Filipinas

Santuário de Tarsiers (Loboc/Bohol)

0 avaliação
0% recomendam
0

Pequenos, de aparência frágil e fofinha, os Tarsiers (ou társios) são os menores primatas do mundo. Dizem que eles foram a inspiração de Steven Spielberg e George Lucas na hora de criar os personagens E.T e Yoda, embora pareçam mais com os gremlins. Medem entre 9 e 16 centímetros e pesam menos de 200 gramas, sempre de olhos sempre bem atentos em busca de insetos. Difícil é deixar a preguiça de lado, já que passam a maior parte do dia dormindo pendurados em galhos.

 

No passado, chegaram a existir mais de 45 milhões deles, espalhados pelas florestas ao redor do mundo. Atualmente, estão ameaçados de extinção e restam poucas espécies nas ilhas das Filipinas, Bornéu e Indonésia. Felizmente existem iniciativas como a Philippine Tarsier Foundation, responsável por um espaço de 7.4 hectares de terra com um único propósito: proteger essa espécie ameaçada.

Em Bohol, ilha próxima a Cebu, é possível visitar o santuário mantido pela fundação e ver de perto esses adoráveis bichinhos. Apenas mantenha o silêncio para não acordá-los, e nada de fotos com flash!

Filipinas

Como chegar

O ideal é reservar um passeio, facilmente encontrado nas áreas de Cebu, Tagbilaran e Panglao (Alona Beach). Contratar um táxi também pode ser uma boa opção.

Tarsier Sunctuary Rd, Corella, Bohol
http://www.tarsierfoundation.org
9h às 16h

Santuario-de-tarsiers-loboc-bohol
Avalie Santuário de Tarsiers (Loboc/Bohol)