Conhecida como Monkey Forest, essa é uma das principais atrações de Ubud e um lugar imperdível para quem gosta de animais. No local, está um complexo de templos hindus, cercado por uma grande quantidade de árvores e plantas que são utilizadas em rituais.
O lugar, que resume bem o espírito de Ubud, costuma abrigar cerimônias religiosas e, além disso, é a moradia de dezenas de macacos livres, que na presença dos turistas fazem gracinhas e estão sempre atentos em busca de comida. São três templos que fazem parte do complexo e a intenção deles é conservar a filosofia "Tri Hita Karana", própria da cultura balinesa.
É um lugar interessante para observar a convivência das famílias de macacos, como se relacionam e suas características. Os macacos costumam chegar muito próximo das pessoas e algumas vezes tentam pegar seus pertences na busca por comida — portanto fique atento e não deixe nenhum objeto solto. Não leve comida para o local e evite alimentar os bichos, afinal, trata-se de animais selvagens.
Entrada: Rp 40.000
Durante o meu ano sabático estive em Bali e claro fiquei uns dias em Ubud. Aliás, gostei tanto do astral em Ubud que quando passei a segunda vez pela Indonésia em fevereiro de 2017 fiz questão de novamente me hospedar em Ubud por uns dias. O Santuário da Floresta dos Macacos está localizado no vilarejo de Ubud e pode ser facilmente acessado à pé. Para que quiser ter uma ideia melhor deixo o link para este vídeo que produzi: https://youtu.be/j7i6fGLIX_E
Apesar de em alguns momentos os macacos se aproximarem muito e até mesmo assustarem aqueles que não estão tão acostumados com a presença de animais selvagens. Basta seguir a orientação apresentadas nas placas e também dos funcionários do Santuário. Assim, nada de errado vai ocorrer.