Pontos Turísticos de Cusco

Cusco foi a capital do império inca e o local onde uma das maiores culturas de que se tem notícia atingiu seu apogeu administrativo, político e religioso. Viajar a essa parte do Peru é estar diante de um dos mais incríveis cenários históricos do mundo. Seja nos traços da cultura inca ou espanhola, o peso de ter sido a mais importante cidade andina é refletido nas mais variadas formas.

Basta fazer um pequeno passeio pelas ruas de Cusco para perceber a herança histórica que a cidade preserva. As ruelas feitas em pedra, os casarios coloniais, a praça matematicamente localizada, a Catedral e o sítio arqueológico de Saqsaywaman são dos mais importantes pontos turísticos do lugar - simplesmente não podem faltar num roteiro de viagem.

Os atrativos, no entanto, não se limitam à cidade em si. Os incas ocuparam e construíram em diferentes áreas dos Andes, procurando sempre a melhor região para plantio ou estudo, por exemplo. Por isso há diversos locais interessantes para conhecer que ficam distantes do centro de Cusco. Além de Machu Picchu, Pisac, Moray e Ollantaytambo são lugares incríveis para visitar.

A dica para quem quer conhecer diversos sítios arqueológicos é comprar um dos boletos turísticos, que dão direito a entrada em diferentes atrações por um preço inferior aos ingressos comprados separadamente. 

  • Ollantaytambo

    Ollantaytambo

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Se você tiver tempo, aproveite para dar uma volta nesse povoado vizinho a Águas Calientes e Cusco. O lugar também tem boa estrutura para turistas, além de praticamente tudo de que você pode precisar durante sua viagem. Andar pelas ruas, cheias de pedras, é sinônimo de viagem no tempo! Pelas ruelas passam mulheres com trajes...

  • Saqsaywaman

    Parque Arqueológico de Saqsaywaman

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Parque de Saqsaywaman, com seus 10 mil anos, é conhecido como fortaleza, apesar de não ter tido nenhuma função militar. O lugar é outro sítio arqueológico que funcionou como centro cerimonial, uma zona sagrada e de estudos. Ele fica a incríveis 3650m de altura em relação ao nível do mar e...

  • Plaza-de-armas-cusco

    Plaza de Armas

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    A Plaza de Armas de Cusco é o ponto inicial para qualquer passeio pela cidade. Além de a praça ser uma graça, decorada e cheia de flores, ao seu redor ficam algumas das principais atrações da cidade, além de lojinhas de suvenires.

    Tanto durante o dia quanto à noite, a praça é um local agradável...

  • Qoricancha-templo-do-sol

    Qoricancha

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    O Qoricancha - Templo do Sol - servia como local para cerimônias e estudos de astronomia e matemática. A entrada custa 10 soles (R$ 6) e, num passeio que abrange arquitetura, história e arte, você pode conhecer um pouco mais da cultura inca.

    Esse templo tinha uma importância equivalente à que tem o Vaticano e, se hoje se diz...

  • Ruinas-de-pisac

    Ruínas de Pisac

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    Pisac é um lugar com duas atrações principais: as ruínas e um mercado de artesanato. A construção dessas ruínas é atribuída a pré-incas e incas e elas se destacam por estarem numa região de 3400m. O lugar era um centro administrativo e foi construído com arquitetura especial, própria...

  • Igreja de São Pedro de Andahuaylillas

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    A Iglesia de San Pedro de Andahuaylillas é conhecida como a Capela Sistina das Américas, tamanha a beleza de seu interior.  Por fora, o edifício não revela as riquezas que possui, mas basta conhecer o lugar por dentro para entender o porquê do título. Ouro, prata e quadros pintados de acordo com a Escola de Cusco fazem parte da...

  • Moray

    Moray

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Moray é um sítio arqueológico que mostra todo o potencial inca para o plantio de alimentos. Nesse local os incas aproveitaram a depressão natural da montanha para construir terraças e fazer experimentos alimentícios, especialmente com batatas. Afirma-se que a temperatura era diferente em cada terraça, permitindo reproduzir...

  • Catedral-de-cusco

    Basílica Catedral de Cusco

    Nota:  de 10 (0)

    Na cidade de Cusco, não perca um passeio à belíssima Catedral. Ela tem três naves e 12 capelas em seu interior. É muito rica em imagens, quadros, ouro e prata, e não se pode fotografar lá dentro, para a preservação do patrimônio. Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam,...

  • Chinchero

    Chinchero

    Nota:  de 10 (0)

    Chinchero é um pequeno povoado a 28km de Cusco. O lugar é chamado de "cidade do arco-íris" e se destaca por ainda preservar muitos dos costumes dos povos andinos, como tradições, hábitos e vestimentas. 

    Além de conhecer as ruínas do lugar, com um muro de pedra e terraços agrícolas,...

  • Igreja-de-san-blas

    Igreja de San Blas

    Nota:  de 10 (0)

    Datada de 1563, essa é uma das igrejas mais antigas de Cusco. É preciso ter um pouco de fôlego para chegar até ela, mas o interior barroco do lugar é capaz de recompensar os visitantes. 

    O bairro onde está a igreja tem muitos artesãos, por isso é um bom lugar para quem gosta de obras de arte. 

  • Salinas-de-maras

    Salinas de Maras

    Nota:  de 10 (0)

    As Salinas de Mara são compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda, utilizando técnicas antigas.

    A visão do lugar é deslumbrante e rende...

Tudo que você precisa saber sobre Cusco!

Esse texto sobre Pontos Turísticos de Cusco faz parte do guia de Cusco no Melhores Destinos

Comentários para Pontos Turísticos de Cusco

  • Pc6n3 Juvenal Rondan há 4 anos

    Saiba quais são os Museus que não pode se perder na sua visita a Cusco:
    Principais Museus de Cusco (Museu Inca, Historico Regional, Arte Popular, Machu Picchu, Pre-Colombiana e outros)
    O centro histórico da cidade de Cusco possui muitos museus e de muita importância entre as mais visitadas são:
    Museu Inka:

    Criado pela universidade nacional San Antonio Abad del Cusco, construído sobre alicerces incas o museu também é conhecido como Palacio del Almirante, pois seu dono original foi o almirante Francisco Alderete e Maldonado, o local é caraterizado por sua bela arquitetura e esta localizada somente a meia quadra da praça principal da cidade.

    Possui 16 salas de exposição entre as mais ressaltantes são as salas das múmias, tecidos Incas, cerâmicas, joias e objetos de ouro e prata além da arquitetura surpreendente colonial e republicano.

    Visite este museu para ter uma clara ideia de como foi à vida da cultura Inca.

    Pertence à Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco e tem uma invejável coleção de peças arqueológicas da cultura Inca.
    Horário:
    Segunda a Sexta: 08:00 às 18:00 horas.
    Sábados e feriados: 09:00 às 16:00 horas.
    Domingo é fechado
    Custo: Adultos S / 10.00

    Museu de Arte Pré-Colombiana.
    Este monumento histórico foi comprado em 1981 pelo banco BBVA e foi construído acima de um templo inca, o local tornou-se museu de arte Pre-Colombiana,
    Antigamente era o "Amaru Cata" ou "Casa do saber", a escola dos Incas, construída há quase dois séculos. Em 1550 os conquistadores espanhóis, trabalham para sobrepor a sua cultura sobre a cultura incaica,
    Os 11 aposentos ou salas abrigam 450 obras-primas datadas de 1250 a. C. a 1532 d. C. a maioria da coleção exibida foi selecionada pelo pintor peruano Fernando Szyszlo e pela historiadora Cecilia Bákula em meio a milhares de artefatos mantidos no Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera.
    O museu exibe de forma ordenada e progressiva: uma sala de madeira, uma Nazca, uma Mochica, uma Huari, uma Chimu, uma Inca, uma Colonial, uma do virreinal, além disso, têm a sala de ouro e a de prata.
    Localizado na praça Nazarenas ao lado do hotel Inkaterra Casona e a uma quadra da praça principal de Cusco
    Horário:
    Segunda a domingo das 9:00 às 22:00 horas.
    Custo: Admissão Geral S / 20,00 - Estudantes S / 10.00
    Veja mais museus no seguinte site de Viagens: http://www.viagensmachupicchu.com.br/Museus-de-cusco-cuzco/viagens-machu-picchu/viagem-machupicchu

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.