Melhores Destinos
Pernambuco

Fernando de Noronha

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Fernando de Noronha mexe com o imaginário dos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra... E quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do mundo. Pudera: a água cristalina varia de tons de azul para esverdeados e é habitat de uma riquíssima vida marinha, que pode ser vista em qualquer praia, geralmente já pertinho da faixa de areia.

A ilha principal tem formações rochosas únicas, dignas de cartões-postais. Os mirantes oferecem vistas espetaculares para as praias durante o dia e o pôr do sol no fim da tarde. Noronha é um lugar que convida a passar um belo dia à beira-mar, intercalando o sol com deliciosos banhos de mar. Um arquipélago repleto de cantinhos para fazer snorkel ou mergulho com cilindro e admirar a uma curta distância peixes coloridos, tartarugas, arraias e também tubarões.

Fernando de Noronha

E tem muito mais: passeios de barco, canoa havaiana, tour com 4x4 que passa por 70% da ilha, além de trilhas curtas e longas com paisagens distintas e piscinas naturais. Para quem é da mesa farta, não faltam restaurantes de ótima qualidade. E para os baladeiros de plantão, boa notícia: há sempre um bar com programação musical em Noronha.

A partir de agora, temos o imenso prazer de dividir com você todas as informações e dicas que reunimos ao longo da nossa viagem para esse paraíso. Explore esse guia, planeje suas férias perfeitas e aproveite muito cada minuto nessa joia brasileira que é Fernando de Noronha.

Sobre Fernando de Noronha

Com 21 ilhas e ilhotas (a principal delas com apenas 17km² e dona da menor rodovia federal do Brasil), há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve. Mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito pertencente a Pernambuco está de parabéns! Só vendo para crer.

Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Praia do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e muita inspiração. Nem parece que a ilha já foi repleta de fortificações e serviu de presídio por mais de 200 anos.

Fernando de NoronhaBaía dos Porcos

Pousadas em Fernando de Noronha – onde ficar

Fernando de Noronha tem uma boa quantidade de pousadas, de basicamente três "níveis": as pousadas familiares, que pertencem a pessoas que nasceram e vivem na ilha e geralmente são mais simples e econômicas; as pousadas de médio custo e as pousadas mais luxuosas. Já ficamos hospedados nessas três categorias de pousadas em Fernando de Noronha e entendemos que cada uma delas tem o seu diferencial. Tudo vai depender do que o viajante busca: economia, conforto ou vistas maravilhosas com atendimento exclusivo.

Você pode conferir todas as nossas dicas no post sobre onde ficar em Fernando de Noronha e, na tabela a seguir, trazemos algumas das hospedagens mais reservadas pelos nossos leitores. Já nos ficamos na Pousada da Germana, Pousada da Villa e Pousada Sela Gineta (médio custo); Pousada Morena e Nannai Solar dos Ventos (mais aconchegantes) e na Pousada da Maga (econômica).

HOTEL NOTA LINK
Casa de Mirtes 9.6 Ver preços
Pousada do Vale 9.5 Ver preços
Pousada Ventos da Atalaia 9.5 Ver preços
Pousada da Germana 9.2 Ver preços
Pousada Capim Açu 9.1 Ver preços
Pousada Lua Bela 9.1 Ver preços
Miragem Noronha 9.0 Ver preços
Pousada da Maga 8.9 Ver preços
Pousada Zé Maria 8.8 Ver preços
Pousada Solar das Andorinhas 8.6 Ver preços
Pesquisar passagens aéreas

Quando ir a Fernando de Noronha – melhor época

No que depender da temperatura, Fernando de Noronha pode ser aproveitada o ano inteiro. É sempre quente por lá. Mas é bom que se saiba que nos meses entre março e julho há mais chances de chuva. Ainda assim, dificilmente você pegará vários dias de mau tempo — com um pouco de sorte, é possível curtir bons períodos de sol. Para garantir: a estação mais seca é entre agosto e fevereiro.

A alta temporada acontece entre meados de dezembro até o Carnaval, especialmente no período próximo ao Réveillon e em janeiro — quando a ilha fica bem movimentada e com preços menos convidativos. Confira as dicas completas de quando ir a Fernando de Noronha e saiba quais são os meses de grandes ondas e os de mar mais tranquilo.

Fernando de NoronhaSnorkeling na Praia do Sancho

Como chegar a Fernando de Noronha

Noronha é um arquipélago. Portanto, para chegar lá, somente de avião ou em uma embarcação, o que é menos comum, já que o destino está distante a pelo menos 360 quilômetros da costa e cruzeiros não são mais permitidos.

As companhias aéreas brasileiras operam voos diretos para Fernando de Noronha saindo dos aeroportos de Recife, Natal e Fortaleza (desta última, voos sazonais). O tempo de viagem varia de uma hora e vinte a uma hora e quarenta. Saindo de outras cidades brasileiras, é preciso fazer conexões nesses aeroportos antes de seguir para Noronha.

Nós estamos 24 horas por dia de olho nos preços das passagens aéreas para Fernando Noronha. Acesse a nossa página especial e confira datas, valores e cidades de origem. Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber alertas de promoção de voos, pacotes e pousadas em Noronha.

Fernando de NoronhaVista do Forte Nossa Senhora dos Remédios

O que fazer em Fernando de Noronha

Curtir as praias de Noronha, fazer algumas trilhas, admirar a vista desde os mirantes, passear de barco ou canoa havaiana, praticar snorkeling e mergulho com cilindro, surfar e relaxar. Essas estão entre as principais atividades em Fernando de Noronha. A ilha é um destino sem igual para quem procura por tranquilidade e belas paisagens naturais, mas pode ser também um lugar gostoso para praticar exercícios, sempre em meio a um visual estonteante, repleto de aves e uma riquíssima fauna marinha. 

Leia os nossos posts com todas as informações sobre o que fazer em Fernando de Noronha e os melhores passeios em Noronha e monte um roteiro de viagem perfeito para os seus dias no paraíso. 

Fernando de NoronhaMergulho com cilindro

Praias de Fernando de Noronha

As praias de Fernando de Noronha têm diferentes perfis, paisagens, estrutura e também público — o que não muda é a beleza indescritível de cada uma delas. No Mar de Dentro, estão a maioria delas: as centrais e badaladas Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição; aquelas em que é possível se isolar e curtir horas de tranquilidade, como a Praia do Boldró e a Praia do Bode; a famosa Praia da Cacimba do Padre, palco de uma etapa do campeonato mundial de surfe; a Praia do Porto, perfeita para snorkeling e de onde partem os passeios pelo mar, e as maravilhosas Baía dos Porcos e da Praia do Sancho, os verdadeiros cartões-postais de Noronha.

Fernando de NoronhaPraia do Sancho

Já no Mar de Fora estão praias com cenários mais selvagens e relevo mais rochosos: Praia do Leão, Praia do Sueste, Praia da Atalaia e Caieira. Todas elas fazem parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (portanto, exigem ingresso e têm horários limitados) e muitas só podem ser visitadas mediante agendamento. Na época de swell, quando entram as ondas no Mar de Dentro, são as praias do Mar de Fora que se tornam mais agradáveis para praticar snorkeling.

Fernando de NoronhaPraia do Leão

Quantos dias ficar em Fernando de Noronha

Fique pelo menos cinco dias nesse lugar mágico. Para ficar mais satisfeito, passe uma semana no arquipélago. Mas o bom mesmo é ficar o máximo de dias que puder em Fernando de Noronha. Caminhe, mergulhe, relaxe e se encante com esse paraíso que, orgulhosamente, faz parte do nosso país.

Fernando de Noronha

Informações sobre Fernando de Noronha

  • A área da ilha está dividida entre a Área de Preservação Ambiental (APA) e o Parque Nacional Marinho, que têm a finalidade de proteger a ilha, seus animais e ecossistema. Por isso, o visitante que desembarca em Noronha deve pagar uma taxa de preservação que varia de acordo com os dias de permanência e também o ingresso ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que dá acesso a praias como Praia do Sancho e Praia do Sueste. Leia mais dicas sobre Noronha.
  • Pessoas adeptas a trilhas devem estar atentas à necessidade de agendamento e até contratação de guia credenciado para percorrer alguns caminhos dentro do Parque Nacional Marinho. Saiba mais sobre as trilhas em Fernando de Noronha.
  • Fernando de Noronha é conhecido como um destino caro — e, infelizmente, a crença popular é real. O turista que vai a Noronha precisa desembolsar um bom dinheiro, já que tudo chega na ilha apenas de avião ou por embarcações. Mas não desanime, vale cada centavo! Confira todas as dicas de Fernando de Noronha.

Boa viagem!