Melhores Destinos
Ubatuba
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Quando ir a Ubatuba

Ubatuba faz parte da rota do Litoral Norte de São Paulo, região que atrai um grande número de turistas em finais de semana de sol, feriados prolongados e férias escolares. Joga contra Ubatuba, entretanto, o clima bastante instável, o que rende à cidade o apelido de “Ubachuva”. Brincadeiras à parte, a verdade é que esse trecho do litoral paulista, coberto de Mata Atlântica e cercado pela Serra do Mar, tem mesmo alto índice pluviométrico. Dias de tempo fechado são bastante comuns e nem por isso Ubatuba fica vazia. Por outro lado, quando a previsão é de sol forte, os turistas correm para aproveitar cada minuto de praia!

Clima em Ubatuba

Apesar de ser um destino de praia e repleto de dias calorosos, Ubatuba é famosa mesmo pelo excesso de chuvas durante boa parte do ano. E a fama não é à toa. O tempo em Ubatuba é instável, o índice pluviométrico não é animador e a chance de pegar chuva na região é bem alta. O verão marca os meses mais quentes e chuvosos em Ubatuba, com temperaturas máximas de até 30ºC e índices pluviométricos que ultrapassam 200 mm entre dezembro e março. Apesar de ser altíssima estação em Ubatuba, a chuva é presença certa e o clima em Ubatuba pode não agradar. A boa notícia é que, nesse período, o mar costuma ser mais calmo, quente e límpido, o que ajuda a deixar a paisagem mais bonita e serve de alento para os turistas que aguardam pelo sol.

Ubatuba

Com o passar dos meses, o índice pluviométrico tem queda acentuada e o tempo em Ubatuba melhora. Abril registra média de 150 mm e, em maio, o índice cai para 130 mm. O inverno marca os meses com menor índice pluviométrico, com 103 mm de chuva em junho, 126 mm em julho e 100 mm em agosto. Ótimo clima em Ubatuba para quem deseja fugir de dias nublados. A temporada mais seca também é a mais fria, com temperaturas que variam entre 18ºC  e 21ºC. Nesse período, o mar costuma estar mais agitado, menos transparente, com temperaturas mais baixas e ondas maiores.

O mês de setembro marca novamente o aumento das chuvas, sendo a primavera uma estação intermediária tanto em temperatura quanto em chuvas. Setembro tem média de 179 mm de chuvas, outubro marca 170 mm e, em novembro, a média é de 161 mm, quando começa o verão e os meses mais chuvosos.

Ubatuba

Alta temporada em Ubatuba

Os meses de verão — especialmente depois do Natal até o Carnaval — marcam a altíssima temporada de Ubatuba, com a cidade e as praias mais populares bem movimentadas. Apesar do alto índice de chuvas no verão, o calor e as férias ajudam a manter Ubatuba bem cheia. O movimento continua durante o ano em feriados prolongados e fins de semana com previsão de sol. As férias escolares de julho também ajudam a aumentar o número de turistas. 

Praia-grande

Vale dizer que, mesmo nos feriados mais cheios, será fácil encontrar algumas praias mais vazias em Ubatuba. Afinal, estamos falando de um destino com mais de cem porções de areia. Já o trânsito pode não ajudar muito nos dias em que a cidade estiver em alta temporada. Engarrafamentos são constantes e será preciso ter muita paciência para circular entre as praias. Nesse caso, o ideal é ficar hospedado próximo às suas praias favoritas para diminuir o deslocamento.

Praia-do-prumirim

A alta temporada marca também o aumento das tarifas de hospedagem e os preços praticados pelos prestadores de serviços. Para fugir da alta dos valores, o ideal é viajar para Ubatuba em baixa temporada e dias de semana.

  • Meses mais quentes - dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Meses mais frios - junho, julho e agosto;
  • Meses mais chuvosos - dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Meses menos chuvosos - junho, julho e agosto.

Com dados do Climatempo.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ubatuba