Los Roques

Quando ir a Los Roques

Os dias de sol sempre reinam no arquipélago de Los Roques. A região, localizada no Caribe venezuelano, tem clima estável, pouca chuva, mar com temperatura extremamente agradável e está fora da rota de furacões do Caribe. A estabilidade de clima torna Los Roques um excelente destino a ser visitado sempre! 

A temperatura durante o ano todo em Los Roques varia muito pouco, sendo o período mais quente entre junho e outubro (com média de 28°C) e o mais frio entre dezembro e março (com média de 26°C). A chuva também atinge muito pouco a região e os longos períodos de estiagens são um grande problema para o arquipélago, que sofre com o constante racionamento de água. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro, porém é tão baixo o índice pluviométrico que as chuvas não chegam a atrapalhar os passeios. Quase sempre ela cai em formato de grandes e rápidos temporais, bem ao estilo chuvas de verão. A temperatura da água do mar também sofre pouca variação ao longo do ano, atingindo a máxima de 28°C nos meses mais quentes e 25°C no período mais frio (fevereiro). Uma delícia durante todo o ano!

Madrisqui-los-roques

Los Roques não costuma sofrer muito com a alta temporada. O período mais disputado do arquipélago se restringe ao mês de agosto (férias) e à temporada de feriados de Natal e Ano Novo, que pega as duas últimas semanas de dezembro e as duas primeiras de janeiro. Nesse período, os preços das pousadas podem ficar mais altos e o destino um pouco mais cheio, mas nada que atrapalhe a estada em Los Roques. 

Um detalhe que pode fazer diferença na escolha de datas é a temporada de lagosta. Sim, essa é uma das principais iguarias do arquipélago, mas a pesca é permitida apenas de novembro a abril. Por isso, caso deseje experimentar alguns pratos com lagosta, prefira os meses de pesca para a viagem.

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico. 

  • Janeiro - 23.6°C / 29°C / 48 mm
  • Fevereiro - 23.5°C / 29.2°C / 26 mm
  • Março - 24°C / 29.5°C / 19 mm
  • Abril - 24.8°C / 30.3°C / 15 mm
  • Maio - 25.4°C / 30.9°C / 11 mm
  • Junho - 25.8°C / 31.2°C / 11 mm
  • Julho - 25.3°C / 31°C / 23 mm
  • Agosto - 25.5°C /31.5°C / 21 mm
  • Setembro - 25.8°C / 32°C / 26 mm
  • Outubro - 25.6°C / 31.6°C / 40 mm
  • Novembro - 24.8°C / 30.8°C / 83 mm
  • Dezembro - 24.2°C / 29.7°C / 73 mm

* Com dados do Climate-Data.org

Crise na Venezuela

Um dos motivos que mais preocupa quem deseja visitar Los Roques é a atual crise enfrentada pela Venezuela. O quadro político e econômico no país está bastante instável e pode mudar a qualquer momento. Los Roques não é fortemente afetada pela crise de desabastecimento e quem visita o arquipélago não passará aperto com falta de produtos e comida. É preciso, entretanto, ficar atento às condições de visita a Caracas, especialmente os turistas que pretendem dormir uma noite na cidade (ou em Maiquetía) e fazer um tour pela região (veja mais em como chegar em Los Roques). Vale ficar atento aos noticiários nos dias que antecederem a viagem para ter certeza de que o tour será possível. Assim não haverá sustos ao desembarcar. 

O Melhores Destinos acompanha atentamente o turismo na região e a qualquer sinal de problemas ou impossibilidade de viagens a Los Roques, informaremos aqui. 

Tudo que você precisa saber sobre Los Roques!

Esse texto sobre Quando ir a Los Roques faz parte do guia de Los Roques no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Los Roques

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.