Los Roques

Como chegar em Los Roques

Chegar em Los Roques não está entre as etapas mais fáceis da viagem para quem deseja conhecer esse paraíso. É preciso paciência, organização e até um certo grau de sorte na hora de embarcar para o arquipélago venezuelano. As etapas serão muitas até que o seu avião pouse na pista à beira-mar no povoado de Gran Roque. E para ajudar nessa tarefa, vamos detalhar todos os passos sobre como chegar em Los Roques.

Antes de mais nada, é preciso saber que Los Roques é um arquipélago localizado no Caribe venezuelano, a 160 km da Capital Caracas. Não há ligações por terra com o continente. As únicas maneiras de chegar até Los Roques são de barco e avião (apenas de pequeno porte). O transporte aéreo é o meio utilizado por quase todos os turistas que chegam até lá. Serão necessários, no mínimo, dois voos até Los Roques. O primeiro até Caracas e o outro de Caracas para Los Roques, com duração aproximada de 1h. Infelizmente nenhuma companhia aérea opera atualmente voos direto do Brasil para Caracas. Sendo assim, a chance de que ao menos três voos sejam necessários é enorme. A exceção é para turistas que estão em países que ainda operam voos para Caracas.  

Aeroporto-de-los-roques-lrv

Voo para Caracas

As principais companhias aéreas para quem deseja sair do Brasil até Caracas são a Copa Airlines (com conexão na Cidade do Panamá, no Panamá ou Bogotá, na Colômbia) e a Avianca (com conexão em Bogotá, na Colômbia ou Lima, no Peru). As duas companhias aéreas oferecem voos a partir de várias cidades brasileiras, porém nos dois casos será obrigatória uma conexão. Para quem está na região norte, uma terceira opção é o voo da Avior, que parte de Manaus e faz conexão em Barcelona (Venezuela) e segue para Caracas. Contudo, os voos da Avior não são operados regularmente. 

É possível ainda ir à Venezuela com as companhias aéreas americanas American Airlines (com voos saindo de Miami) e United (com voos operados pela Avianca), além das europeias Iberia (com voos saindo de Madrid), TAP (com voos saindo de Lisboa) e AirFrance (com voos saindo de Paris). Para quem está no Caribe ou nos EUA, uma boa pedida é a Caribbean Airlines (com conexão em Trinidad & Tobago, mas sem voos para o Brasil). Já a estatal venezuelana Conviasa realiza voos para Caracas a partir de Buenos Aires, Bogotá e Cidade do Panamá. 

Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

Os voos internacionais chegam a Caracas pelo Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar, localizado na cidade de Maiquetía e distante 20 km do centro de Caracas. A maioria dos voos para Los Roques parte do terminal doméstico do mesmo aeroporto (em prédio anexo ao terminal internacional), porém há a possibilidade de os voos saírem também do Aeroporto Nacional Higuerote, localizado a 140 km de Maiquetía, na cidade de Miranda. Nem sempre é possível voar para Los Roques no mesmo dia da chegada em Maiquetía. E é aqui onde está um dos pontos-chave da organização do itinerário para Los Roques!  

Voo para Los Roques 

A compra da passagem de Caracas para Los Roques é um dos motivos que mais gera dor de cabeça entre os viajantes. São pouquíssimas as companhias aéreas que operam o trecho até o Aeroporto de Los Roques, os aviões são de pequeno porte (em média apenas 12 passageiros), os horários são bem limitados, as passagens só estão disponíves para compra um mês antes da viagem (prazo variável) e os tíquetes não podem ser adquiridos diretamente no site da companhia aérea.

É preciso ter paciência para fazer tudo por conta própria. A compra será realizada mediante contato por email e o pagamento será por PayPal. Quem não quiser se preocupar poderá contratar intermediários na Venezuela para realizar a transação, como a pousada escolhida para hospedagem em Los Roques, agências de viagem ou guias locais venezuelanos. Porém, nesses casos, haverá cobrança de taxa de serviço. 

Aeroporto-de-los-roques-lrv

O custo da passagem entre Caracas e Los Roques - ida e volta - é de USD 250 a USD 350, a depender de como é realizada a compra. As companhias aéreas que realizam atualmente o trecho entre Caracas e Los Roques são a Albatros, a Chapi Air e a Conviasa (estatal venezuelana). Há voos todos os dias ligando a capital venezuelana ao arquipélago, porém nos finais de semana há mais opções de horários, o que ajuda na hora de combinar com o voo da cidade de origem até Caracas. 

Para realizar a compra da passagem, é preciso entrar em contato com a companhia aérea por email e fazer a solicitação. Os sites das companhias aéreas não finalizam a venda. Na Albatros, por exemplo, é possível realizar a compra no site, mas não é permitido efetuar o pagamento. O contato por email é obrigatório em todas elas. Após escolhido o horário e data do voo, o passageiro receberá os dados de PayPal da companhia aérea para realizar o pagamento em dólar. Não é permitido a estrangeiros comprarem a passagem em bolívares (o custo da passagem para venezuelanos é bem mais baixo). As companhias aéreas costumam responder aos pedidos de compra no prazo de um a três dias.

Aeroporto-de-los-roques-lrv

Caso haja problema na compra diretamente com a companhia aérea, o viajante poderá solicitar auxílio a um intermediário. As pousadas em Los Roques estão acostumadas a esse trâmite e costumam cobrar entre USD 300 e USD 350 pela passagem e o serviço prestado. Os guias venezuelanos que prestam serviço em câmbio de bolívares, no transporte e nos tours também costumam realizar a compra de tíquetes aéreos. As duas opções são seguras, porém sempre mais caras que a compra direta na companhia aérea. Há ainda a opção de comprar o tíquete na hora, nos guichês das companhias aéreas no Aeroporto de Maiquetía, mas há um grande risco de não haver passagem.

É muito importante ressaltar que os aviões que voam para Los Roques são de pequeno porte e têm limite de bagagem bem abaixo do padrão de voos internacionais e nacionais. No geral, são permitidos entre 12kg e 17kg de bagagem por passageiro, incluindo a bagagem de mão, que muitas vezes é pesada e adicionada ao peso total. Tenha cuidado para não extrapolar o limite e pagar pelo excesso.

Os voos para Los Roques partem tanto do Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar quanto do Aeroporto Nacional Higuerote. Não recomendamos a compra dos voos que partem de Higuerote, especialmente se o voo for no mesmo dia da chegada na Venezuela. O Aeroporto Nacional Higuerote está localizado a 140 km do Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar e isso pode fazer com que você perca o voo para Los Roques.

Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

Não é incomum que as companhias aéreas tenham problemas no voo e transfiram os passageiros para outra empresa ou, na pior das hipóteses, para um voo no dia seguinte. Caso isso aconteça, a companhia aérea arcará com custos de transporte e hospedagem. Entretanto, para evitar problemas, tenha em mãos os dados dos guias locais, que poderão ajudar emergencialmente com transporte e hotel, caso seja necessário. Se tudo der certo com o horário, você estará em menos de uma hora no paraíso!

No retorno de Los Roques para Caracas, atrasos e cancelamentos também podem acontecer. Apesar do local do pouso estar definido no momento da compra, não é raro que a companhia aérea (especialmente a Chapi Air) troque o aeroporto de chegada. Fique atento para não passar aperto. Acompanhamos vários casos de turistas que tiveram o pouso transferido para o Aeroporto de Charavalle, localizado a 80 km do Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar. Caso isso aconteça, a companhia aérea responsável pelo voo fornecerá um meio de transporte (táxis) para os passageiros irem até Maiquetía. O problema é maior para quem tem o voo que sai de Caracas em horário muito próximo, correndo o risco de perder o avião. 

Voar no mesmo dia para Los Roques ou pernoitar em Maiquetía?

As companhias aéreas que fazem voo até Caracas não realizam o trecho para Los Roques. Por isso, não há a possibilidade de fazer a compra casada dos dois voos. Antes da compra das passagens, será necessário decidir se os voos serão em sequência (no mesmo dia) ou se a preferência é por pernoitar em Maiquetía (cidade onde está o Aeroporto Internacional) e fazer o voo para Los Roques apenas no dia seguinte. Essa decisão é muito importante, especialmente porque será necessário coordenar o horário dos dois voos para que nada dê errado e você não perca o segundo avião.

Para quem optar por viajar até Los Roques no mesmo dia, recomendamos que o intervalo entre o voo que chega em Maiquetía e o que parte para Los Roque seja de, no mínimo, três horas. Esse intervalo será necessário para fazer a imigração na chegada à Venezuela, sair do terminal internacional do aeroporto para o terminal nacional (eles estão um ao lado outro), trocar alguns dólares por bolívares e fazer o check-in na companhia aérea que voará até Los Roques. No caso de voos muito próximos, não recomendamos que a mala seja despachada na saída do Brasil. Longas esperas são comuns na esteira de bagagens em Maiquetía, o que aumenta muito o risco de perder o voo para Los Roques. Leve apenas a mala de mão, até porque o voo até Los Roques não permite mesmo muitos quilos de bagagem.

Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

É importante ressaltar para quem deseja embarcar para Los Roques no mesmo dia que o voo até o arquipélago deve partir do Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Maiquetía. Caso o voo para Los Roques seja pelo Aeroporto Nacional Higuerote, este intervalo de três horas não é seguro. Não recomendamos a compra dos voos para aeroportos diferentes, especialmente porque o  Aeroporto Nacional Higuerote está localizado a 140 km do Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar.

Para quem não deseja correr o risco de perder o voo para Los Roques ou não conseguiu uma combinação segura de voos no mesmo dia, a recomendação é dormir em um dos hotéis próximos ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, como o Eurobuilding Express Maiquetía (localizado a 5 minutos do aeroporto e com serviço gratuito de transfer a cada 15 minutos), o Miramar Hotel, o elegante Playa Grande Caribe (com uma bela piscina), o Marriot Playa Grande, o Buena Vista Inn, o Hotel Catimar ou o Villa Playa Grande. Caso deseje aproveitar para conhecer Caracas, necessite se locomover até o Aeroporto Nacional Higuerote ou ir a qualquer outro local, sugerimos a contratação de guias locais que sejam confiáveis. Eles ajudarão no transporte, no tour e também no câmbio de dólar para bolívares. Veja mais sobre os contatos de guias em Caracascomo trocar dinheiro e a situação do câmbio na Venezuela.

Recomendamos que o viajante dê preferência para fazer os dois voos no mesmo dia, com intervalo seguro de horas. O clima de insegurança em Maiquetía não é tão grande quanto em Caracas, porém, não sendo necessário, não há porque pernoitar no local. O melhor é tentar uma combinação de voos que permita não sair da região do aeroporto. Em caso de emergências, tenha em mãos o contato dos guias recomendados. Eles certamente poderão ajudar.

Veja mais no post sobre segurança

A nossa experiência

A primeira decisão que tomamos ao viajar para Los Roques foi a de não dormir em Maiquetía. Optamos por comprar voos que permitissem embarcar para Los Roques no mesmo dia da chegada em Caracas, não sendo necessário passar a noite em um hotel. A partir dessa decisão, pesquisamos voos que tivessem um intervalo seguro para não correr o risco de perder o trecho até Los Roques.

Como sairíamos de Brasília, escolhemos viajar com a Copa Airlines para não precisar fazer conexão em São Paulo ou outra cidade brasileira. Nosso trajeto com a Copa foi Brasília – Cidade do Panamá – Caracas. Na ida, tínhamos horário previsto de pouso em Caracas às 12h20. Compramos esse voo porque ele casava com o voo da Albatros para Los Roques, com saída prevista para 15h40 do mesmo dia (um sábado). Na volta, o voo da Albatros tinha horário previsto de saída de Los Roques às 14h e chegada em Caracas às 14h50, sendo que o voo da Copa para o Panamá sairia de Caracas às 18h. Com essa escolha, nós passaríamos uma noite na Cidade do Panamá e pegaríamos o voo para Brasília apenas no dia seguinte.

Aeroporto-de-los-roques-lrv

O processo de compra das passagens foi a parte mais complicada. Para garantir que conseguiríamos os dois voos escolhidos, compramos a passagem da Copa Airlines e reservamos por 72h. Realizaríamos o pagamento dela apenas após a confirmação da passagem para Los Roques, assim teríamos certeza da compra das duas. Com a reserva feita, seguimos para comprar o trecho Caracas – Los Roques.

Escolhemos comprar na Albatros por ter o voo com o melhor horário e por parecer que era viável o pagamento direto pelo site da companhia. Fizemos a compra, recebemos o número da reserva, porém a página do PayPal da companhia aérea não funcionava. Fomos obrigados a entrar em contato com a Albatros por email. Aguardamos a resposta com os dados do PayPal, porém a companhia aérea não nos enviou a tempo de segurar a reserva do voo da Copa Airlines. Como não poderíamos esperar (a viagem já seria em duas semanas e os preços estavam subindo muito), optamos por entrar em contato com a pousada de Los Roques, passar o número do localizador da passagem e pedir para que eles efetuassem o pagamento.

A pousada foi bastante eficiente neste trâmite, porém pagamos mais caro pela passagem. Apesar da compra no site ter custado USD 250, a pousada cobrou USD 300. Fizemos o pagamento por PayPal e a pousada finalizou a compra. No dia seguinte à transferência do dinheiro para a pousada, recebemos da Albatros os dados para efetuar o pagamento por PayPal. Ou seja, se tivéssemos um pouco mais de tempo para esperar, teríamos economizado USD 50. Perdemos nessa.

Nossos voos com a Albatros tanto na ida quanto na volta foram absolutamente pontuais. As três horas que tínhamos de diferença entre os voos deram de sobra para realizar todos os trâmites de aeroporto. Na ida, combinamos com o guia Miguel o câmbio de USD 100 em bolívares. Ele nos aguardou na porta do desembarque e nos levou de carro até a porta do terminal doméstico. No retorno, fizemos o trajeto entre os dois terminais caminhando por fora do aeroporto. A passagem interna que existia entre eles foi fechada, mas o trajeto entre os dois foi muito tranquilo e não levou nem cinco minutos.

Aeroporto-de-los-roques-lrv

Consideramos o avião da Albatros bem melhor do que imaginávamos. O voo foi muito tranquilo, sem sacudidas ou solavancos. Na verdade, bem melhor que o voo do Brasil! A paisagem ao chegar em Los Roques é deslumbrante e é difícil desgrudar da janela. Quando pousamos, passamos por uma revista rápida em uma barraquinha com soldados venezuelanos. No retorno, o mesmo procedimento. Nossas bagagens despachadas foram pesadas na ida e na volta, porém as de mão não foram pesadas. Nosso limite de bagagem era de 11 kg despachados e 6 kg de mão.   

Não tivemos nenhum problema com remarcação de voos, atrasos, cancelamento ou troca de aeroportos. Tudo correu dentro do que organizamos e previmos. O mesmo não aconteceu com outros brasileiros que estavam em Los Roques. Alguns tiveram os voos da Chapi Air cancelados e foram recolocados em voos da Albatros. Outros tiveram o aeroporto trocado e voos atrasados, perdendo um dia de viagem. Houve ainda um caso em que os viajantes tiveram até a máquina fotográfica que estava no pescoço pesada como bagagem. Infelizmente são comuns problemas nos voos de Los Roques. Por isso é importante o máximo de organização, para minimizar as chances de dar errado. 

  • Aeroporto-de-los-roques-lrv

    Aeroporto de Los Roques (LRV)

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado à beira mar na ilha de Gran Roque, principal povoado do arquipélago, o Aeroporto de Los Roques não é nada mais do que uma pista para pousos e decolagens. Não há sala de embarque, saguão ou qualquer infraestrutura que lembre um aeroporto. E, de tão hipnotizado pelo visual do voo de chegada, é capaz que...

  • Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

    Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar está localizado a 20 km da capital, Caracas. Ele é a principal porta de entrada para brasileiros que chegam à Venezuela de avião. O Aeroporto recebe todos os voos internacionais e também realiza grande parte dos voos que partem para Los Roques.

    A infraestrutura do...

Tudo que você precisa saber sobre Los Roques!

Esse texto sobre Como chegar em Los Roques faz parte do guia de Los Roques no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar em Los Roques

  • Ar2df Valter J Zimmermann Jr. há 3 anos

    Que complicado hein? :/ Difícil ir para lá...

  • Moniquerenne Monique Renne há 3 anos

    Oi Valter! Chegar não é mesmo a parte mais fácil, mas o caminho das pedras está aqui no post. Com as dicas, fica bem mais tranquilo! Vale muito ir pra lá. Depois que você chegar, não terá mais nada com o que se preocupar. É lindo demais!!! Se precisar de ajuda, pode perguntar aqui.

  • Rzma4 Marcus Bastianello Barroso há 3 anos

    Pessoal, não ficou muito claro se as passagens de Maiquetia por 300 dólares é apenas ida ou ja está inclusa a volta por este valor. Podem esclarecer?

  • Moniquerenne Monique Renne há 3 anos

    Marcus, ida e volta de Maiquetía para Los Roques é USD 300.

  • Missing mariana há quase 3 anos

    monique, eh possivel comprar as passagens brasil-caracas com alguns meses de antecedencia? se atentando para horarios seria possivel? ou melhor comprar os 2 trechos, brasil-caracas e caracas-los roques, bem proximo da data da viagem?

  • Moniquerenne Monique Renne há quase 3 anos

    Oi Mariana! É possível sim :) O ideal é você entrar em contato primeiro com as companhias aéreas que operam o voo pra Los Roques para tentar comprar em horário casado. Se você decidir dormir em Caracas, não tem com o que se preocupar. Qualquer horário será bom e a decisão de qual voo comprar a partir do Brasil será mesmo pelo preço. Eu optei por não dormir em Caracas, por isso preferi fazer as duas compras ao mesmo tempo, com um mês de antecedência. Consegui embarcar no mesmo dia da chegada. Isso é super possível! Mas dormir é mais tranquilo e certo que dará tempo de pegar o voo seguinte em caso de imprevistos.

  • 2 cristiane pavin há quase 3 anos

    Monique, você mencionou a possibilidade de comprar a passagem no balcão do aeroporto, direto com a empresa aérea. Mas se o turista só tiver portando VEF, como é feito o pagamento e como é calculado o câmbio?

  • Moniquerenne Monique Renne há quase 3 anos

    Cristiane, não tenho certeza se aceitam o pagamento em VEF para turistas. Até onde sei aceitam apenas dólares. Peço pra que você entre em contato com a companhia aérea para tirar essa dúvida. Desculpe-me, mas não tenho certeza da informação então prefiro não te dizer algo errado.

  • Missing MARCELA há mais de 2 anos

    Eu gostaria de saber em média qual o custo dessa viagem? Fui para San Andres ano passado e fiquei muito interessada nesse destino mas não tenho noção de valores.

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 2 anos

    Marcela, vai depender muito do tipo de pousada que você escolher. Os passeios são super baratos, entre 10 e 15 dólares por pessoa. As hospedagens vão de 30 a 300 dólares por pessoa, com pensão completa. A passagem de Caracas para Los Roques custa 300 dólares e a passagem do Brasil para Caracas varia um bocado. Se você ficar na Pousada de Sol, por exemplo, vai gastar 300 dólares por pessoa para 10 dias e mais um pouco pela comida para levar para a praia, uns 10 dólares por dia. Mais uns 100 dólares de passeios. Não é caro. O caro é a passagem aérea. :)

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.