicionado e aquecedor. Para saber a opção mais econômica para um trajeto, você pode fazer simulações no aplicativo do Uber e Taxi Coop, de uma cooperativa de táxis local, que também permite chamar veículos pelo celular.  


Carro

Não há extrema necessidade de alugar carro em Quebec e é perfeitamente possível conhecer os principais pontos de interesse da cidade caminhando ou com o transporte público, mas se você desejar ir a lugares mais afastados com conforto ou estiver em família, essa pode ser uma opção atrativa. Lembre-se sempre de averiguar as placas nas ruas para saber se não está estacionando em local proibido e se há estacionamento no hotel que pretende reservar, já que, em períodos de alta temporada, estacionar na parte antiga de Quebec pode ser difícil. 

Tudo que você precisa saber sobre Quebec!

Esse texto sobre Transportes na Cidade de Quebec faz parte do guia de Quebec no Melhores Destinos

Comentários para Transportes na Cidade de Quebec

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.