São Sebastião

Apenas 200 km separam a maior cidade do Brasil das encantadoras praias de São Sebastião. As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para relaxar. É hora de deixar o terno e o salto alto de lado e aproveitar a viagem. Seja em disputados feriados ou em dias de praias praticamente desertas, São Sebastião é um convite a descansar. Curta cada minuto de pé na areia ou sobre as ondas nesse paraíso para o surfe em São Paulo. É hora de desapegar da cidade grande e se jogar no mar.

Entre famosas porções de areia, como Maresias e Juquehy, São Sebastião se transformou em um dos destinos favoritos do Litoral Norte de São Paulo. Com vida noturna animada, restaurantes elaborados e pequenos vilarejos caiçaras com igrejinhas que lembram cidades do interior, São Sebastião agrada tanto aos turistas que buscam agito quanto aos que procuram cantinhos tranquilos à beira-mar. Somente percorrendo cada uma das mais de trinta praias da cidade para descobrir a sua porção de areia favorita, seja de dia ou à noite. Em uma mesma viagem não será fácil cumprir a tarefa de conhecer todas elas, mas como São Sebastião é destino para voltar muitas vezes, você não precisa ter pressa. O importante por lá é mesmo desacelerar.

As-ilhas

O que fazer e melhores praias de São Sebastião 

Quem viaja para São Sebastião quase sempre está em busca de praias. E estamos falando de mais de trinta praias em São Sebastião, espalhadas por 100 km de litoral. E entre as principais faixas de areia da região, você conhecerá a Praia de Maresias, grande estrela de São Sebastião. Ainda que Maresias seja a mais famosa, ela não é a única da região. Há diversas outras lindas praias que merecem a sua visita em São Sebastião. 

As melhores praias de São Sebastião estão localizadas ao sul do Centro (sentido a Bertioga). Apesar de haver praias também ao norte (sentido Caraguatatuba), elas não estão entre as mais bonitas da região. Se quiser ir direto ao ponto, siga rumo ao sul, começando pela Praia de Barequeçaba. Depois, aproveite para conhecer destinos como: Toque-Toque Grande; Praia de Calhetas; Toque-Toque Pequeno; Juquehy; Boiçucanga; Camburizinho e Camburi; Barra do Sahy; Barra do Una; Praia da Jureia; e várias outras. Não deixe também de fazer um passeio de lancha para conhecer as As Ilhas, onde estão duas das mais lindas praias da região.

Quem estiver em São Sebastião poderá aproveitar as maravilhosas ondas para um bom banho e também para manobras sobre a prancha de surfe. Especialmente em Maresias, onde cresceu o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, o esporte é praticado com afinco e já se tornou atração turística na região. Ainda que o surfe seja o carro chefe nas ondas locais, esportes como stand up paddle, canoagem e mergulho também são amplamente praticados no mar. Já na areia será fácil ver os turistas entre corridas, partidas de frescobol, passeios de bike e o que mais a criatividade permitir entre uma praia e outra. Vale dizer que, além das praias, São Sebastião reserva ainda algumas boas cachoeiras na Mata Atlântica que emoldura a paisagem e forma a Serra do Mar. Os turistas que curtem trilhas em meio ao verde irão gostar.

Confira todas as dicas sobre o que fazer em São Sebastião.

Praia-de-calhetas

Pousadas em São Sebastião e Maresias

São Sebastião tem um litoral bastante extenso e é possível escolher diversos pontos para hospedagem na região. Dê prioridade para pousadas de São Sebastião que estejam próximas à sua praia favorita, assim você evitará longos deslocamentos. A dica é importante especialmente nos dias de feriados prolongados, quando a região fica lotada de turistas e trânsito se torna um grande problema.

Boas regiões para se hospedar em São Sebastião são: o Centro, onde estão os edifícios históricos; a Praia de Maresias, onde está o agito noturno e as melhores ondas; a Praia de Juquehy, com público descolado; a Praia de Boiçucanga, onde está a maior concentração de comércio; e ainda algumas praias mais tranquilas, como Camburi, Camburizinho, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Paúba, Barra do Sahy, Barra do Una, Jureia e Boraceia. Os hotéis e pousadas de São Sebastião agradam a todos os gostos e bolsos. Com diversas bases para hospedagem e ótima oferta de pousadas, vale escolher um pedacinho diferente de São Sebastião a cada viagem.

Confira mais dicas de pousadas em São Sebastião e Maresias.

Praia-de-juquehy

Quando ir a São Sebastião

São Sebastião e Maresias costumam atrair visitantes durante todo o ano. Basta ter um feriado prolongado ou previsão de sol para a região ficar movimentada. As férias escolares também costumam atrair muitos turistas. E é exatamente nas férias de verão, especialmente entre o Ano Novo e o carnaval, que São Sebastião e Maresias ficam mais movimentadas. É o período ideal para quem deseja praia, mas também uma balada animada. Se o seu objetivo é pegar praias mais tranquilas, evite a alta temporada de verão e todos os feriados.

O clima em Maresias e São Sebastião é ameno durante todo o ano. O verão é a estação mais quente, com temperatura máxima de 26 ºC e mínima de 25 ºC. Esse é também o período mais chuvoso, com média de 239 mm no mês de janeiro. Apesar das chuvas constantes, o sol sempre aparece em São Sebastião. Aproveite para correr para lá sempre que possível!

Confira mais detalhes sobre quando ir a São Sebastião e Maresias.

Praia-de-camburizinho

Como chegar a São Sebastião e Maresias

São Sebastião faz parte do Litoral Norte e é vizinha a Caraguatatuba e Bertioga. São Sebastião está distante 73 km de Ubatuba, 200 km da cidade de São Paulo, 146 km de Paraty e 445 km da cidade do Rio de Janeiro. Não há aeroportos na região e a melhor maneira de fazer o trajeto final até as praias é por via terrestre, seja de carro ou de ônibus.

Para quem mora em outros estrados, os principais aeroportos para chegar a São Sebastião e Maresias são: o Aeroporto de São José dos Campos (SJK), a 134 km; o Aeroporto de Guarulhos (GRU), distante 152 km; o Aeroporto de Congonhas (CGH), distante 174 km; e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas e distante 254 km de Maresias. 

As principais vias de acesso para o Litoral Norte de São Paulo são a Via Dutra e a Rodovia Ayrton Senna. Uma boa rota alternativa para dias de grande fluxo de veículos é a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098). Para quem viaja a partir da Costa Verde do Rio de Janeiro (Angra e Paraty), a Rio-Santos também é uma boa pedida.

Veja mais detalhes sobre como chegar a São Sebastião e Maresias.

Praia-de-juquehy

Quanto tempo ficar em São Sebastião

São Sebastião pode ser visitada em um feriado emendado ou em longas férias. O tamanho do litoral da região rende muitas viagens, sem repetir uma praia sequer. Uma semana é um bom período para conhecer as praias mais famosas e curtir cada uma delas, mas já vamos adiantar que você ficará com vontade de voltar!

São Sebastião está pertinho de Ubatuba e Ilhabela, dois maravilhosos destinos de praia também no Litoral Norte de São Paulo. Ao visitar a região, aproveite para esticar a viagem até as vizinhas, onde há cenários espetaculares. Os paulistas já descobriram há muito tempo as belezas das praias escondidas pela Serra do Mar. É hora do resto do país dar um pulinho por lá!

Praia-da-barra-do-una

Quer saber mais sobre Maresias e outros picos da região? Preparamos um guia com as melhores praias de São Sebastiãodicas de onde ficar, as baladas mais animadas, bons restaurantesquando ir e, claro, como chegar até lá! Aproveite os dias de sol e corra para o Litoral Norte de São Paulo. Pé na estrada e boa viagem!