Los Roques
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias e Ilhas de Los Roques

Os viajantes que embarcam rumo a Los Roques estão em busca de belos dias de sol em um destino ainda pouco explorado em meio ao mar do Caribe. E o arquipélago não decepciona! Los Roques é formado por mais de 300 ilhas, ilhotas e bancos de areia que se juntam a duas grandes barreiras de corais, formando uma grande piscina com mar colorido. Opções não faltarão para quem estiver disposto a curtir o incrível mar de Los Roques. Difícil será decidir quais ilhas conhecer durante a viagem!

Los-roques

Apesar do farto número de ilhas e bancos de areia em Los Roques, nem tudo pode ser visitado pelos turistas. O Parque Nacional Arquipélago de Los Roques é considerado área de proteção ambiental e muitas ilhas têm acesso permitido apenas a pesquisadores. Ainda assim, sobram várias opções acessíveis ao turismo. E se você quiser conhecer as principais, recomendamos a permanência de, no mínimo, oito dias em Los Roques. Assim você não sairá de lá com a sensação de ter visto pouco, mas ainda ficará com vontade de voltar muitas vezes!

As praias e ilhas mais desejadas em Los Roques são Cayo de Água, Carenero e Sebastopol. As três estão entre os mais belos passeios e são mesmo praias imperdíveis para quem vai ao arquipélago. Outras praias que também merecem atenção e, claro, uma visita, são Crasquí, Noronquí e Espenquí, que fazem parte de passeios combinados com outras praias. Muito populares entre os turistas, Madrisquí e Francisquí são as ilhas mais próximas de Gran Roque e onde há boa infresestrutura. Para os turistas que buscam opções de mergulho com snorkel, as melhores pedidas são Boca del Medio, Boca de Cote, Laguna de Rabusquí e Boca de Sebastopol. Já os que desejam um ambiente tranquilo e paradisíaco de um banco de areia em meio ao mar não podem perder Cayo Los Viejos e Cayo Vapor, dois points de kitesurfistas. Além das quase sempre desertas Cayo Muerto, Saquí Saquí e, quando a maré ajuda, Cayo Fabián.

Cayo-de-agua


Essas não são as únicas ilhas de Los Roques, mas são as mais procuradas para tour, além de todas terem a visita autorizada aos turistas. A depender da temporada, bancos de areia podem surgir ou desaparecer no mar, ou seja, cada vez que você visitar Los Roques, o arquipélago poderá ter novidades. Veja mais sobre as ilhas, como visitá-las e as combinações de tour entre elas no post sobre passeios em Los Roques.

A visita às praias, ilhas e bancos de areia de Los Roques acontece sempre em passeios de barco que partem da ilha de Gran Roque, onde estão localizadas as pousadas. Para os passeios a ilhas mais distantes e também para os minitours (como os barqueiros chamam os passeios que incluem várias ilhas), as embarcações partem pela manhã e retornam ao final do dia. Muitas vezes, ao chegar à praia de destino, o barco deixa os turistas e combina uma hora para voltar. Ou seja, você ficará “sozinho” na ilha, muitas vezes uma ilha deserta. E essa é uma das melhores características de Los Roques. 

Madrisqui-los-roques

Nas praias de Los Roques, a água é quase sempre calma e com vários tons de azul e o mar é mesmo a grande estrela do arquipélago. Sempre muito colorido, com temperatura extremamente agradável e repleto de vida, ele se torna o ponto alto dos passeios. E não poderia ser diferente, afinal, estamos falando do Caribe! E quando os tons de azul estão aliados a cenários paradisíacos, como o de Cayo de Água, é difícil não se apaixonar. Los Roques é ideal para quem deseja praticar mergulho de snorkeling ou de cilindro; fazer algumas aulas de kitesurfe ou SUP; relaxar em uma boia ou somente curtir a paisagem. O importante é aproveitar o mar!

Cayo-sardinas

O que sobra de sol em Los Roques, falta de sombra. A vegetação rasteira nas ilhas oferece poucas árvores para se abrigar. É comum que os visitantes levem a própria sombra para a praia, ou seja, um guarda-sol. Ele é item obrigatório entre os turistas, assim como o protetor solar, roupas com proteção UV, chapéu e muita água para se hidratar. Não dá para brincar com o sol de Los Roques! E se você vai para uma das muitas praias desertas, capriche na cava (almoço para levar para a praia), inclua algumas bebidinhas extras e aproveite que a direção da lancha não é por sua conta. Todo mundo merece um pouco de mar do Caribe, sombra e bebidinha fresca. Veja mais sobre as refeições no post sobre onde comer em Los Roques.

Francisqui

Caso você seja o tipo de turista que não gosta de ficar sem fazer nada na praia, prepare-se para uma maratona de snorkeling, kitesurfe ou caminhadas pelas ilhas. Para os que curtem o fundo do mar, até mesmo os pequenos bancos de areia podem reservar belos corais e muita vida ao redor. Lembre-se de levar o seu próprio snorkel e também a máscara. Apesar de ser possível alugar os equipamentos em Gran Roque, nem sempre as condições de higiene serão as melhores. Previna-se e deixe para alugar apenas as nadadeiras no arquipélago (USD 3). Se a opção for por caminhadas, não esqueça um calçado adequado para andar na areia e na água. Todo o arquipélago é repleto de corais e eles podem causar danos aos pés. Sapatilhas de neoprene são boas pedidas e devem sempre estar na bolsa durante os passeios. Mas se você faz a linha atleta e quer encarar alguns saltos de kitesurfe ou apenas um passeio de SUP, não faltará oportunidade! 

O que levar para a praia

  • Guarda-sol
  • Protetor solar
  • Protetor labial com proteção solar
  • Roupa com proteção UV
  • Sapatilha para caminhar na água e em solo
  • Snorkel
  • Máscara de mergulho
  • Bolsa impermeável
  • Câmera fotográfica subaquática
  • Dome para a câmera fotográfica subaquática
  • Boia (as redondas são boas pedidas)
  • Bebidas e comida

Veja mais em passeios em Los Roques, mergulho e o que fazer no arquipélago. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Los Roques