Catedral da Assunção - Kremlin
A imponente catedral ortodoxa situada dentro do Kremlin - a sede do governo russo - foi palco de vários acontecimentos importantes, a exemplo da coroação de Ivan, o Terrível, conhecido como o maior tirano da história do país. Originalmente erguida em 1326, a catedral passou por uma remodelação em 1470 e, sob o comando comunista, a igreja se tornou museu, em 1918.
Com um design externo belíssimo e que impressiona muito, principalmente devido às cúpulas douradas, a Catedral da Assunção também tem um interior estonteante, com destaque para a iconóstase, uma parede de ícones emoldurados, datada de 1813 (a original, de 1652, foi destruída pelas tropas de Napoleão), os afrescos de 1511 espalhados por toda a igreja e os pilares centrais, que exibem retratos de mártires. Lá dentro ainda estão um trono, que Ivan, o Terrível, utilizava para rezar, um candelabro de ouro, entre vários outros tesouros.
Para conhecer essa catedral você precisa adquirir um ingresso para o conjunto de catedrais/museus do Kremlin, no escritório que fica situado nos Jardins de Alexandre (clique aqui para conferir o nosso post). Além da Catedral da Assunção, você terá acesso à praça das catedrais, que comporta outras igrejas belíssimas, como a Catedral da Anunciação, a Catedral do Arcanjo, e o Palácio do Patriarca, entre outros.
A entrada custa RUB 350 e o melhor é adquiri-la com certa antecedência, isso porque a visita às catedrais do Kremlin acontecem todos os dias, menos às quintas-feiras, em horários pré-determinados. Clique aqui para checar os horários e obter mais informações.
Como chegar: metrô/estações Aleksandrovskiy sad ou Biblioteka Lenina.