Melhores Destinos
Mendoza
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Compras em Mendoza

É impensável sair de Mendoza sem ao menos uma garrafa de vinho e alguns quitutes gastronômicos. Entre tantas visitas às bodegas fica difícil sair de uma delas sem aquele vinho que, além de ser excepcional, trará ótimas recordações. Por isso, prepare a mala e exerça todo o seu poder de escolha, já que - infelizmente - será impossível trazer uma garrafa de cada bebida que você experimentou.

Para quem não resiste a visitar um shopping center, Mendoza tem boas opções de lojas, mas os preços não são tão convidativos. Aproveite para levar produtos difíceis de encontrar no Brasil: roupas de frio, peças em couro e equipamentos para a prática de esportes de inverno. Lojas de rua e feirinhas também oferecem belos artesanatos e suvenires locais a preços acessíveis.

Muitos restaurantes e bodegas vendem produtos como azeites, compotas, molhos, embutidos e queijos. É uma ótima oportunidade de levar o sabor local na mala. Ah! Não esqueça os alfajores e doces de leite; famosos em toda a Argentina, em Mendoza eles não deixam nada a desejar. São sempre deliciosos!

Vinhos

O impulso é o grande inimigo do turista. Levado pelo furor daquela maravilhosa degustação com vista para os vinhedos, você será capaz de comprar a loja inteira na saída da bodega. Resista bravamente! Muitos outros vinhos ainda estão por vir. Apesar de ser cômodo comprar a bebida in loco, você pode perder a chance (e o espaço na mala) de levar aquele exemplar de que tanto gostou na última vinícola visitada. Nossa dica é: anote os seus preferidos e compre em uma loja especializada todos de uma só vez. Os preços muitas vezes são até mais em conta e você ainda poderá negociar um desconto.

Comprar tudo em um só lugar ajuda a calcular que tipo de embalagem será necessária para levar os vinhos em segurança para casa. As lojas do correio local e também algumas adegas oferecem para venda caixas com proteção para as garrafas. Em espuma ou isopor, elas ficarão totalmente protegidas. Uma caixa para seis garrafas custa na faixa de 50 pesos. Se optar por levar os vinhos na mala, o ideal é que ela seja de um material rígido. Enrole bem as garrafas nas roupas (não deixe que uma garrafa fique em contato com outra) e torça para chegar tudo certo!

Lembre que a legislação brasileira permite o limite máximo de 12 litros de bebida alcoólica com isenção de impostos. Não deixe de pedir o tax free na compra de vinhos e produtos locais. Os caixas automáticos para reembolso estão localizados nos aeroportos de Buenos Aires. E não se esqueça do excesso de bagagem; garrafas de vidro pesam um bocado!

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Mendoza