Ubatuba

Quando ir a Ubatuba

Ubatuba faz parte da rota do Litoral Norte de São Paulo, região que atrai um grande número de turistas em finais de semana de sol, feriados prolongados e férias escolares. Joga contra Ubatuba, entretanto, o clima bastante instável, o que rende à cidade o apelido de “Ubachuva”. Brincadeiras à parte, a verdade é que esse trecho do litoral paulista, coberto de Mata Atlântica e rodeado pela Serra do Mar, tem mesmo alto índice pluviométrico. Dias de tempo fechado são bastante comuns e nem por isso Ubatuba fica vazia. Por outro lado, quando a previsão é de sol forte, os turistas correm para aproveitar cada minuto de praia!

Praia-do-cedro-do-sul-e-praia-deserto

Clima

Apesar de ser um destino de praia e repleto de dias calorosos, Ubatuba é famosa mesmo pelo excesso de chuvas durante boa parte do ano. E a fama não é à toa. O índice pluviométrico não é animador e a chance de pegar chuva na região é bem alta. O verão marca os meses mais quentes e chuvosos em Ubatuba, com temperaturas máximas de até 30ºC e índices pluviométricos que variam de 350 mm a 320 mm entre dezembro e março. Apesar de ser altíssima estação em Ubatuba, a chuva é presença certa. A boa notícia é que, nesse período, o mar costuma ser mais calmo, quente e límpido, o que ajuda a deixar a paisagem mais bonita e serve de alento para os turistas que aguardam pelo sol.

Praia-do-cedro-ou-cedrinho

Com o passar dos meses, o índice pluviométrico tem queda acentuada. Abril registra média de 239 mm e, em maio, o índice cai para 137 mm. O inverno marca os meses com menor índice pluviométrico, com 90 mm de chuva em junho, 104 mm em julho e 80 mm em agosto. A temporada mais seca também é a mais fria, com temperaturas que variam entre 13ºC  e 25ºC. Nesse período, o mar costuma estar mais agitado, menos transparente, com temperaturas mais baixas e ondas maiores.

O mês de setembro marca novamente o aumento das chuvas, sendo a primavera uma estação intermediária tanto em temperatura quanto em chuvas. Setembro tem média de 175 mm de chuvas, outubro marca 219 mm e, em novembro, a média é de 241 mm, quando começa o verão e os meses mais chuvosos.

Praia-de-toninhas

Alta temporada

Os meses de verão — especialmente depois do Natal até o Carnaval — marcam a altíssima temporada de Ubatuba, com a cidade e as praias mais populares bem movimentadas. Apesar do alto índice de chuvas no verão, o calor e as férias ajudam a manter Ubatuba bem cheia. O movimento continua durante o ano em feriados prolongados e fins de semana com previsão de sol. As férias escolares de julho também ajudam a aumentar o número de turistas. 

Praia-grande

Vale dizer que, mesmo nos feriados mais cheios, será fácil encontrar algumas praias mais vazias em Ubatuba. Afinal, estamos falando de um destino com mais de cem porções de areia. Já o trânsito pode não ajudar muito nos dias em que a cidade estiver em alta temporada. Engarrafamentos são constantes e será preciso ter muita paciência para circular entre as praias. Nesse caso, o ideal é ficar hospedado próximo às suas praias favoritas para diminuir o deslocamento.

Praia-do-prumirim

A alta temporada marca também o aumento das tarifas de hospedagem e os preços praticados pelos prestadores de serviços. Para fugir da alta dos valores, o ideal é viajar para Ubatuba em baixa temporada e dias de semana.

  • Meses mais quentes - dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Meses mais frios - junho, julho e agosto;
  • Meses mais chuvosos - dezembro, janeiro, fevereiro e março;
  • Meses menos chuvosos - junho, julho e agosto.

 

Tudo que você precisa saber sobre Ubatuba!

Esse texto sobre Quando ir a Ubatuba faz parte do guia de Ubatuba no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Ubatuba

  • Missing Reinaldo Souza dos anjos há 6 meses

    Bom dia, gostaria de saber se o mês de setembro como é o clima em Ubatuba e se vale a pena

  • Missing ALTAIR há 2 meses

    Boa tarde, estou pensando em ir para Ubatuba em 09/12/2019 a 20/12/2019 é uma boa época? Sou mineiro então tenho que ir no mar (rs) nessa época consigo ir sem chuva alguns dias?

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.