Basilique Notre-Dame de Montréal

0 avaliação
0% recomendam
0

A Basílica Notre-Dame de Montreal é uma das construções mais incríveis da cidade e não deve ficar de fora do seu roteiro. Não é preciso ser religioso para apreciá-la, ela é uma das principais igrejas de Montreal (e são muitas!) e é dedicada à Virgem Maria.

A construção da basílica não foi sempre como é hoje: primeiramente, uma pequena capela foi construída pelos jesuítas e a partir de 1672 ela se transformou em uma igreja maior e de estilo barroco. Por volta de 1800, a igreja se tornou muito pequena, então, novas transformações foram feitas; em 1824, a Basílica Notre-Dame que conhecemos hoje começou a ser construída em estilo gótico. Ao longo dos anos, mais tranformações foram feitas e foi entre 1870 e 1900 que a igreja ganhou uma nova decoração, inspirada na Sainte-Chapelle de Paris — nesse momento, foram incorporadas à decoração as cores azul e dourado, que hoje chamam a atenção do público que visita o lugar. 

A basílica é bem grande e tem uma arquitetura realmente muito bonita, mas é o seu altar que tira o fôlego dos visitantes; nesse espaço, o destaque fica por conta da madeira do altar esculpida e pintada em azul e dourado. O espaço é magnífico e vale muito uma foto. 

Por ser um dos templos religiosos mais importantes da cidade e do Canadá, o local já até recebeu a visita do Papa João Paulo II. É comum a realização de eventos culturais ao longo do ano no lugar. Em dias de grande movimento, são mais de 2.500 visitantes e a basílica continua tendo missas normalmente.

Na basílica, também acontece um show com luzes, chamado AURA. O evento é realizado durante a noite e tem duração de cerca de 40 minutos. Na primeira parte do evento, os visitantes circulam pela igreja e as obras de arte ali presentes ganham um jogo de luzes, como se tivessem vida. Na segunda parte do show, todos se sentam nas cadeiras da basílica e apreciam um show de luzes e som. É até difícil descrever o que acontece nessa segunda etapa do evento — é incrível! Recomendamos muito visitar o AURA, é surpreendente! 

A basílica tem um dos maiores sinos da América do Norte e um órgão enorme, visitando o local no horário de uma missa, você pode ter o prazer de ouvi-los. Há também uma capela atrás do altar principal da basílica onde são realizados diversos casamentos. 

Entrada na Basílica: $6.
AURA: $26,50.


Horário das missas:
Segunda a Sexta: 7h30 e 12h15.
Sábado: 17h.
Domingo: 8h, 9h30, 11h e 17h. (As missas nos fins de semana são acompanhadas pelo órgão).

110, rue Notre-Dame Ouest, Montreal - CEP: H2Y 1T2
(514) 842-2925
http://www.basiliquenddm.org

Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame Basilique-notre-dame-de-montreal
Avalie Basilique Notre-Dame de Montréal