Los Roques

Segurança na Venezuela

O atual momento vivido pela Venezuela exige alguns cuidados dos viajantes que desejam ir a Los Roques. Apesar de o arquipélago não sofrer tanto com a crise que envolve o país, será necessário ultrapassar alguns trâmites para chegar até lá, como a compra da passagem para Los Roques e a chegada no Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar, localizado a 40 minutos de Caracas. Em alguns momentos da viagem, a ajuda de um guia local poderá ser de grande valia. E o mais importante é ter pessoas de confiança para realizar esses serviços.

Los Roques não é muito atingida pela crise na Venezuela e o arquipélago tem clima tranquilo e bastante seguro. Não há registro de violência, assaltos ou outros crimes contra turistas. Você poderá andar por lá em segurança, mesmo à noite e sozinho. Ainda que Los Roques tenha um clima bastante ameno, sabemos que o mesmo não acontece em Caracas. A instabilidade política e econômica no país torna imprevisível grandes protestos e ondas de violência. Por isso, recomendamos que os turistas que vão a Los Roques evitem fazer tour pela cidade de Caracas.

Separamos neste post especial sobre segurança os pontos da viagem nos quais o auxílio de um guia ou de um serviço de confiança poderá ser necessário para que tudo aconteça da maneira mais tranquila possível. Podemos garantir que a nossa experiência em Los Roques foi maravilhosa e que esses trâmites de segurança são apenas para amenizar as chances de algo dar errado. Em nenhum momento passamos por nada perigoso ou ameaçador. Nossa viagem correu de maneira bastante tranquila e não tivemos nenhum problema enquanto viajávamos. 

Compra da passagem para Los Roques

O primeiro momento em que a ajuda de um guia pode ser necessária é na compra da passagem para Los Roques. Apesar de o processo poder ser feito todo via internet diretamente com a companhia aérea, esse momento pode ser bastante confuso para alguns viajantes. As companhias aéreas que realizam os voos para Los Roques não realizam a compra pelo site oficial. Será necessário entrar em contato com o atendimento por email e realizar a compra via PayPal.

Para o processo de compra da passagem para Los Roques, os turistas poderão optar também pela contratação de um guia local, o auxílio da pousada escolhida em Los Roques ou a ajuda de uma agência de viagem. Nos três casos, será cobrada uma taxa média de USD 50 pelo serviço prestado. É uma boa opção para quem não quer ter dor de cabeça, mas também sairá um pouco mais caro que a compra efetuada diretamente na companhia aérea.

Veja mais detalhes sobre a compra da passagem no post como chegar em Los Roques.

Veja os contatos de alguns serviços e guias recomendados pelo Melhores Destinos e outros viajantes.

Câmbio de dólares por bolívares no Aeroporto Internacional Simón Bolívar

Outro momento importante em que a ajuda de alguém de confiança será fundamental é na troca de dinheiro ao chegar em Maiquetía. Muitos turistas optam por trocar um pouco de dólares por bolívares logo que chegam à Venezuela. Esse valor pode ser usado para alimentação, pagar taxas no aeroporto (como excesso de bagagem), a hospedagem no hotel para pernoite ou a taxa cobrada de visitantes na chegada ao Parque Nacional de Los Roques (ela é baratinha, só VEF 850, porém só pode ser paga em bolívares).

Seja lá qual for a razão da troca de dinheiro, evite ao máximo utilizar casas de câmbio ou o serviço dos cambistas que aguardam no desembarque. O ideal é já ter combinado previamente com um guia local o montante que você gostaria de trocar. Ele irá te aguardar no desembarque, com uma placa onde estará o seu nome, e você terá certeza de fazer uma troca segura e sem riscos de ser enganado.

Vale dizer que andar com grandes montantes de dinheiro na Venezuela pode gerar problemas com a polícia. Evite trocar valores superiores a USD 200 (o que já rende muitos bolos de notas de bolívares e é mais do que suficiente para ir até Los Roques). Caso passe pelo raio-x do aeroporto com grandes somas, você poderá sofrer na mão dos agentes, que não necessariamente são honestos. Evite o problema e troque apenas o necessário. Em Los Roques, você poderá trocar mais bolívares ou mesmo usar o dólar, moeda comumente aceita por lá.  

Veja mais detalhes sobre troca de moedas no post dinheiro e câmbio.

Veja os contatos de alguns serviços e guias recomendados pelo Melhores Destinos e outros viajantes.

Transfer entre aeroportos e hotel

Em nenhuma hipótese recomendamos o uso de táxis desconhecidos no Aeroporto Internacional Simón Bolívar. Infelizmente não há como garantir a segurança dos serviços prestados no aeroporto. Por isso, caso haja necessidade de transfer entre o aeroporto e o hotel do pernoite, contrate os serviços de um guia de confiança para realizar esse trajeto. Caso não queria contratar um guia, opte por um hotel que ofereça transfer gratuito para os hóspedes, como o Eurobuilding Express Maiquetía.

Acontece frequentemente a troca de horário ou mesmo o cancelamento de voos para Los Roques. Tenha sempre à mão o contato de guias locais para, caso seja necessário, solicitar auxílio para ir a um hotel. No caso de troca de aeroportos, os guias também serão muito úteis. Vale até mesmo para a troca entre o terminal internacional e o terminal doméstico no Aeroporto Internacional Simón Bolívar. Apesar de ser uma caminhada de apenas três minutos, ela pode não ser segura em horários de pouco movimento.

Veja mais sobre os trâmites de aeroporto no post sobre como chegar em Los Roques.
 

Tour por Caracas

Apesar de não ser recomendado, muitos turistas que irão pernoitar em Maiquetía gostariam de fazer um tour por Caracas. Para esses casos, consideramos de suma importância a contratação de um profissional de confiança. A cidade de Caracas não está em clima de violência e você não verá uma “guerra” na rua. Porém a cidade passa por severas restrições, como de luz, água e comida, que podem a qualquer momento gerar um conflito entre a população e a polícia. Sem falar na total instabilidade política vivida no país. Caso realmente deseje fazer o tour, vá acompanhado de um guia.

Veja os contatos de alguns serviços e guias recomendados pelo Melhores Destinos e outros viajantes.

  • Aeroporto-de-los-roques-lrv

    Aeroporto de Los Roques (LRV)

    Nota:  de 10 (0)

    Localizado à beira mar na ilha de Gran Roque, principal povoado do arquipélago, o Aeroporto de Los Roques não é nada mais do que uma pista para pousos e decolagens. Não há sala de embarque, saguão ou qualquer infraestrutura que lembre um aeroporto. E, de tão hipnotizado pelo visual do voo de chegada, é capaz que...

  • Aeropuerto-internacional-de-maiquetia-simon-bolivar

    Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto Internacional de Maiquetía Simón Bolívar está localizado a 20 km da capital, Caracas. Ele é a principal porta de entrada para brasileiros que chegam à Venezuela de avião. O Aeroporto recebe todos os voos internacionais e também realiza grande parte dos voos que partem para Los Roques.

    A infraestrutura do...

Tudo que você precisa saber sobre Los Roques!

Esse texto sobre Segurança na Venezuela faz parte do guia de Los Roques no Melhores Destinos

Comentários para Segurança na Venezuela

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.