Paris, com certeza, é o lugar ideal para os apaixonados por arte e por todas as suas formas de expressão. Na Cidade Luz, o visitante não só vai encontrar museus de todos os tipos, como também muita arte nas ruas, praças, monumentos e estabelecimentos comerciais. As opções para os que vão em busca de cultura são tão numerosas que seria necessária uma ida à capital da França exclusivamente para essa finalidade.
Em Paris, o visitante terá a chance de conhecer o Museu do Louvre, considerado um dos mais importantes do mundo. Casa de obras de arte como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre conta com um acervo gigantesco, valiosíssimo, e a dica para os que desejam conhecer o local sem pagar nada é ir no primeiro domingo de cada mês, mas apenas de outubro a março.
Passe dos Museus
Outra dica para aqueles que pretendem economizar visitando uma boa quantidade de museus é adquirir o Paris Museum Pass. Com o passaporte, é possível visitar mais de 60 museus e monumentos de Paris e região sem enfrentar as terríveis filas.
Os passes para dois, quatro e seis dias consecutivos custam 48, 62 e 74 euros, respectivamente. O visitante pode adquirir o passaporte por meio deste site, nas lojas Fnac (há uma na avenida Champs-Elysées), em alguns museus e nos pontos de informação turística dos aeroportos (lista de locais completa no link).
O conselho para aqueles que não quiserem comprar o Paris Pass é adquirir os ingressos pretendidos com antecedência; boa parte dos museus e dos monumentos vendem os tíquetes na internet ou em escritórios espalhados pela cidade.
Se a intenção é evitar filas, também vale a pena chegar bem cedo ou mais tarde (no caso daqueles locais que oferecem visitação noturna). Para aqueles que não têm muito tempo a perder, o ideal é que seja feita uma seleção prévia de locais e obras a serem visitados.
Com você, a seleção de alguns dos museus mais famosos de Paris, feita pela equipe do Melhores Destinos.
Não deixe de ir ao Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries), uma das áreas mais visitadas de Paris. Localizado entre a Praça da Concórdia e o Museu do Louvre, o local datado do século XVI é repleto de fontes, esculturas de diversas épocas e muito verde, além de abrigar uma variedade de cafés (com mesas...
O belíssimo e imperdível museu D'orsay está instalado em uma antiga estação de trens no centro de Paris, às margens do Rio Sena. O local, que apenas em 2011 recebeu mais de três milhões de visitantes, abriu as portas ao público em 1986 e hoje abriga uma vasta coleção de importantes obras. O...
Em Paris, você vai encontrar um dos museus mais importantes e famosos do mundo: o Louvre. São mais de 30 mil preciosidades entre pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos, reunidas em um só lugar.
Para conhecer tudo isso de perto, você com certeza levaria muitos dias; a boa notícia é que o Louvre mantém um site...
A maior coleção do escultor francês Auguste Rodin pode ser vista neste museu, inaugurado em 1919 e que abriga obras importantes e mundialmente famosas, como O Beijo e A mão de Deus. Já no maravilhoso jardim, onde estão plantadas belíssimas roseiras, é possível admirar esculturas do mestre como O Pensador, A porta...
O museu, aberto em 1905, é parada obrigatória para aqueles que se interessam por assuntos de guerra, e também, é claro, para os fãs de Napoleão Bonaparte. Artilharia, uniformes, obras de arte e muitos outros objetos estão reunidos no local, com ênfase especial em algumas batalhas, como a dos séculos XVII e XVIII,...
Que tal assistir a uma ópera ou a um espetáculo de balé/dança contemporânea em um belíssimo e importante monumento, o Palácio Garnier? Construído a mando de Napoleão III, o local que leva o nome de Charles Garnier, arquiteto responsável pelo projeto, foi inaugurado em janeiro de 1875 e é repleto de...
Cinema, fotografia, teatro, música e literatura. Todas as formas de expressão estão reunidas no Georges Pompidou, um centro criado em Paris com o foco totalmente voltado para a arte moderna e contemporânea.
Localizado em um prédio projetado por Renzo Piano e Richard Rogers, dois arquitetos que simbolizam o espírito do século...
Esse texto sobre Museus em Paris faz parte do guia de Paris no Melhores Destinos
Todo primeiro domingo de cada mês, alguns museus (a maioria) são de graça, se estiver lá em um domingo destes, dá para economizar um pouquinho.
Para quem quiser economizar eu também recomendo o primeiro domingo do mês, quando os principais museus são gratuitos. O detalhe é que nestes dias as filas são gigantescas e a espera pode chegar a duas horas para entrar. E tempo é um bem valioso para o turista. Por isso, pense bem antes de optar pelo dia gratuito, caso você tenha pouco tempo na cidade. :)