Búzios

Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é um dos melhores destinos do Brasil para quem busca lindas praias e uma certa dose de charme à beira-mar. Com litoral recortado e cheio de lindos cenários, Búzios presenteia os visitantes com mais de vinte praias, todas de características únicas. Tudo regado a um constante sol que faz de Búzios um ótimo destino de praia durante todo o ano. Seja em dia de mar gelado ou com correntes de água morna, o importante é curtir intensamente toda a beleza que a cidade tem a oferecer.

A cidade de Búzios recebe visitantes de todo o mundo, mas ainda mantém ares de cidade pequena. A arquitetura tem o charme de antigamente, com prédios de no máximo dois andares. Ao mesmo tempo, abriga pousadas que oferecem luxo e elegância dignos dos melhores balneários de praia no mundo. Búzios alia perfeitamente o requinte ao rústico, o tradicional ao moderno, a infraestrutura turística às tradições locais. Tudo sem perder o charme característico da cidade.

Praia-de-geriba   

O que fazer em Búzios

As praias de Búzios são as principais atrações do destino. E nem tem como ser diferente! Búzios tem praias incríveis e cada uma delas merece a sua visita. Além das praias, quem visita Búzios poderá curtir intensamente pousadas maravilhosas, aproveitar a excelente gastronomia, comprar em lojinhas irresistíveis, se divertir em animadas baladas, fazer passeios de barco e se deslumbrar com paisagens magníficas. 

Durante os meses de verão, Búzios é fervilhante. As praias estão quase sempre lotadas, a Orla Bardot oferece o espetáculo do pôr do sol para centenas de turistas e a Rua das Pedras atrai multidões ao anoitecer para deliciosos jantares. Já na baixa temporada, o clima é dos mais tranquilos, digno dos melhores destinos para recarregar as energias. 

Búzios cabe em todos os desejos! De quebra, você ainda poderá explorar as cidades vizinhas, como Cabo Frio e Arraial do Cabo. Aproveite os dias em Búzios. Você terá tanto o que fazer que nem perceberá que a cidade é bem pequenina.

Praia-de-joao-fernandinho   

Praias de Búzios

São mais de vinte praias em Búzios para aproveitar durante a viagem. E, acredite, elas são bem diferentes umas das outras. Há praias de mar aberto, com ondas próprias para o surf; outras com mar digno de ser chamado de piscininha. Há praias longas, com grande faixa de areia branca e vegetação virgem; outras que de tão pequenas passam despercebidas aos olhos dos turistas mais apressados. O fato é que uma delas certamente irá arrebatar o seu coração. Aproveite todas as praias de Búzios quando estiver por lá. Vale cada passo na areia.

Que tal começar pelas agitadas Praia de Geribá e Praia da Ferradura? De lá, você poderá experimentar os encantos de João Fernandes e João Fernandinho ou a Praia da Azeda e Azedinha. Se você for adepto da prática de SUP, a Praia da Ferradurinha é uma ótima ideia. Vale também um dia de calmaria na areia tranquila da Praia Brava, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, onde você poderá tomar um bom drink nos elegantes bares com vista para o mar.

O pôr do sol na Praia da Tartaruga e na Praia da Armação são imperdíveis, assim como um final de tarde nos bares do Porto da Barra, na Praia de Manguinhos. Para fugir do agito, explore a pequenina Praia da Foca, o tranquilo mar da Praia do Forno, a escondida Praia dos Amores ou a Praia do Canto. Mas se você quiser mesmo um pouco de ousadia, faça a trilha até a Praia Olho de Boi, onde reina o naturismo. 

Se o tempo permitir, percorra praias mais afastadas, como Tucuns (vale até um voo de parapente), Caravelas e José Gonçalves. Cada uma delas é especial e única. Sendo assim, visite o máximo de praias de Búzios que puder. Caso deseje curtir em alto mar, vale experimentar o passeio de escuna ou mesmo alugar uma lancha particular. Por terra, se não estiver de carro, escolha um dia para se divertir nas ladeiras de Búzios pilotando um buggy.

Praia-brava

Pousadas em Búzios

Um dos motivos que leva tanta gente a Búzios são as pousadas de excelente qualidade, que aliam conforto e requinte ao ar descolado de Búzios. Sem falar no visual incrível diante do mar. Tudo cercado por um certo glamour, remanescente dos tempos que Brigite Bardot propagou as belezas da cidade pelo mundo, o que transformou Búzios em um balneário dos ricos, chiques e famosos.

Você não precisa ser uma estrela do cinema para se hospedar em uma pousada com pé na areia em Búzios ou mesmo ter uma linda vista para o mar. Basta se organizar com um pouquinho de antecedência para curtir um bom lugar ao sol. Se o seu orçamento não comporta este deleite, não é preciso se preocupar! Búzios oferece hostels descolados e pousadas charmosas com custos bem acessíveis. É um destino excelente para todos os bolsos!

Confira as dicas de pousadas em Búzios e as melhores regiões para hospedagem!

Orla-bardot

Como chegar a Búzios 

Búzios faz parte da Região dos Lagos e está distante 170 km da cidade do Rio de Janeiro. Chegar a Búzios é bem fácil e você poderá escolher entre viajar de carro, ônibus ou, mais recentemente, até avião! Tudo depende do tempo e verba disponível para a viagem. 

A maneira mais comum entre os turistas para chegar a Búzios é a partir do Rio de Janeiro, onde estão os aeroportos de Santos Dumont (SDU) e Galeão (GIG), com voos que chegam de todo o país. O trajeto entre o Rio de Janeiro e Búzios normalmente é feito de carro ou ônibus. Vale ainda optar pelos voos até o Aeroporto de Cabo Frio (CFB) ou para o Aeroporto de Búzios (BZC), porém ambos têm pouca oferta de rotas e os trechos costumam ter preços bem salgados.

Veja todos os detalhes sobre como chegar a Búzios.

Praia-da-foca    

Quando ir a Búzios

Búzios é um destino de praia que rende viagens o ano todo. O tempo em Búzios costuma ser amigável com os turista e o sol sempre aparece, mesmo durante os meses mais chuvosos, marcados pelo verão. No geral, chove pouco em Búzios, por isso o clima não chega a preocupar.

O que pode ajudar na hora de escolher a melhor época para a viagem é a temperatura, que baixa nos meses de inverno e pode tornar o banho de mar menos prazeroso. Os meses mais quentes em Búzios coincidem com o verão, quando a máxima chega a 29°C (janeiro a março). Se quiser fugir do mar mais frio, evite os meses de setembro e outubro. Para pegar o mar na medida certa, prefira viajar nos meses de fevereiro, março e abril.

Praia-da-armacao

Ao viajar para Búzios, fique atento ao período de férias escolares e feriados prolongados, quando a cidade costuma lotar de turistas, as praias ficam bem cheias e os hotéis têm diárias mais caras. Se quiser fugir do movimento, evite o período entre o Ano Novo e o Carnaval, assim como todos os feriados.

  • Meses mais chuvosos: novembro e dezembro; 
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto; 
  • Meses com água do mar mais fria: setembro e outubro;
  • Meses com água do mar mais quente: fevereiro, março e abril;
  • Melhores meses para viajar a Búzios: fevereiro, março e abril;
  • Alta temporada: dezembro até a Semana Santa, além de todos os feriados prolongados no ano.

Praia-brava

Quanto tempo ficar em Búzios

Uma viagem de três a quatro dias permite conhecer as principais praias de Búzios, a Rua das Pedras e sentir o clima delicioso do lugar. Ainda que um feriadão seja ótimo para ir a Búzios, é preciso dizer que a região merece bem mais tempo! Se a sua ideia é relaxar, conhecer diversas praias, curtir com calma o banho de mar e ainda dar um pulinho nas praias de Arraial do Cabo, reserve uma semana para ficar em Búzios. Quanto mais tempo, melhor!

Porto-da-barra

Um pouco sobre a história de Búzios

A cidade de Búzios, habitada por índios tupinambás até o século XVII, que já foi focada na atividade pesqueira, palco de tráfico de escravos e exploração de pau-brasil, hoje vive absolutamente voltada para o turismo. É um destino que recebe bem a todos os visitantes e, o mais importante, com todos os orçamentos! Búzios cabe no bolso e no gosto de todos os turistas. Encontre a sua porção predileta de praia e curta dias maravilhoso à beira-mar. 

Após visita durante o verão de 1964, a atriz Brigitte Bardot, de tão encantada com Búzios, espalhou a sua descoberta pelo mundo, tornando a cidade balneário dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso. A pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico. Hoje, com 30 mil habitantes, Búzios mantém um certo glamour daqueles anos 60 que a transformaram em um dos destinos de praia mais procurados no estado do Rio de Janeiro.

Ficou com vontade de conhecer este paraíso a apenas 170 km da cidade Rio de Janeiro? Veja mais sobre as praias de Búzios, as melhores pousadascomo chegarquando iro que fazer em Búzios, bons restaurantesbaladas e opções de compras. Só mesmo indo até lá para entender o que sentiu Brigitte Bardot nos anos 60. Búzios é um lugar realmente fácil de se apaixonar. Um convite a deliciosos dias de felicidade à beira-mar.