Apenas 200 km separam a maior cidade do Brasil das encantadoras praias de São Sebastião. As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para relaxar. É hora de deixar o terno e o salto alto de lado e aproveitar a viagem. Seja em um disputado feriado prolongado ou em dias de praias praticamente desertas, São Sebastião é um convite a descansar. Curta cada minuto de pé na areia ou sobre as ondas nesse paraíso para o surfe em São Paulo. É hora de desapegar da cidade grande e se jogar no mar.

Entre famosas porções de areia, como Maresias e Juquehy, São Sebastião se transformou em um dos destinos favoritos do litoral norte de São Paulo. Com vida noturna animada, restaurantes elaborados e pequenos vilarejos caiçaras com igrejinhas que lembram cidades do interior, São Sebastião agrada tanto aos turistas que buscam agito quanto aos que procuram cantinhos tranquilos à beira-mar. Somente percorrendo cada uma das mais de trinta praias da cidade para descobrir a sua porção de areia favorita, seja de dia ou à noite. Em uma mesma viagem não será fácil cumprir a tarefa de conhecer todas elas, mas como São Sebastião é destino para voltar muitas vezes, você não precisa ter pressa. O importante por lá é mesmo desacelerar. 

Com diversas bases para hospedagem e ótima oferta de pousadas, vale escolher um pedacinho diferente de São Sebastião a cada viagem, especialmente em feriados prolongados, como Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, quando a cidade fica bem cheia e as estradas congestionadas. Estamos falando de mais de trinta praias em 100 km de litoral, sendo assim, quanto mais perto da sua praia favorita, melhor! Vale ficar próximo ao Centro, onde estão os edifícios históricos; na Praia de Maresias, onde está o agito noturno e as melhores ondas; na Praia de Juquehy, com público descolado; na Praia de Boiçucanga, onde está a maior concentração de comércio; e em praias mais tranquilas, como Camburi, Camburizinho, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Paúba, Barra do Sahy, Barra do Una, Jureia e Boraceia. As pousadas e hotéis agradam a todos os gostos e bolsos.

Quem viaja para São Sebastião quase sempre está em busca de praias. E quem estiver por lá poderá aproveitar as maravilhosas ondas para um banho e também para boas manobras sobre a prancha. Especialmente em Maresias, onde cresceu o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, o esporte é praticado com afinco e já se tornou atração turística na região. Ainda que o surfe seja o carro chefe nas ondas locais, esportes como stand up paddle, canoagem e mergulho também são amplamente praticados no mar. Já na areia será fácil ver os turistas entre corridas, partidas de frescobol, passeios de bike e o que mais a criatividade permitir entre uma praia e outra. Vale dizer que, além das praias, São Sebastião reserva ainda algumas boas cachoeiras na Mata Atlântica que emoldura a paisagem e forma a Serra do Mar. Os turistas que curtem trilhas em meio ao verde irão gostar.

São Sebastião está pertinho de Ubatuba e Ilhabela, dois maravilhosos destinos de praia também no litoral norte de São Paulo. Ao visitar a região, aproveite para esticar a viagem até as vizinhas, onde há cenários espetaculares. Os paulistas já descobriram há muito tempo as belezas das praias escondidas pela Serra do Mar. É hora do resto do país dar um pulinho por lá! Quer saber mais sobre Maresias e outros picos da região? Preparamos um guia com as melhores praias de São Sebastião, dicas de onde ficar, as baladas mais animadas, bons restaurantes, quando ir e, claro, como chegar até lá! Aproveite os dias de sol e corra para o litoral. Pé na estrada e boa viagem!