Onde comer em Mendoza
A expectativa em torno da comida argentina é sempre das melhores, afinal, excelentes cortes de carnes, aliados a vinhos de qualidade, não poderia dar errado. E nesse quesito Mendonza é imbatível! Os restaurantes atendem aos paladares mais exigentes e todo amante da boa mesa sairá de lá encantado com a culinária local. É hora de fazer aquele tão sonhado turismo gastronômico, com direito a muitos restaurantes estrelados e chefes reconhecidos mundialmente.
Esqueça a economia em comida! Mendoza não é lugar para viver de empanadas e chorizos. Que tal investir uma parte da verba da viagem em menus degustação inesquecíveis? Vale um almoço com vista para os vinhedos e também um jantar harmonizado com os melhores vinhos da casa. O importante é saber que não faltarão opções para tornar a sua estada na cidade deliciosa.
Melhores restaurantes de Mendoza – Os indicados e premiados do Guia Michelin
Recentemente a Argentina entrou no radar do Guia Michelin, um dos mais reconhecidos rankings de restaurantes do mundo. E como não poderia ser diferente, Mendoza foi premiada com quatro restaurantes que receberam uma estrela, além de outros treze estabelecimentos recomendados pelo guia. É um reconhecimento da excelente culinária local e um bom rumo para começar a sua aventura gastronômica por Mendoza.
A lista conta com restaurantes nas vinícolas e também na cidade. É uma seleção dos melhores restaurantes de Mendoza com base na avaliação do Guia Michelin, mas pode confiar que há dezenas de outros excelentes restaurantes que não estão nesta lista. Confira os indicados!
Restaurantes em Mendoza com uma estrela Michelin
- Casa Vigil - El Enemigo (Maipú)
- Azafrán (centro de Mendoza)
- Zonda Cocina de Paisage - Bodega Lagarde (Luján de Cuyo)
- Brindillas (Luján de Cuyo)
Restaurantes em Mendoza indicados pelo Guia Michelin
- Abrasado - Bodega Los Toneles (Centro de Mendoza)
- Osadía de Crear - Susana Balbo Wines (Luján de Cuyo)
- 5 Suelos - Durigutti (Luján de Cuyo)
- Riccitelli Bistró - Riccitelli Wines (Luján de Cuyo)
- Espacio Trapiche - Bodega Trapiche (Maipú)
- Restaurante Renacer - Bodega Renacer (Luján de Cuyo)
- Restaurante Ruca Malen - Bodega Ruca Malen (Luján de Cuyo)
- Fogón Coccina de Viñedo - Bodega Lagarde (Luján de Cuyo)
- Soberana Resto (centro de Mendoza)
- Centauro (centro de Mendoza)
- 1884 Francis Mallmann (centro de Mendoza)
- La Vida - Susana Balbo (Chacras de Coria)
- Quimera Bistro (centro de Mendoza)
Restaurantes nas vinícolas de Mendoza
Para o almoço, nada como escolher um dos restaurantes entre as vinícolas de Mendoza. Para isso, é importante organizar o dia para estar na hora da fome em uma das bodegas que oferecem a experiência. A maioria delas apresenta um menu degustação fixo, que varia de 3 a 8 pratos, sempre harmonizados com os vinhos da casa. Prepare-se para comer muito e por muito tempo, já que o almoço pode chegar fácil a 3h de duração! Os menus são bem servidos e, ao final, talvez não reste espaço para a sobremesa.
Muitas bodegas oferecem pacote com tour pela propriedade e almoço. Se preferir algo mais leve, algumas dispõem de lanches rápidos e até piqueniques ao ar livre. Uma delícia! No verão, diversas vinícolas fazem refeições especiais, como food trucks no jardim e parrilladas em meio às uvas. Aproveite e tenha uma experiência diferente a cada dia de passeio.
Ao escolher uma vinícola em Mendoza para o almoço ou jantar, lembre-se de fazer a reserva da mesa com antecedência. Em alguns restaurantes mais disputados – como o Angélica (Catena Zapata), Casa Vigil (El Enemigo), Osadía de Crear (Susana Balbo) e La Azul – as reservas esgotam com semanas de antecedência. Caso não tenha vaga, tente novamente na véspera do passeio. Algumas pessoas desmarcam e há chance de conseguir um lugar até mesmo no dia. Outro detalhe importante é chegar na hora agendada, já que atrasos não são tolerados. Fique atento para não perder o tão sonhado almoço na vinícola.
O valor de uma refeição nas bodegas de Mendoza varia bastante. Um menu mais simples custa, em média, USD 30. Já um almoço harmonizado nos restaurantes premiados pode custar mais de USD 180. Acredite, vale cada centavo! O valor investido dependerá do seu orçamento e sonho gastronômico. O importante é saber que é possível ter experiências inesquecíveis tanto nas bodegas mais simples quanto nas mais disputadas.
Para quem não quer perder tanto tempo de passeio no dia em Mendoza, uma excelente opção são as bodegas que oferecem lanches e piqueniques. Ao ar livre, com bons vinhos, o visitante poderá descansar com vista para o vinhedo e desfrutar dos mais saborosos queijos, embutidos e empanadas mendocinas. Os lanches são caprichados e ajudam a aplacar a fome entre os tours, sempre regados a uma taça (ou garrafa) de vinho. O custo será bem mais baixo que um almoço harmonizado e você ainda poderá curtir o ambiente e o visual da vinícola, que pode incluir de brinde a Cordilheira dos Andes.
Está na dúvida de qual restaurante nas vinícolas em Mendoza escolher para almoçar? Confira alguns dos nossos favoritos!
- Casa Vigil - El Enemigo (Maipú)
- Piedra Infinita - Zuccardi Valle de Uco (Valle de Uco)
- Osadía de Crear - Susana Balbo Wines (Luján de Cuyo)
- La Azul - Bodega La Azul (Valle de Uco)
- Abrasado - Bodega Los Toneles (Centro de Mendoza)
- Crux Cocina - Alfa Crux (Valle de Uco)
- Restaurante Salentein - Bodega Salentein (Valle de Uco)
- Restaurante Renacer - Bodega Renacer (Luján de Cuyo)
- Restaurante Terrazas de Los Andes - Terrazas de Los Andes (Luján de Cuyo)
- Zonda Cocina de Paisage - Bodega Lagarde (Luján de Cuyo)
- Casa del Visitante - Bodega Santa Julia (Maipú)
- Angelica Cocina Maestra - Catena Zapata (Luján de Cuyo)
- La Vid Terraza - Norton (Luján de Cuyo)
- 5 Suelos - Durigutti (Luján de Cuyo)
- Riccitelli Bistró - Riccitelli Wines (Luján de Cuyo)
- Quincho Maal - Bodega Maal (Luján de Cuyo)
- Espacio Trapiche - Trapiche (Maipú)
- Restaurante Trivento - Bodega Trivento (Maipú)
- Diam’s Bistrot & Bar à Vin - Diamandes
- Espacio Monteviejo - Monteviejo (Valle de Uco)
Restaurantes no Centro de Mendoza
O jantar é um ótimo momento para curtir o Centro de Mendoza. Os restaurantes da cidade não deixam em nada a desejar quanto aos das bodegas. Os menus são mais extensos e você terá mais liberdade para escolher a refeição. Aqui vale uma dica: os moradores costumam sair de casa depois das 22h; antes desse horário, os restaurantes estarão um pouco vazios. Se você não tiver reservas, tente ir mais cedo. Vale lembrar que, em Mendoza, é sempre bom ter a reserva antecipada.
Para começar um tour pelos restaurantes de Mendoza, vale uma caminhada pela Avenida Sarmiento, onde você encontrará diversas especialidades culinárias, com boas opções de restaurantes, entre eles o Azafrán, estrelado pelo Guia Michelin; e o Soberana, recomendado pelo mesmo ranking. Um pouco mais popular, mas ainda na mesma região, a casa El Asadito costuma agradar aos que buscam cortes tradicionais de carne, enquanto o Bigalia Pizza Napolitana garante jantares leves e sem muita preocupação. Na Rua Peru, cruzamento com a Sarmiento, vale ainda conferir o contemporâneo Centauro Restaurante, também parte dos recomendados Michelin.
Seguindo a linha de boas carnes e cortes tradicionais, vale investir alguns pesos nos restaurantes Abrasado e 1884, ambos localizados em bodegas bem próximas ao centro da cidade. Os dois, indicados pelo Guia Michelin, garantem experiências inesquecíveis para os amantes de carnes vermelhas.
Outra rua de Mendoza que garante diversas opções de restaurantes é a Avenida Arístides Villanueva, onde você encontrará bares descolados e também ambientes refinados para um menu de muitos passos. Vale conferir o Magnólia Restó, o República Bistro Arístides e ainda o Chachingo Arístides.
A verdade, é que a oferta de restaurantes em Mendoza é imensa, por isso, aproveite as caminhadas pela cidade para conferir alguns menus e depois decidir pelos seus favoritos. Nós adoramos todas as experiências que tivemos por lá e certamente você também sairá bem feliz com a gastronomia mendocina, seja nas vinícolas ou na cidade.