Los Roques

Dinheiro na Venezuela

A moeda oficial da Venezuela é o Bolívar Venezuelano – VEF. A crise enfrentada atualmente pelo país torna o câmbio da moeda uma verdadeira loucura para os turistas e moradores. O país opera, ao mesmo tempo, no câmbio oficial e no câmbio negro. E a diferença entre eles é muito grande! Quando estivemos em Los Roques (junho/2016), a conversão do câmbio oficial era de USD 1 para VEF 10, enquanto o câmbio negro girava em torno de USD 1 para VEZ 700 a VEF 1000, a depender do local da troca da moeda. Ou seja, o bolívar no câmbio negro valia 100 vezes mais que o bolívar no câmbio oficial. Uma fatia de pizza poderia custar o equivalente a USD 5 ou USD 500, a depender da forma de pagamento e conversão utilizada. Alguns meses depois o câmbio chegava a USD 1 para VEF 3000. Impossível prever quanto estará na véspera da sua viagem. 

Na prática, para os turistas, o que vale é o câmbio negro e o dólar. Todos os produtos nos aeroportos, as diárias dos hotéis, as passagens aéreas, os restaurantes e passeios são calculados pelo câmbio negro e seguem um valor fixo em dólar. Não se iluda achando que será possível trocar dólares no câmbio negro e comprar produtos no câmbio oficial. O câmbio oficial existe basicamente para programas governamentais, enquanto todo o resto opera no câmbio negro. Sendo assim, um chocolate no freeshop do aeroporto estará tabelado pelo câmbio negro e com valor fixo em dólar.

Qual a melhor forma de pagamento na Venezuela e qual moeda levar?

A melhor solução para os turistas que viajam para a Venezuela é levar dólares e trocar por bolívares no câmbio negro ou realizar os pagamentos em dólar com o câmbio sugerido pelo comerciante, que muitas vezes é mais vantajoso que fazer a troca da moeda. Não sugerimos trocar uma grande quantia de dinheiro. Uma nota de USD 100 rende vários bolos de notas de bolívares. São tantas notas que a chance é grande de você não ter onde guardar o dinheiro. Para chegar a Los Roques, recomendamos a troca de no máximo USD 100. Esse valor será suficiente para muitos dias de viagem. Caso seja necessário trocar mais, você poderá fazer isso em Los Roques. Porém, se não desejar trocar nada no aeroporto, não se preocupe! Você precisará do equivalente a menos de USD 5 para pagar a entrada no Parque Nacional de Los Roques ao chegar no Aeroporto de Gran Roque. Esse valor só pode ser pago em bolívares e as pousadas quase sempre auxiliam nesse pagamento quando necessário. Posteriormente, o hóspede reembolsará a pousada.

Na Venezuela, não é possível fazer saques em bolívares em máquinas 24h. A desvalorização da moeda é tanta que se torna inviável sacar dinheiro. O uso de cartão de crédito, débito ou travel cards também não é recomendado. A cotação dos cartões é imprevisível e você poderá ter uma péssima surpresa ao receber a fatura. Nas pesquisas que fizemos antes da viagem, recebemos valores de conversão dos cartões de crédito que variavam de USD 1 para VEF 60 a USD 1 para VEF 500. Uma diferença de quase 10 vezes, que poderia resultar em uma fatia de pizza por USD 5 ou USD 50. Caso deseje ter o cartão de crédito como meio de pagamento emergencial, sugerimos que entre em contato com a operadora do seu cartão para confirmar qual a taxa de conversão do bolívar para dólar.

Onde trocar dólares por bolívares em Caracas e em Los Roques?

Ao chegar no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, você será recepcionado por uma enxurrada de pessoas oferecendo o câmbio negro. Fuja de todas elas! Não é seguro trocar dinheiro na Venezuela com desconhecidos, especialmente se você desejar trocar uma grande quantia de dinheiro. Você poderá ser alvo de assalto (infelizmente pode acontecer) ou mesmo de ser enganado na hora do câmbio. Até mesmo as casas de câmbio oficiais podem dar golpes nos turistas e avisar assaltantes que estão fora do aeroporto sobre a quantia de dinheiro que você está portando.

Recomendamos aos viajantes que já saiam do Brasil com um contato seguro para realizar a troca da moeda. Alguns guias venezuelanos estão acostumados a organizar viagens para brasileiros, realizar a compra das passagens aéreas para Los Roques, fazer city tour por Caracas e o transporte entre aeroportos. Esses guias também podem auxiliar no câmbio de dólares para bolívares, independente da contratação de outros serviços. Eles aguardam o turista no desembarque com uma placa identificando o nome do viajante e realizam a troca da moeda em segurança. Veja alguns contatos de serviços de guia indicados em Caracas

Em Los Roques, a situação é um pouco mais tranquila para a troca das moedas. O dólar é comumente aceito nos estabelecimentos comerciais, nas pousadas, restaurantes e nos passeios de barco. Talvez nem seja preciso trocar a moeda. O único lugar onde vimos que dólares não eram aceitos era na lan house, onde são vendidos chips de celular. Todos os outros estabelecimentos aceitavam dólar. Caso deseje trocar o dólar por bolívar em Los Roques, procure comércios como a farmácia, as pousadas e restaurantes. Vale também fazer o pagamento em dólar e pedir o troco em bolívar.

Em Los Roques, não há meio para sacar dinheiro, por isso você deve levar todo o necessário para a viagem. Em caso de emergência e falta de dinheiro, sugerimos negociar com a pousada o pagamento de um valor por PayPal. A pousada poderá te repassar o valor em espécie, mas certamente cobrará uma comissão para fazer isso.

Quanto levar para a viagem

Os gastos entre os turistas variam muito, mas no geral não passarão de USD 50 por pessoa por dia. Este é um bom cálculo para fazer todos os passeios, comer fora caso seja necessário, alugar equipamentos de mergulho e ainda tomar alguns drinks. Ou seja, USD 500 por pessoa para 10 dias de viagem é um cálculo bastante seguro. Não está incluído nesse cálculo o valor da diária da pousada. 

Os mais precavidos poderão pensar em ter uma reserva para emergências, como a compra de uma nova passagem para Los Roques ou para sair de Caracas, especialmente em caso de voo perdido. Essa reserva é importante por ser inviável usar cartões de crédito na Venezuela. Sugerimos um valor de reserva de USD 1000 para emergências. Tenha em mente que esse dinheiro voltará intacto para casa se tudo correr bem e, caso haja uma emergência, você estará preparado e não passará aperto. 

  • Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

    Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar está localizado a 20 km da capital, Caracas. Ele é a principal porta de entrada para brasileiros que chegam à Venezuela de avião. O Aeroporto recebe todos os voos internacionais e também realiza grande parte dos voos que partem para Los Roques.

    A infraestrutura do...

Tudo que você precisa saber sobre Los Roques!

Esse texto sobre Dinheiro na Venezuela faz parte do guia de Los Roques no Melhores Destinos

Comentários para Dinheiro na Venezuela

  • Missing John há quase 3 anos

    Olá! Parabéns pelo guia. Os guias que encontrei são de 2014, já defasados em alguns aspectos. O seus está completo e atualizado!

    Quero ir para Los Roques em Maio e gostaria de perguntar se ainda compensa trocar 100 dólares com o Miguel, visto que hoje o câmbio está em torno de US$ 1 = 3000 Bs, e já que os passeios e produtos também devem ter aumentado desde o ano passado.

    Obrigado!

  • Moniquerenne Monique Renne há quase 3 anos

    John, o câmbio muda muito na Venezuela. Muito mesmo. E os preços dos passeios seguem essa mudança. Eles mantêm um valor fixo em dólar e mudam o valor em Bolívares de acordo com a cotação atual. O mesmo acontece com quem faz câmbio para os turistas, como o Miguel.

  • Ejtx6 Danuza Helena Maciel Cavalcanti há 1 ano

    Monique aonde posso trocar e quanto vale 10.000 bolivar

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.